Olha! Recife: Pontes, relógios e Forte

Com a queda nos números que tanto nos preocupam nessa interminável crise sanitária, estão de volta trilhas e caminhadas e em grupos. O #OxeRecife tem dado dicas de passeios, sejam pagos, com preços simbólicos ou mesmo gratuitos. E entre os gratuitos, são imperdíveis os roteiros do Olha! Recife, projeto de sensibilização turística voltado tanto para visitantes quanto para moradores da própria cidade, que terminam por aprender um pouco mais sobre a história, a arquitetura e o patrimônio do Recife. É que todos os passeios  do Olha! Recife contam com guias, que nos dão informações bem didáticas. São cerca de 300 roteiros, que fazem a festa, inclusive de fotógrafos.

Antes da pandemia, todas as quintas o #OxeRecife divulgava os roteiros informados pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. Mas com o isolamento social determinado pelo avanço do coronavírus, os passeios foram suspensos. Agora estão de volta. E, como antes, as inscrições sempre abrem nas sextas de manhã. Então, inscreva-se já no site www.olharecife.com.br, a partir das 10h, do dia 17. Os próximos passeios estão bem interessantes. Vejam só os roteiros temáticos: Relógios antigos do Recife (a pé) e Circuito das Pontes (de bike), ambos no domingo, 19. E também tem o Forte do Brum (na quarta, 22, a pé). O roteiro Relógios Antigos do Recife contempla passagens por locais como a Faculdade de Direito do Recife, a Torre Malakoff, a antiga sede do Diário de Pernambuco, o Convento Franciscano do Recife, a Estação Central da antiga Rede Ferroviária do Nordeste, Correios, Matriz da Boa Vista. Alguns, nem mais funcionam, infelizmente.  Outros, passaram recentemente por restauração.

É o caso do velho carrilhão do icônico prédio da Faculdade de Direito do Recife. Esses relógios ditavam importantes compromissos e as idas e vindas na Capital pernambucana. Badalavam a cada acontecimento na cidade, como a chegada de um navio ou a saída de uma procissão.  O passeio de bike do domingo será dedicado àquelas que são cenários das principais fotografias que retratam a cidade: as pontes do Recife. Os participantes farão um tour pelo Centro Histórico, saindo da Praça do Arsenal, às 9h, e passando pelas Pontes Buarque de Macedo, Maurício de Nassau, Ponte Velha, Duarte Coelho, entre outras. Ao todo o passeio vai percorrer oito pontes que estão na região central do Recife.

Já o passeio da quarta-feira, que também sai da Praça do Arsenal, mas às 14h, vai fazer uma visita ao Forte do Brum e ao Museu Militar. A fortificação que existe desde o século XVII testemunhou invasões, revoluções e a transformação da cidade. Abriga hoje um museu em homenagem ao soldado nordestino, com exposição que conta com peças do século XVII até a Segunda Guerra Mundial. Além disso, o forte está indicado a Patrimônio da Humanidade numa lista seriada de fortificações brasileiras.  Pelo que se observa, os quatro principais bairros do Centro serão percorridos: Santo Antônio, São José, Boa Vista e Bairro do Recife. O uso de máscara é obrigatório.

Leia também
Olha! Recife: Período holandês, Circuito da Poesia e Pátios das Igrejas
Olha! Recife: Poço da Panela e Circuito Francisco Brennand (no Centro)
Olha! Recife está de volta: Burle Marx e o circuito da poesia no domingo
Olha! Recife: Os caminhos do Imperador
Com Hans, entre o barroco e rococó
Sinos novos na Basílica do Carmo
Minha tarde no Olha! Recife
Minha tarde no Olha! Recife (1)
Treze de Maio: brinquedos com história
MeninXs na Rua com Abelardo da Hora
Pernambuco sem os acervos de dois Abelardos: o da hora e o Rodrigues
Caminhadas Culturais: Abelardar
Vamos salvar o centro do Recife?
Bairro do Recife em discussão
Fórum Arte Cidade movimenta o Recife
Art Déco: Recife ou Miami
Praça Dom Vital de roupa nova
Praça alegre e colorida na Mário Melo
Que tal viver o Centro no domingo?

SERVIÇO
Olha! Recife a pé
Roteiro: Antigos Relógios do Recife
Data: 18/09 (domingo)
Horário: 9h
Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Olha! Recife de bicicleta
Roteiro: Circuito das Pontes
Data: 19/09 (domingo)
Horário: 9h
Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Olha! Recife a pé
Roteiro: Forte do Brum
Data: 22/09 (quarta-feira)
Horário: 14hSaída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)
Inscrições: www.olharecife.com.br, a partir das 10h, desta sexta-feira (17).

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos:  Dondinho/Seturl-Recife e Marcos Pastich/PCR Imagem

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.