Casos de Covid-19 batem novo recorde em PE e aumenta demanda por testes

Pernambuco bateu hoje mais um recorde no número de casos de Covid-19. Boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde indica o registro de 4.722 pessoas infectadas nas últimas 24 horas. É o maior número de 2022  e superior, também, aos 3.358 confirmados no último sábado, quantidade que só havia sido superada em junho de 2021.

De acordo com a SES, o número de pessoas infectadas durante a pandemia chega a 677.307 no estado, dos quais 55.814 foram casos graves, que exigiram internação hospitalar.Ou seja, mais de oito por cento. Nas últimas 24 horas foram confirmados oito óbitos, de forma que o número de vidas perdidas para a pandemia chegou hoje a 20.607.

Dos novos casos da Covid-19 – a maioria pela variante Ômicron (de maior transmissibilidade, porém menos agressiva) – apenas um por cento evoluiu para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o que deve ser atribuído à ampliação da vacinação. Com a subida dos números, aumenta a demanda nos centros de testagem. No Geraldão, na Imbiribeira, onde há um centro instalado pelo Estado, a fila de automóveis já era grande às três da manhã de hoje.

Demanda por testagem de Covid-19 só faz aumentar no Recife, onde o Prefeito promete que a cidade terá quinze centros para os exames.

Nessa quarta, no Parque da Macaxeira,  onde há posto de vacinação e centro de testagem instalados pela Prefeitura, era grande o número de pessoas querendo fazer a testagem. Os vigilantes informavam que só com agendamento, com 800 testes disponibilizados por dia. Porém muita gente reclamava que não conseguiu fazer o agendamento no site da Prefeitura. “Ninguém consegue entrar nem no aplicativo nem no site conectarecife”, afirmava a auxiliar de serviços gerais, Maria Cristina Silva. .

Hoje o Prefeito João Campos (PSB) reconheceu falhas no sistema de agendamento para testagem da Covid-19. O site deu um bug no primeiro dia de abertura do agendamento. Ele disse que o Conecta Recife chegou a registrar mil acessos por segundo e teve que ser revisto. As marcações começavam a ser feitas a partir das 18h para o dia seguinte. “Agora o agendamento pode começar a partir das 15h”, prometeu o socialista já para essa quarta-feira. Ele disse, também, que está abrindo um quinto centro de testagem no Recife e que pretende ampliar o número para quinze.

Ele afirmou, também, estar avaliando incluir no sistema o pedido de comprovante de endereço, como era no agendamento da vacinação. A desconfiança é que haja pessoas de outros municípios testando no Recife. Nas farmácias, a fila para testagem também era grande. Logo cedo eram vistas em frente a lojas da Pague Menos e da Permanente, que vêm efetuando testagem para a Covid-19. Eu gripei, não tive paciência de ficar pendurada no ConectaRecife e fui a várias farmácias hoje, porém só consegui agendar o teste para as 21h da quinta-feira. É mole? O preço é R$ 100, nas duas redes. Encontrei famílias inteiras – avós, pais, filhos – fazendo marcação para testes. Os funcionários informaram que a oferta é de 300 por dia.  Na Permanente o agendamento é presencial.  Na Pague Menos é por ordem de chegada. Não precisa agendar.

Mas por volta de oito horas já havia se esgotado a oferta de testes do dia. Também pensei em ir ao Cerpe, onde costumo fazer exames (análises clínicas) de rotina. Quando vi o tamanho da fila de automóveis, no estacionamento, chegando até a Avenida Dezessete de Agosto, desisti. Agora é esperar até amanhã, para saber se tenho uma “gripezinha” ou Covid. Em todo caso, já tomei as três doses da vacina, e se for mesmo a ômicron, é tosse, coriza e dois dias de moleza e preguiça na rede na companhia de um bom livro. Espero que não passe disso. Amém…… Agora, uma boa notícia: Pernambuco recebeu hoje as primeiras 108.240 doses da vacina Coronavac/ Butantan destinadas a crianças de seis a onze anos.

Leia também
Influenza infecta 9.711e já matou 203 em Pernambuco
Covid: Novidade na testagem e vacinação para crianças a partir de oito
Pernambuco libera o uso da Coronavac para crianças
Pandemia: Preços abusivos e falta de cidadania
Leitos para crianças com SRAG
Ômicron já é prevalente em P
Ômicron ainda não marca presença em Pernambuco. Mas não dá para relaxar
Ômicron chega a Pernambuco
Pernambuco recebe 60 mil doses pediátricas
No Recife, tudo pronto para vacinação em crianças. Veja como será.
Fique por dentro das novas restrições
Boa Viagem: Banhista que se vacinar ganha caldinho
Ômicron chega a Pernambuco
Vacina é mais vantagem: Sorteio para quem se vacinar
Influenza ataca 6.392 em Pernambuco
Hospital da Restauração: Pacientes no corredor e ao relento
Ômicron ainda não marca presença em Pernambuco. Mas não dá para relaxar
“Estamos vivendo uma epidemia de Influenza em meio a uma pandemia da Covid 19”
Teleatendimento para Covid e Influenza
Pernambuco não exigirá prescrição médica para vacinação de crianças
Teleatendimento para Covid e Influenza
Aglomeração ou segregação?
Carnaval: Há como evitar aglomeração? O que dizem os cientistas?

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins (#OxeRecife) e Miva Filho (SES)

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.