Academia retoma programação musical

Uma boa opção para domingo, no bairro das Graças. Música clássica com os melhores profissionais da área em Pernambuco, na Academia Pernambucana de Letras. Afinal,  foi um bom tempo parada, devido à crise sanitária. Ou seja, dois anos, sem programações presenciais, justamente quando a APL  vinha se esforçando para uma aproximação cada vez maior com  o público, atraindo inclusive  jovens estudantes, no esforço para fazer novos leitores e democratizar o acesso das pessoas à cultura.  Agora, a APL vem retomando sua programação cultural. E lança mão do poder agregador da música, para voltar a atrair maior número de jovens e adultos. No dia 1º de maio, às 17h,  acontece concerto  com a presença da pianista Elyana Caldas e outros músicos. O acesso é gratuito.

O concerto é o primeiro de vários eventos que ocorrerão ao longo de todo o ano em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Encabeçado pela acadêmica e pianista Elyanna Caldas, o programa do recital contará com obras de Heitor Villa Lobos e Claude Debussy e será executado em piano, flauta e canto. Para os que não lembram, Villa Lobos  participou daquele evento que marcou história na nossa vida cultural. “Estou animada com a retomada das atividades musicais na APL. Villa Lobos foi, na música, o compositor brasileiro que mais se destacou na Semana com suas composições, usando elementos das canções populares e indígenas”, relembra a musicista.

Rogério Acioli e Elyanna Caldas farão show gratuito na sede da APL, Graças: Villa Lobos e Claude Debussy

Também sobem ao palco do auditório Mário Motta os artistas Levi Guedes, ao piano; Rogério Acioli, na flauta e o tenor Gauss Lins, no vocal. Para o presidente da APL, o acadêmico Lourival Holanda, a música sempre teve uma função agregadora ao longo da civilização. “Agora, a música marca nosso recomeço ‘uma oitava acima’ depois dos entraves que passamos com o período pandêmico. Abrir a nova temporada com Elyanna é um privilégio”, comemora Holanda.

A Academia Pernambucana de Letras é a terceira casa literária do Brasil, fundada depois da cearense e da brasileira, no dia 26 de janeiro de 1901. O objetivo do grupo fundador, encabeçado pelo escritor Carneiro Vilela, era discutir e cultivar a língua portuguesa e a literatura produzida em Pernambuco.  Hoje, 121 anos depois, a instituição é uma das mais importantes do país e conta com programação cultural gratuita e aberta ao público, com exposições, palestras de escritores, poetas, artistas e músicos, além de lançamentos de livros e concursos literários. E isso é muito bom, porque quebra a rigidez normalmente vivenciada nas comunidades acadêmicas.

Leia  também
Sessão Recife Nostalgia:  Pastoril, Villa Lobos e piano na casa do Sítio Donino
Criançada tem diversão em feira na Academia Pernambucana de Letras
O lado musical da Revolução de 1817 na Academia Pernambucana de Letras
Canto Virtuoso na Academia Pernambucana de Letras
Arte e design nos jardins da Academia
Cícero Belmar a caminho da Academia
Carlos Pena dos “desejos presos” na APL
Na trilha dos barões e imortais
Cícero Belmar agora é imortal
Belmar e os livros que rendem  filmes
HQ na Academia Pernambucana de Letras
Cristovam: “O mundo é uma escola”, na APL
Academia reabre para o público e tem nova diretoria
Filme gratuito na APL
Cícero Belmar e o livro dos personagens esquecidos
Canto Virtuoso na Academia Pernambucana de Letras
Arte e design nos jardins da Academia
Cícero Belmar a caminho da Academia
Carlos Pena dos “desejos presos” na APL
Na trilha dos barões e imortais
Cícero Belmar agora é imortal
Belmar e os livros que rendem  filmes

SERVIÇO
Evento: Música na APL
Concerto Elyanna Caldas (piano, flauta e canto)
Local: Academia Pernambucana de Letras (Av. Rui Barbosa, 1596, Graças, Recife – PE)
Hora: 17h
Entrada gratuitaInformações: (81) 3268-2211
Instagram: academiadeletras_pe
Facebook: academiadeletras.pe

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação e Acervo #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.