Parque de Dois Irmãos passa por mudança e é alvo de concessão

Um dos locais preferidos pela população do Recife para programas em meio à natureza e preparando-se para reabrir em outubro (fechou desde o início da pandemia), o Parque Estadual de Dois Irmãos passa por mudanças inclusive no seu zoológico, que está sendo transformado em local de preservação da fauna nativa, que vem tomando o lugar de animais exóticos. Agora o Governo de Pernambuco e o BNDES começam a discutir a concessão do Pedi. O objetivo é atrair investimentos na ordem de R$ 615 milhões, inclusive para restauração do belíssimo Chalé do Prata e do Chapéu do Sol, dois monumentos históricos,  que encontram-se em ruínas.

Há, ainda, previsão de converter o Pedi em três estruturas: área urbana, natural e bioparque. As duas primeiras vão oferecer espaço gratuito para recreação, com a construção de acesso público a um trecho da mata para realização de trilhas e outras atividades de lazer. Já o zoológico será transformado em bioparque . Será o primeiro do Nordeste, que deve funcionar  nos moldes do implementado no Rio de Janeiro, incorporando conceitos de educação ambiental e conservação. O projeto também  deve incentivar a manutenção de pesquisas pelos institutos de ciência no equipamento. Segundo o governo estadual, as funções de resgate de fauna e de estudos sobre o comportamento das espécies na Unidade de Conservação seguirão a cargo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE) e seus parceiros.

Histórico, sede da primeira companhia de abastecimento do Recife, Chalé do Prata está em ruínas no meio da mata.

Para que o destino do Pedi não seja resultado de uma discussão fechada,o Governo de Pernambuco e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promovem, nesta quarta-feira (22) audiência pública online sobre a concessão do Parque Estadual de Dois Irmãos. No evento, a população poderá opinar e contribuir com o novo projeto do equipamento (gestão, infraestrutura e conservação.) A audiência será realizada às 10h,  por meio da plataforma Zoom e transmitida pelo canal do Governo do Estado no YouTube.” O projeto de concessão visa qualificar o atendimento e o apoio à visitação, além de revitalizar e manter os serviços turísticos no parque.”, informa a Semas-PE.

Os interessados em expor oralmente sua contribuição, durante o evento virtual, precisam enviar um pedido prévio de inscrição até 30 (trinta) minutos antes do início da audiência, portanto, até as 9h30 da quarta (22), pelo link: https://bit.ly/audienciapublicapedi . Os inscritos receberão o acesso à sala virtual e poderão fazer uso do microfone. Na abertura do evento, o projeto será detalhado pelos técnicos dos órgãos. Na sequência, a sociedade civil poderá interagir com os representantes das instituições, tirando dúvidas, fazendo observações e elencando suas propostas.

Zoológico de Dois Irmãos começa a dar prioridade para animais da nossa fauna que estejam em risco,como o bicho preguiça.

“A audiência pública é uma importante janela de oportunidade para ouvirmos as pessoas, suas opiniões e demandas. Queremos que a população se engaje nessa ação”, diz o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti. ” O projeto, que será apresentado, é fruto de um grande esforço de oferecer à sociedade um equipamento ainda melhor, garantindo investimentos que vão promover a conservação desse patrimônio natural do pernambucano, assim como, assegurar o bem-estar dos animais e uma melhor experiência aos visitantes”, completa.

“Com isso, o parque poderá seguir cumprindo sua função ambiental de forma ainda mais próxima da sociedade”, assegura Bertotti. Quem quiser contribuir sem fazer uso da fala durante o evento pode acompanhar a audiência pela rede social do governo e optar pelo envio de sua manifestação por escrito. Neste caso, basta acessar o link https://bit.ly/consultapublicapedi, preencher formulário eletrônico e enviar até 1º de outubro de 2021. Possibilitando um processo de diálogo mais amplo, todos os documentos da iniciativa também estão disponíveis para consulta popular no endereço https://bit.ly/minutaeditalpedi .

Leia também
Zoológico recebe novos animais e muda de perfil
A viagem dos pelicanos
Licitação para reforma do Chalé do Prata será ainda em 2021
Pouco resta do lindo Chalé do Prata
Chalé do Prata começa a desabar
Conhecendo a Mata Atlântica
Casarão do Açude do Prata perto da restauração 
Vai sair a reforma do Chalé do Prata
Parque Dois Irmãos triplica de tamanho
O refúgio das preguiças perdidas 
O estrago do bambu na Mata Atlântica
Veja a flora do Sertão em Dois Irmãos
Recife: saneamento, atraso e “tigreiros”
Urso Zé Colmeia morre com dificuldades respiratórias. Covid?
Morre de câncer leão que teve as garras arrancadas
Catetos tentam casamento no Recife
Leão idoso do Zoo está com câncer
Leão do zoológico está com dois tumores mas coração é bom
Dia do Leão tem programação especial
Feliz 2021 também para os animais

Bichos amargam solidão na pandemia e mudam comportamento no Zoológico
Dia do Bloco do Hipopótamo
Jujuba vira remédio para macacos
Parque Dois Irmãos triplica de tamanho
Jaguatirica resgatada na Zona Norte
Jaguatirica que apareceu ferida já voltou à natureza
Assombrações no Zoo
Mata Atlântica ganha viveiro para produção de 100.000 mudas
O estrago do bambu na Mata Atlântica

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto do projeto: Semas-PE
Foto do Chalé do Prata e preguiça: Antônio Gomes Neto (cortesia) e Cprh (Divulgação)

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.