Ômicron acelera em PE e número de infectados só faz subir

Presença da Ômicron acelera em Pernambuco. A mais nova rodada de sequenciamentos genéticos de amostras biológicas de pacientes que tiveram a Covid-19 mostra que  agora a variante chega a 98 por cento das amostras estudadas. Na última análise de genomas, o percentual era de 91,8 por cento. E nunca é demais lembrar: embora seja mais branda, essa variante tem muito mais transmissibilidade. Então, nada como se precaver: máscara, álcool gel, isolamento social sempre que possível, para que os números de infectados não suba tanto.

A  análise sobre a variante foi feita pelo Instituto Aggeu Magalhães, órgão da Fiocruz no Recife. As coletas são de pacientes de nove municípios, e foram realizadas entre 5 e 13 de janeiro. Apenas dois por cento (Recife e Triunfo), ainda eram da variante Delta. “Diante da forte aceleração da variante Ômicron, pedimos atenção especial à necessidade de respeito aos protocolos e de reforço nos cuidados, com o uso correto da máscara, a lavagem das mãos e o ato de evitar aglomerações. Estas são ações que ajudam a diminuir a aceleração viral e demonstram nosso respeito à vida”, afirma o Secretário de Saúde, André Longo.

“Destaco também a importância da vacinação, porque mesmo que a vacina não nos deixe livres da infecção, a doença em não vacinados tem um impacto muito pior, podendo significar hospitalização e morte. Os relatos dos profissionais que estão na linha de frente são de que a maior parte dos pacientes com quadros graves provocados pela variante Ômicron são pessoas que não estão em dia com a vacinação. Portanto, contra esta variante, não estar em dia com todas as doses é o mesmo de estar desprotegido e em risco.”, reforça. Os casos da Ômicron foram registrados a partir da coleta de pacientes provenientes de todas as regiões do Estado, das cidades de Cabo de Santo Agostinho, Recife, Igarassu, Olinda(Região Metropolitana); Barreiros (Zona da Mata);  Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe (Agreste); Itacuruba (Sertão). E ainda no arquipélago oceânico de Fernando de Noronha, localizado a 541 quilômetros do Recife.

Pernambuco registrou hoje 5.708 novos casos da Covid-19, um novo recorde, em 2022. Nos últimos dias, os números só fazem subir: 4.782 na quarta, 5.498 na quinta, 5.708 na sexta. Agora, o número oficial de pessoas que foram infectadas pela Covid-19 no estado soma 688.513, com total de 20.621 mortes, seis das quais confirmadas nas últimas 24 horas.  Enquanto isso… mesmo com o carnaval de rua cancelado, os promotores de festas privadas estão convocando os foliões para seus camarotes… 

Leia também
Casos de Covid batem novo recorde
Crianças com cinco anos já podem se vacinar
Veja onde testar para a Covid-19
Influenza infecta 9.711e já matou 203 em Pernambuco
Covid: Novidade na testagem e vacinação para crianças a partir de oito
Pernambuco libera o uso da Coronavac para crianças
Pandemia: Preços abusivos e falta de cidadania
Leitos para crianças com SRAG
Ômicron já é prevalente em P
Ômicron ainda não marca presença em Pernambuco. Mas não dá para relaxar
Ômicron chega a Pernambuco
Pernambuco recebe 60 mil doses pediátricas
No Recife, tudo pronto para vacinação em crianças. Veja como será.
Fique por dentro das novas restrições
Boa Viagem: Banhista que se vacinar ganha caldinho
Ômicron chega a Pernambuco
Vacina é mais vantagem: Sorteio para quem se vacinar
Influenza ataca 6.392 em Pernambuco
Hospital da Restauração: Pacientes no corredor e ao relento
Ômicron ainda não marca presença em Pernambuco. Mas não dá para relaxar
“Estamos vivendo uma epidemia de Influenza em meio a uma pandemia da Covid 19”
Teleatendimento para Covid e Influenza
Pernambuco não exigirá prescrição médica para vacinação de crianças
Teleatendimento para Covid e Influenza
Aglomeração ou segregação?
Carnaval: Há como evitar aglomeração? O que dizem os cientistas?

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Miva Filho / Divulgação/ SES – PE

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.