Distribuição de máscaras e apoio ao Polo de Confecções

Está certo o governo de Pernambuco, ao promover a distribuição de 320 mil máscaras de proteção facial em todas as regiões do Estado. Aliás, enquanto o Capitão que comanda o país vive a perambular com o rosto descoberto, como se quisesse provar que é um semi deus, imune ao coronavírus – mesmo já tenho contraído a Covid-19 – o que o governo federal deveria ter feito era, também, ter implantado uma política nacional para distribuição em massa de máscaras. Como aliás, ocorreu com os preservativos masculinos, nas campanhas nacionais de prevenção à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

No caso do nosso estado, a campanha devia ser permanente, quanto durar essa triste pandemia. Até porque do jeito que a fome grassa no país e no momento em que milhares de famílias retornam ao fogão de lenha por não ter dinheiro para o gás, uma caixa de máscaras descartáveis ou mesmo a compra de duas ou três em tecido, custam uma fortuna para quem não tem nem como garantir o arroz e o feijão. A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, através da operação Pernambuco pela Prevenção, acaba de distribuir mais de 320 mil máscaras de proteção em todas as regiões do Estado. A distribuição ocorreu nos terminais integrados de passageiros da Região Metropolitana do Recife e também no interior.

A distribuição de máscaras foi feita com a oferta conjunta de álcool em gel e a disseminação de informações sobre a importância dos cuidados pessoais e coletivos. O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, defende que as campanhas de valorização da proteção individual são necessárias neste período de pandemia de covid-19. “Orientamos que todos devemos manter a sociedade protegida, com as medidas de proteção individuais, como o uso de máscaras, a higiene das mãos e o distanciamento social”, repete .

As máscaras foram entregues em áreas de comércio popular, como ss feiras,o entorno das feiras livres, normalmente, o centro comercial de municípios. As máscaras foram adquiridas pela AD Diper junto às empresas integrantes do polo têxtil do Agreste pernambucano, o que significou um reforço para as indústrias da região, que foram duramente afetadas pelas medidas de isolamento social. A distribuição também contou com a parceria de outras instituições do Governo do Estado, como a Secretaria de Defesa Social, o Detran e o Grande Recife Consórcio Metropolitano de Transporte. O Grande Recife, por exemplo, apoiou a distribuição em todos os 25 terminais integrados de passageiros da Região Metropolitana do Recife. Estes parceiros foram responsáveis pela distribuição de mais de 151 mil máscaras.

Receberam máscaras as prefeituras do Cabo de Santo Agostinho, Araripina, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Caruaru, Catende, Igarassu, Panelas, Vitória de Santo Antão, Santa Maria da Boa Vista, Manari, Jurema, Serra Talhada, Lagoa dos Gatos, Buíque, Tupanatinga, Itacuruba, Lajedo, Ribeirão e Lagoa do Ouro.  E ainda: Limoeiro, Camaragibe, Surubim, Garanhuns, Sirinhaém, Gravatá, Palmares, Barreiros Timbaúba São Joaquim do Monte, Chã Grande, Bonito, Moreno, São João, Cumaru, São Vicente Ferrer, Macaparana, Nazaré da Mata e Olinda. No Recife, ação distribuiu máscaras no Recife nas feiras de Casa Amarela e de Afogados. Além das prefeituras, perto de 20 mil máscaras foram distribuídas contando com o apoio de instituições da sociedade civil.

Boletim divulgado na noite do sábado, indicou que  foram registrados 2.923 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Destes, 139 (cinco por cento) eram da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Agora, soma 423.689 o número oficial de pessoas que foram infectadas pelo coronavírus no estado. No sábado, foram confirmadas 57 mortes, com um total de 14.491 vidas perdidas para a pandemia.

Leia também:
Casos de Covid-19 batem recorde em Pernambuco
Vacinação para grávidas
Faltou mas chegou a Coronavac
Covid-19: Vacinação para quem tem comorbidade
Covid-19 leva Papai Noel
Nova remessa de vacinas chega com 92 mil doses a menos
Pandemia deixa idosos “cansados e desanimados”
Pernambuco recebe 225.150 doses
Covid em alta e ocupação de leitos perto de 100 por cento
Covid-19: Só a vacina salva
Covid: Começa vacinação de policiais
Covid: Bolsonaro vira “Judas” no Recife
Pandemia: lojas cheias, miséria na rua e recorde de casos
Recorde diário no número de óbitos
Covid: Pernambuco ultrapassa 12.000 mortes
Ocupação de leitos de UTI chega a 98 por cento
Quarentena é prorrogada
Pernambuco bate recorde de casos e seringas vão ao interior
Recife ganha mais dois postos de vacinação
Pernambuco ganha 208 mil doses e compra 4 milhões
Pernambuco bate outro recorde triste
No Recife, 90 por cento do público alvo acima de 70  já se vacinou
Vacinação contra a Covid-19 para quem tem 69
Cuidado com dose fantasma. Fique de olho na seringa na hora da vacinação
Vacinas seguem para o interior
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Governadores pressionam Pazuello por vacina. Paulo Câmara teme o caos
Vacina chega devagar. Vírus em alta velocidade. Agora é lockdown
Pernambuco todo em lockdown
Vacinas seguem para o interior
João Campos tenta agilizar compra de vacinas via Consórcio
Nova remessa de vacinas chega a Pernambuco
Vacinas que chegaram domingo seguiram para interior
Vacinas AstraZeneca/Oxford chega a Pernambuco
Vacinas seguem para regionais de saúde

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / SEI

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.