Passaporte vacinal chega pelo celular via WhatsApp. A partir de amanhã

Agora está mais fácil você provar que está vacinado contra a Covid-19. Pelo menos no Recife. É que a Prefeitura acaba de informar que está disponibilizando o Passaporte Recife Vacina em PDF, via Whatsapp, para todos aqueles que já tomaram duas doses, cerca de 1,3 milhão de pessoas. As mensagens começam a chegar aos celulares na terça-feira (03/02).  Em PDF, o passaporte chegará  pronto para ser baixado.

O envio das mensagens é realizado em parceria com a plataforma de troca de mensagens mais usada no Brasil e um dos maiores do mundo, o WhatsApp. E é uma ação coordenada pela Secretaria Executiva de Transformação Digital. O Passaporte Recife Vacina já  está disponível dentro da plataforma do Conecta Recife. Mas  a Prefeitura do Recife tomou a nova iniciativa “com o objetivo de gerar mais um facilitador no acesso ao documento, que hoje é exigido para entrar em bares, restaurantes, espaços culturais e equipamentos públicos”.

Como vocês sabem, a exigência do comprovante vacinal é regulamentada pelas diretrizes de segurança sanitária relacionadas pelo Governo do Estado. É mais uma iniciativa que merece elogio, a exemplo do que ocorre com o sistema desenvolvido para imunização da população recifense, que evitou problemas registrados em outras localidades, como aglomerações, filas e confusão. “Desde o início do ano passado, quando o Plano Municipal de Imunização foi iniciado, que a população do Recife conta com um conjunto de iniciativas digitais criadas para facilitar o acesso à informação de qualidade e de fonte confiável”, informa a PCR.

Para evitar atropelos, empurrões e aglomerações nos centros de testagem, Prefeitura criou o” Bora Testar”.

E cita, entre outras iniciativas, a remessa de mensagens utilizando a parceria com o WhatsApp, com lembretes também personalizados confirmando, no dia anterior, o agendamento da vacinação ou da testagem da covid-19, que também operam usando o mesmo sistema do Recife Vacina. Desde o início da pandemia a Prefeitura do Recife vem trabalhando na criação de mecanismos digitais “que promovam cidadania, acesso à informações confiáveis e organização na execução do Plano Municipal de Imunização”. Exemplo dessa tomada de decisão é o sistema de agendamento eletrônico da vacina criado na gestão, o Recife Vacina, que começou a operar em janeiro do ano passado. Com uma geração própria de dados, as informações cadastradas nesse sistema permitem que a Prefeitura lance mão de novas iniciativas baseadas em estatísticas estruturadas.

Até o momento, o maior “nó” no sistema foi o site para agendamento de testagem contra a Covid-19. A testagem era feita de forma espontânea, porém a demanda era bem maior do que a oferta, o que gerou confusão nos centros de testagem. A PCR abriu um canal o Bora Testar –  só para esse fim, mas houve bug nos primeiros dias, pois a demanda chegou a 1.800 por segundo. O agendamento era feito diariamente a partir das 18h para o dia seguinte. Esse horário foi ampliado – a partir das 15h – e ajustes no sistema melhoraram a vida do cidadão.

Pernambuco recebeu, hoje,  a quarta remessa de imunizantes pediátricos da fabricante Pfizer para a vacinação em crianças entre 5 e 11 anos. O Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação informa que as doses serão utilizadas para a ampliação da imunização com a vacina pediátrica da Pfizer para todas as crianças com faixa etária de 5 a 11 anos. A primeira remessa desse imunizante pediátrico chegou ao Estado no dia 14/01; a segunda no dia 18/01; e a terceira no dia 26/01. Bom  lembrar que, em decisão pactuada com os municípios, Pernambuco não exige prescrição médica para vacinação de crianças. Com a chegada de mais esta remessa, a vacina contra a Covid-19 da Pfizer está disponível para todo o público de 5 a 11 anos e basta estar acompanhado pelo pai, mãe ou responsáveis.

A Secretaria Estadual de Saúde reforça que a vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos exige um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais do calendário de imunização do público infantil. Os municípios devem ficar atentos à recomendação e alertar os pais e responsáveis.  Do início da campanha, em 18 de janeiro de 2021, até o momento, Pernambuco já recebeu 18.175.243 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 5.044.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz; 4.287.253 da Coronavac/Butantan; 8.138.520 da Pfizer/BioNTech; 291.300 doses da vacina pediátrica da Pfizer; 108.240 doses da vacina da Coronavac/Butantan para as crianças e 305.510 da Janssen.

Leia  também
Covid-19: Teste só com agendamento e comprovante de residência
À espera do teste  rápido na farmácia
Ômicron acelera em Pernambuco e números só fazem subir
Casos de Covid batem novo recorde
Crianças com cinco anos já podem se vacinar
Veja onde testar para a Covid-19
Influenza infecta 9.711e já matou 203 em Pernambuco
Covid: Novidade na testagem e vacinação para crianças a partir de oito
Pernambuco libera o uso da Coronavac para crianças
Pandemia: Preços abusivos e falta de cidadania
Leitos para crianças com SRAG
Ômicron já é prevalente em P
Ômicron ainda não marca presença em Pernambuco. Mas não dá para relaxar
Ômicron chega a Pernambuco
Pernambuco recebe 60 mil doses pediátricas
No Recife, tudo pronto para vacinação em crianças. Veja como será.
Fique por dentro das novas restrições
Boa Viagem: Banhista que se vacinar ganha caldinho
Ômicron chega a Pernambuco
Vacina é mais vantagem: Sorteio para quem se vacinar
Influenza ataca 6.392 em Pernambuco
Hospital da Restauração: Pacientes no corredor e ao relento
Ômicron ainda não marca presença em Pernambuco. Mas não dá para relaxar
“Estamos vivendo uma epidemia de Influenza em meio a uma pandemia da Covid 19”
Teleatendimento para Covid e Influenza
Pernambuco não exigirá prescrição médica para vacinação de crianças
Teleatendimento para Covid e Influenza
Aglomeração ou segregação?
Carnaval: Há como evitar aglomeração? O que dizem os cientistas?

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Acervo #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.