“Olha! Recife” está de volta: Burle Marx e o Circuito da Poesia no domingo

Novidade boa, para todos aqueles que gostam de explorar a pé a nossa cidade. Inativo há mais de um ano – desde o início da pandemia – o Olha! Recife está de volta. Para os que não sabem ou não conhecem, trata-se de uma das iniciativas públicas de maior empatia entre aqueles que amam a nossa cidade, a mais antiga capital do Brasil. O projeto tem por um dos objetivos fazer  não só que os turistas conheçam melhor a capital de Pernambuco, como também os próprios recifenses que, muitas vezes, desconhecem a importância histórica de seus monumentos, praças, templos. E domingo tem dois passeios.

Já fiz maravilhosos roteiros a pé ou de ônibus com o Olha! Recife, não só na nossa própria cidade, como em municípios vizinhos como Jaboatão dos Guararapes e Olinda. Normalmente a programação ocorre aos sábados e aos domingos, mas o primeiro encontro da retomada da era pandemia será somente no domingo. A iniciativa é da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. E as inscrições podem ser feitas a partir das 10h da sexta-feira (27), no site www.olharecife.com.br. Isso para garantir a vaga nos passeios. O uso de máscara será obrigatório e seguidos todos os protocolos sanitários.

Praça de Casa Forte, o primeiro projeto de  jardim público idealizado por Burle Marx: jardim histórico e tombado.

A primeira opção é o tour de bicicleta dedicado à Semana Burle Marx. Cada participante em sua própria bicicleta poderá conhecer alguns dos pontos turísticos projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994). Como se sabe,  o também artista morou no Recife no século passado, deixando sua marca em vários locais da cidade. Quinze dos seus trabalhos foram transformados em jardins históricos, seis dos quais estão tombados pelo Iphan. Entre eles, a Praça de Casa Forte (foto central).  Ela vem a ser o primeiro projeto de jardim público de sua gloriosa carreira.  Estão no roteiro praças como a do Entroncamento, do Derby, da República e do Arsenal, todas com a assinatura de BurleMarx.  O passeio dedicado ao paisagista tem saída marcada no jardim em frente à Igrejinha do Parque da Jaqueira, às 9h do domingo.

Para quem prefere uma boa caminhada, a opção é o tour que vai acontecer pelo Centro da Cidade, quando o roteiro será dedicado às esculturas que homenageiam artistas como Antônio Maria, Naná Vasconcelos (Marco Zero), Chico Science (Rua da Moeda), Carlos Pena Filho (Praça da Independência), Capiba (Rua do Sol), Ariano Suassuna (Rua da Aurora), Manoel Bandeira (rua da Aurora). As estátuas integram o chamado Circuito da Poesia, que homenageia 18 nomes famosos da Literatura, da poesia e até da música em Pernambuco.  O grupo participante deve se encontrar às 9h, na Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT). “O Olha! Recife tem um enorme impacto na relação do recifense com a cidade e ainda é uma opção de lazer muito atrativa para que os turistas conheçam os nossos encantos e riquezas”, destaca a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula. Todos os 300 roteiros do Olha! Recife são gratuitos.do Recife são gratuitos e contam com guias de turismo.

Projeto do paisagista Burle Marx, a Praça do Arsenal está no roteiro do Olha! Recife em dose dupla: ponto de saída.

Nos links abaixo, você pode ler sobre Burle Marx e também sobre o Circuito da Poesia

Leia também
Livro “Burle Marx e o Recife” tem desconto até final de agosto
Semana Burle Marx movimenta o Recife por todo o mês de agosto
Comitê gestor para os jardins históricos deixados por Burle Marx
Praça da Várzea passa por reforma depois de longo abandono
Livro mostra jardins históricos do Recife
Caminhada abre Semana Burle Marx
Trilhas ecológicas lembram Burle Marx
Sessão Recife Nostalgia: Quando a Praça do Derby era um hipódromo
Burle Marx em discussão na Ufpe
Burle Marx nas caminhadas de domingo
Burle Marx, maçonaria e boemia no Olha! Recife
Praça do Arsenal de fonte luminosa
Praça da República sem gramado
Histórica, Praça Maciel Pinheiro vive a decadência
Circuito da Poesia ganha QR Code

Serviço
O quê: Projeto Olha! Recife, a retomada
Temas: Jardins de Burle Marx (de bicicleta) e Circuito da Poesia (a pé)
Quando: domingo, 29/08
Horário de saída e locais:  9h, no Parque da Jaqueira (Jardins de Burle Marx) e  Praça do Arsenal; no mesmo horário, em frente ao CAT (Centro de Atendimento ao Turista), no Bairro do Recife. 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / PCR / Acervo #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.