A natureza é linda! Veja os vencedores de concurso internacional

Nada como registrar as belezas das árvores, dos lagos, dos rios,  das montanhas, dos animais silvestres. Mas também é sempre bom lançar um olhar de preocupação diante das mudanças climáticas. Após passar um ano suspenso, devido à pandemia da Covid-19, o Concurso de Fotos da The Nature Conservancy (TNC) retornou  com força em 2021, batendo recorde em inscrições: 100.190, provenientes de 158 países. O resultado do  certame do TNC acaba de ser divulgado.  O fotógrafo inglês Anup Shah foi o grande vencedor. Ele é o autor da foto abaixo, na qual um gorila caminha em uma floresta no meio de uma nuvem de borboletas, em flagrante realizado na República Centro-Africana. E dois brasileiros estão entre os classificados.

Belissima fotografia de gorila caminhando em meio a uma nuvem de borboletas deu prêmio ao inglês Anup Shah.

Os dois brasileiros que ficaram entre os onze premiados o foram na categoria paisagem . Ambos com belíssimas fotos.  Daniel De Granville Manço ficou com o primeiro lugar da categoria, ao retratar a carcaça de um jacaré-do-pantanal no solo seco do Cerrado, às margens da Estrada Transpantaneira, no estado do Mato Grosso. A paisagem do chão esturricado lembra as fotografias que costumamos ver retratando o Semi-Árido do Brasil durante as estiagens prolongadas. Ou seja, foto para nos fazer refletir sobre o clima. E Denis Ferreira Netto levou o segundo lugar com a foto aérea da Serra do Mar, no estado de São Paulo, sob forte neblina. Eles serão premiados com cartões de presentes de US﹩ 750 e US﹩ 500, respectivamente.

Do Cerrado, brasileiro Daniel Manco mostra paisagem semelhante às d Semi-Árido brasileiro: mudanças climáticas.

Já o vencedor da categoria Escolha do Público foi a fotografia que retrata vaga-lumes ao redor de uma árvore clicada pelo indiano Prathamesh Ghadekar, que vai receber um cartão-presente no valor de US﹩ 1 mil. “Ficamos muito felizes de ter dois brasileiros entre os premiados. Foi um trabalho difícil para os jurados que receberam mais de 100 mil fotos retratando as belezas naturais ao redor do mundo e a nossa conexão com a natureza. Uma das prioridades da TNC é a conservação da biodiversidade e esta iniciativa ajuda a nos aproximar desta agenda que sustenta todos os aspectos da vida no nosso planeta”, afirma Mariana Pitta, Gerente de Comunicação e Marketing da TNC Brasil.

Brasileiro Denis Ferreira Neto brilho com essa paisagem da Serra do Mar entre nuvens e neblina.

O Concurso também conta com uma premiação especial para residentes da América Latina. Nessa categoria o grande vencedor foi Gustavo Garcés Villa, da Colômbia, com a foto de três macacos-da-noite com seus olhos arregalados, no tronco de uma árvore. Coisa linda! O prêmio nesta categoria é uma estadia de quatro noites no Hotel Explora, localizado na Reserva de Conservação Explora Torres del Paine, na Patagônia Chilena. Essa categoria contou com o patrocínio da Explora. “Ao longo deste concurso de fotografia vimos muitas imagens fabulosas, mas esta imagem de Gustavo Garcés Villa se destaca. É o tipo de fotografia que te faz sorrir, algo de que todos precisamos depois de um ano tão turbulento. A composição correta e as configurações da câmera capturaram o momento perfeito para ver esses animais em seu ambiente. Ficamos imediatamente atraídos por suas expressões e sorrimos “, afirma Alex Snyder, editor de fotos da TNC. Concordo com ele. Por esse motivo, ao abrir o esse post optei pelos macacos da noite, ao invés do orangotango entre as borboletas! Cena de muita delicadeza.

A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização global de conservação ambiental dedicada à proteção da terra, do ar e da água, essenciais para a vida. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. Trabalhando em 72 países e territórios, a organização utiliza uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e outros parceiros. No Brasil, onde atua há mais de 30 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. As imagens vencedoras podem ser conferidas no site do concurso.

Leia também
Nada como fotografar a natureza
A 10.000ª  espécie ameaçada
Operação salva vida do tuturuatu, ave marinha mais ameaçada de extinção no mundo
Deixe que vivam as baleias
Cientistas descobrem nova espécie de perereca pelo canto diferenciado
Preservação do peixe-boi marinho ganha reforço
Maldade ou bruxaria? Sapo achado em cemitério com a boca colada 
Sapos raros são expatriados para o Brasil
Arara tem estresse em cativeiro
A inédita visita do sabiá ferreiro
Foca rara no Brasil aparece no Sul
Borboleta rara no Legado das Águas
Legado das Águas: a festa da natureza
Jacarés urbanos liberados na Mata Sul
Pandemia e natureza: Animais silvestres ocupam áreas urbanas vazias
Encanto e cores das libélulas
Pandemia: Minha vida com os saguis
Anta albina vira atração internacional
Três novas unidades de conservação têm animais ameaçados de extinção
Ameaçada de extinção, jaguatirica é resgatada no Agreste
Parecia um bichano, mas era um gato mourisco
Catetos tentam casamento no Recife
Timbu, o devorador de escorpiões, baratas e até cobra coral
A vida dos insetos em tamanho gigante
Francisco, o bem-te-vi que caiu do ninho
O ameaçado pintassilgo do Nordeste

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Fotos: Gustavo Garcés, AnupShah, Daniel Manço, Denis Ferreira Neto /Divulgação/ TNC

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.