Covid-19: Teste no Recife só com agendamento e comprovante de residência

A demanda é grande.  Hoje pela manhã, havia filas para testes até mesmo em farmácias e laboratórios particulares de análises clínicas. Teste de Covid-19 em centros públicos, então, virou um calvário: filas, muita gente esperando, aglomeração. O Recife, ao contrário do que ocorria com a vacinação (com tudo muito bem organizado), também virou um caos, no assunto testagem. Tinha gente da cidade e de todo canto querendo fazer o exame. Mas a partir da terça-feira (1/2), a situação muda. Para se submeter ao teste, o cidadão vai ter que comprovar que mora na cidade, anexando um comprovante de residência no momento do agendamento, no Bora Testar (no site) ou no aplicativo do Conecta Recife. Está certo. Caso contrário, vira bagunça.

“O Recife está fazendo uma expansão muito grande e a gente precisa garantir que os municípios vizinhos também façam essa expansão para atender as pessoas que moram em suas cidades. Com isso, a gente passa a exigir o comprovante de residência no Recife, tendo em vista que o nosso foco é garantir a qualidade do atendimento para o recifense”, esclarece o Prefeito João Campos (PSB). E com razão. Cada Prefeito tem que fazer a sua parte.

Prefeito João Campos (PSB) diz que ainda nesta semana, serão disponibilizados 8 mil testes diários de Covid.

Além de fazer o agendamento, o recifense tem que apresentar o comprovante de residência, de forma presencial, no momento da testagem, junto a um documento de identificação oficial com foto. O Prefeito anunciou que está ofertando, agora, 6.500 testes por dia (eram 4.000). Porém, até o final da semana, serão disponibilizados  8 mil vagas, “cem por cento agendadas”. Hoje foram abertos mais três centros de testagem: Uninassau (nas Graças), Compaz Eduardo Campos (no Alto Santa Terezinha) e Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, antigo Colégio Walt Disney (no Ipsep).

Os novos centros funcionam de domingo a domingo, das 8h às 17h. O acesso aos testes é feito mediante agendamento via aplicativo ou site do Conecta Recife. As vagas são abertas todos os dias às 15h.  Além dos novos Centros, a Secretaria de Saúde do Recife ainda oferece exames gratuitos, todos mediante agendamento pelo aplicativo Conecta Recife, na UFRPE no Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, no Sesc Santo Amaro e no Sesc de Casa Amarela. Os testes também são ofertados na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; na Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; na Upinha Vila Arraes, na Várzea; no Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado; no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira; na Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; e na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura. Para acessar o Bora Testar: https://conectarecife.recife.pe.gov.br/bora-testar/.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (31/01), 972 casos da Covid-19. Agora, Pernambuco totaliza 698.267 casos confirmados da doença, sendo 56.027 graves e 642.240 leves. Também estão sendo contabilizados oito óbitos. Com isso, o Estado totaliza 20.643 mortes pela Covid-19. 

Leia também
À espera do teste  rápido na farmácia
Ômicron acelera em Pernambuco e números só fazem subir
Casos de Covid batem novo recorde
Crianças com cinco anos já podem se vacinar
Veja onde testar para a Covid-19
Influenza infecta 9.711e já matou 203 em Pernambuco
Covid: Novidade na testagem e vacinação para crianças a partir de oito
Pernambuco libera o uso da Coronavac para crianças
Pandemia: Preços abusivos e falta de cidadania
Leitos para crianças com SRAG
Ômicron já é prevalente em P
Ômicron ainda não marca presença em Pernambuco. Mas não dá para relaxar
Ômicron chega a Pernambuco
Pernambuco recebe 60 mil doses pediátricas
No Recife, tudo pronto para vacinação em crianças. Veja como será.
Fique por dentro das novas restrições
Boa Viagem: Banhista que se vacinar ganha caldinho
Ômicron chega a Pernambuco
Vacina é mais vantagem: Sorteio para quem se vacinar
Influenza ataca 6.392 em Pernambuco
Hospital da Restauração: Pacientes no corredor e ao relento
Ômicron ainda não marca presença em Pernambuco. Mas não dá para relaxar
“Estamos vivendo uma epidemia de Influenza em meio a uma pandemia da Covid 19”
Teleatendimento para Covid e Influenza
Pernambuco não exigirá prescrição médica para vacinação de crianças
Teleatendimento para Covid e Influenza
Aglomeração ou segregação?
Carnaval: Há como evitar aglomeração? O que dizem os cientistas?

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Rodolfo Loepert / Divulgação /PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.