Olha! Recife: Campanários, Esculturas e História

Quinta-feira é dia de agendar a programação do final de semana. Para quem gosta de passear e conhecer melhor a cidade sem gastar nada, uma boa alternativa é o Programa Olha! Recife, que está com três roteiros bem interessantes: “Seguindo os Campanários” e “Abelardo da Hora”, ambos no domingo (24/10). E ainda o “Circuito Frei Caneca”, na quarta-feira (27).

Ou seja, você vai ter oportunidade de conhecer melhor a  rica arquitetura religiosa do Recife.  Percorrer ruas, praças e pátios com  as esculturas de Abelardo da Hora (1924-2014); e ainda trilhar os caminhos de Frei Caneca (1779-1825), um “subversivo” no seu tempo, mas felizmente reconhecido como herói pela nossa história.  As inscrições para os três passeios, como é de costume, abrem às 10h da sexta-feira, no site www.olharecife.com.br.  Os passeios são gratuitos, ofertados pela Prefeitura, via Secretaria de Turismo e Lazer do Recife que incentiva os passeios turísticos pela cidade e oferta mais de 300 roteiros ao longo do ano.

Dois roteiros serão a pé, e um de bicicleta (sobre Abelardo da Hora). No domingo (24), o roteiro a pé “Seguindo os Campanários” tem saída da Praça do Arsenal, no Recife Antigo, às 9h. Passará por locais que contam com torres sineiras, que são diferenciais e marcas da arquitetura religiosa na cidade. Durante a caminhada serão visitados locais como a Praça Dezessete, onde está a Igreja do Divino Espírito Santo; a Igreja do Rosário dos Pretos, na Rua Estreita do Rosário; o Pátio do Livramento, que conta com a Igreja do Livramento dos Homens Pardos; o Pátio do Carmo, com vista para a Basílica do Carmo; o Pátio de São Pedro, onde está a Catedral de São Pedro dos Clérigos; a Praça Dom Vital, onde fica a Basílica da Penha; e a Igreja Conceição dos Militares, que fica na Rua Nova. Inaugurada em 1726, ela passou recentemente por restauração e está deslumbrante, com sua mistura de estilos barroco e rococó.

O roteiro de bicicleta, que sai às 9h da Praça do Arsenal, trará o tema Abelardo da Hora (1924-2014), que vai explorar o trabalho do artista plástico.  Abelardo da Hora nasceu no Rio Grande do Norte, mas fez carreira em Pernambuco, com participação ativa no Movimento de Cultura Popular, que marcou os fervilhantes anos da década de 1960 no Recife. A  partir de 1964, sofreu perseguição da ditadura militar, o que não o impediu de continuar exercendo a sua arte. Entre as obras contempladas no roteiro, estão o Monumento à Restauração Pernambucana, Enéas Freire e o Galo; Monumento aos Maracatus; Monumento Zumbi dos Palmares; Painel Abolição; Os violeiros; entre outros.  O Forte das Cinco Pontas (foto inferior), no Bairro de São José é outra atração de um dos roteiros, o histórico, sobre Frei Caneca.

Sacerdote e político,  ele é um icônico personagem da nossa história. O roteiro passa por alguns dos locais marcantes em sua vida. O recifense nasceu no ano de 1779 e foi ordenado frade carmelita aos 22 anos, no Convento do Carmo. Participou ativamente da Revolução de 1817 e da Confederação do Equador, em 1824. No ano seguinte, em 1825, foi arcabuzado num muro vizinho ao Forte das Cinco Pontas. O tour começa às 14h, com saída da Praça do Arsenal.

Leia também:
Olha! Recife: cinema, moda autoral, bike
Olha! Recife: palacetes, solares, murais do centro
Olha! Recife passeia pela nossa história.
Olha! Recife: Influência francesa, Joaquim Nabuco e Abelardo da Hora
Bonde virou peça de museu e trilhos somem do Recife sem memória
Olha! Recife: Pontes, relógios e fortes
Olha! Recife: Período holandês, circuito da poesia e pátios das igrejas
Olha! Recife: Poço da Panela e Circuito Francisco Brennand
Olha! Recife está de volta com Burle Marx e Circuito da Poesia
Ponte Buarque de Macedo e a “sombra magra do destino”
Olha! Recife: Palácios e solares
Arquitetura de ferro no Olha! Recife

SERVIÇO
Olha! Recife a pé
Roteiro: Seguindo os Campanários
Data: 24/10 (domingo)
Horário: 9h
Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Olha! Recife de bicicleta
Roteiro: Abelardo da Hora
Data: 24/10 (domingo)
Horário: 9h
Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Olha! Recife a pé
Roteiro: Circuito Frei Caneca
Data: 27/10 (quarta-feira)
Horário: 14h
Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)Inscrições: www.olharecife.com.br, a partir das 9h, desta sexta-feira (22).

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins/ Anita Dubeux (cortesia)/ Irandi Souza (PCR)

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.