Olha! Recife: Período holandês, Circuito da Poesia e pátios das igrejas

Notícia ótima, para todos aqueles que gostam de explorar nossa cidade. É que o Olha! Recife não só retomou suas atividades aos domingos (na semana passada), como  acaba de informar que está recomeçando,  também, os tradicionais passeios que ocorriam às quartas-feiras. A programação do projeto oficial de sensibilização turística havia sido suspensa desde o início da pandemia, mas foi reiniciada no último dia 5, com passeios pelo Poço da Panela e pelo Centro (Circuito Francisco Brennand). Para os dias 12 (domingo) e 15 de setembro (quarta), há três roteiros programados. Todos muito bons. Eles passam pelo Recife Holandês ( a pé), Circuito da Poesia (de bike) e pátios das igrejas (a pé).

No passeio a pé do domingo (12), os participantes vão descobrir mais sobre a ocupação holandesa ocorrida no século 17, cujas marcas sobrevivem até os dias atuais. O período flamengo é um dos da nossa história, que mais desperta a curiosidade do recifense e de quem visita a capital pernambucana. A saída para este passeio será às 9h, da Praça do Arsenal. E no roteiro não poderiam faltar a Rua do Bom Jesus (foto maior), a Ponte Maurício de Nassau, a Praça da República, Praça da Independência e o Pátio do Carmo. Os guias informarão como esses lugares eram no passado e a influência deixada pelo Conde Maurício de Nassau no Recife, cujas marcas se espalham por três dos bairros centrais da cidade: Boa Vista, Santo Antônio e Recife Antigo.

O passeio de bike tem saída também da Praça do Arsenal, no mesmo horário, às 9h, mas o destino será diferente. Desta vez, os inscritos vão fazer o Circuito da Poesia, roteiro que vai passar por 16 das 18 esculturas espalhadas pela cidade. O conjunto de estátuas faz homenagem a personagens como Luiz Gonzaga (Travessa do Cais da Detenção,São José), Capiba (Rua do Sol, Santo Antônio), Clarice Lispector (Praça Maciel Pinheiro, Boa Vista), Ariano Suassuna e João Cabral de Melo Neto (Rua da Aurora, Boa Vista), Chico Science (Rua da Moeda, Bairro do Recife) e Naná Vasconcelos (Marco Zero). Naná e Chico Science aparecem nas duas fotos verticais que vocês podem ver no post de hoje sobre os próximos roteiros do Olha! Recife.

Na próxima quarta-feira (15), haverá com o roteiro Pátios das Igrejas. O tour vai sair às 14h, da Praça do Arsenal, e vai contar como surgiram, quais eram as funções e qual a participação dos pátios das igrejas na formação urbana e social do Recife. O trajeto vai passar pelo Pátio do Carmo, Pátio de São Pedro, Pátio do Livramento e Pátio de Santa Cruz. Passeio muito legal mesmo. O Olha! Recife é o projeto de sensibilização turística que oferece passeios guiados e gratuitos semanalmente. Para participar dos passeios, é essencial que os participantes se inscrevam pelo site www.olharecife.com.br.

As inscrições estarão abertas a partir das 10h da sexta-feira (10). O uso de máscara é obrigatório durante todos os passeios. Ao todo, são mais de 300 roteiros ofertados pelo Olha! Recife ao longo do ano. garantindo um passeio turístico inesquecível para visitantes e também cidadãos recifenses que descobrem mais sobre a sua cidade.

Leia também
Olha! Recife: Poço da Panela e Circuito Francisco Brennand (no Centro)
Rua do Bom Jesus só para pedestres
Bom Jesus ganha moldura para selfies
O charme dos prédios da Bom Jesus
Sinos novos na Basílica do Carmo
Silenciosa relíquia do tempo de Nassau
Os primeiros das Américas
Sessão Recife Nostalgia: a coroação de Nossa Senhora Rainha do Recife e de Pernambuco
Olha! Recife tem bike, museu e Nassau
Domingo de passeio ao passado
A presença estrangeira em nossa história
Recife tem boi voador e cortejo de bois
Recife, 482 anos: vamos de boi voador?
Passeio por 482 anos de história 
Sessão Recife Nostalgia: Maurisstad,  arcos, Boi voador e memória
Olha! Recife: Espaço ciência, pátios das igrejas e Porto Digital
Conheça o Recife através dos tempos
Forum Arte Cidade movimenta Recife
Arruando pelo Recife tem nova edição

SERVIÇO
Olha! Recife a pé
Roteiro: Recife Holandês
Data: 12/09 (domingo)
Horário: 9h
Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Olha! Recife de bicicleta
Roteiro: Circuito da Poesia
Data: 12/09 (domingo)
Horário: 9h
Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Olha! Recife a pé
Roteiro: Pátios das Igrejas
Data: 15/09 (quarta-feira)
Horário: 14h
Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Inscrições: www.olharecife.com.br, a partir das 10h, desta sexta-feira (10).

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos:  Dondinho/Seturl-Recife e Hans Von Manteuffel/ Acervo #OxeRecife (foto maior)

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.