Parem de derrubar árvores (328)

Já não é só o #OxeRecife que espanta-se com a sanha destruidora da motosserra insana e com as cenas de arboricídio da cidade. De vez em quando, chegam informações de leitores preocupados com o destino do patrimônio verde do Recife, cada dia mais agredido, como vocês podem conferir na foto acima, que me foi enviada pela assistente social Sofia de Paula.

“Oi, Letícia, mais uma degola… essa vi hoje por volta das 11h40, na Estrada do Encanamento”, conta ela, referindo-se a uma via onde o #OxeRecife já denunciara a presença da guilhotina, por ocasião da requalificação de algumas calçadas e de obras de escoamento de águas pluviais.  São problemas como esse que começam a transformar nossa cidade é uma grande ilha de calor, com a avanço cada vez maior da selva de concreto. Tristeza.. E todo mundo sabe que isso tem consequências hoje, e mais graves ainda no futuro. Sofia descreve como  ficou seu estado de espírito, depois de ver mais um caso de arboricídio:

“Sentimento de tristeza e revolta ao ver cenas como essa.  Tristeza por mais uma árvore que tomba, sem dó nem piedade, num verdadeiro arboricídio já institucionalizado na nossa cidade. E revolta ao perceber a omissão do poder público na preservação e manutenção das nossas árvores, num total descaso e irresponsabilidade. O Recife está ficando cada vez mais desertificado, de forma acelerada e irreversível. #paremdederrubarárvores…

Ela tem razão. Na Estrada do Encanamento, ali próximo aos bairros de Casa Amarela e Parnamirim, o que não falta é degola. É uma atrás da outra. Resta saber quem foi o responsável por fazer mais uma vítima da motosserra insana, pois como a árvore ficava em área pública, não pode ser erradicada por particulares. E pelo que se observa, foi uma degola profissional. No dia 13 de junho, o #OxeRecife mostrou três vítimas de arboricídio na mesma Estrada do Encanamento.

Abaixo, você confere outras perdas no bairro do Parnamirim, incluindo a Estrada do Encanamento.

Leia também
Parem de derrubar árvores (325)
Parem de derrubar árvores (313). Na Estrada do Encanamento
Parem de derrubar  árvores 225
Parem de derrubar árvores (292)
Parem de derrubar árvores  (294)
O Recife tem quantas árvores?
Parem de derrubar árvores (5)
Parem de derrubar árvores (7)
Parem de derrubar árvores (20)
Parem de derrubar árvores (21)
Parem de derrubar árvores (47)
Parem de derrubar  árvores (59)
Parem de derrubar árvores (83)
Parem de derrubar árvores (94)
Parem de derrubar árvores (105)
Parem de derrubar árvores (110)
Parem de derrubar árvores (134)
Parem de derrubar árvores (164)
Parem de derrubar  árvores (177)
Parem de derrubar árvores (199)
Parem de derrubar árvores  (225)
Parem de derrubar árvores (273)
Parem de de derrubar árvores. Arboricídio em  massa no Parque das Graças

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Sofia de Paula / Cortesia

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.