Viagem aos sabores do mundo

Quem nunca usou a expressão “comer com os olhos”, ao aguçar o paladar diante de um prato bem bonito ou de uma banca de tantas frutas coloridas como as que a gente vê no bairro de São José? Ou como essa do mercado da foto acima, que fica no Peru? Pois foi aquela frase que o antropólogo Raul Lody escolheu para título do seu livro mais recente. A obra será lançada na quinta-feira (6/4), às 16h, em encontro virtual nos canal da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) no YouTube. A publicação foi produzida em parceria com o fotógrafo Jorge Sabino e conduz o leitor a um saboroso “passeio” culinário por quase 50 países da Europa, Américas do Norte e do Sul, Caribe África, Ásia e Oriente Médio. Uma opção e tanto nesses tempos de pandemia, em que a gente tem que viajar, sem sair de casa.

O livro tem 250 páginas. Uma delícia como, aliás, são uma delícia os livros do antropólogo, especialmente quando ele trata de aromas, cores, sabores das cozinhas do mundo, incluindo as do Brasil, Portugal e África. Comer com os olhos tem 250 páginas, com textos de Lody. Além deles, conta com  350 imagens de Jorge Sabino, cuidadosamente escolhidas em um acervo de “somente” 150 mil fotografias captadas pelo mundo. Ao lançamento, em formato vitual, estarão presentes: os dois autores; o fotógrafo carioca Rogério Reis (com quem inclusive trabalhei, no tempos do saudoso Jornal do Brasil); e  ainda a mestre em alimentação e professora de gastronomia em Coimbra, Marcela Martins. Na abertura do encontro, será exibida uma exposição virtual,  com seis minutos de duração, com 245 fotografias selecionadas do acervo da pesquisa que resultou no livro.

Jorge Sabino (de óculos) e Raul Lody lançam livro que é um convite para viagem pelos sabores do mundo.

Para aproximar leitores e autores, nessa época de pandemia, a Cepe organizou uma mesa de autógrafo virtual e disponibilizará para venda 50 exemplares assinados por Lody. “Comer com os olhos é uma oportunidade de viver grandes roteiros visuais que mostram a diversidade dos sistemas alimentares do mundo”, declara Raul Lody, pesquisador da antropologia da alimentação desde o início dos anos 1970. E que já brindara os leitores antes com 38 publicações sobre o tema, como Doce Pernambuco; À mesa com Gilberto Freyre; Açúcar: uma civilização nacional. Sociologia, história e etnografia do doce por Gilberto Freyre; Cozinha Brasileira: uma aventura de 500 anos; Doçaria Brasileira: um doce sabor português, entre outros.

“O livro enfatiza o sentimento onívoro do homem, aquele que come de tudo, e possibilita ter contato com a biodiversidade e as técnicas culinárias que atestam as culturas dos povos”, diz  o antropólogo. “Além de valorizar as memórias pessoais e familiares”, acrescenta. As fotos do livro não se limitam a alimentos, mas também a objetos, pessoas e edificações no contexto da pesquisa de etno alimentação. Impossível olhar e não sentir vontade de saborear uma fruta na barraca colorida de um mercado do Peru, de comer uma fatia de bolo-de-rolo pernambucano, um pirão vermelho do Benin, um pastel de nata português ou de sentar-se à mesa num restaurante no Golfo de Napoli, na Itália. Vamos, então, viajar?

Para compor o livro, Raul Lody empreendeu diversas viagens e fez pesquisas que o permitiram ver, viver, sentir e, claro, experimentar pratos. “Comer com os olhos é um livro que também recupera os movimentos históricos, sociais e econômicos, que foram dinamizados a partir do século XV, com as Grandes Navegações de Portugal, o que possibilitou o encontro do Ocidente com o Oriente”, ensina o antropólogo. “Assim, pode-se dizer que pelo comércio de especiarias, e de outros ingredientes, viveu-se a primeira grande globalização, que interferiu na expansão do território, além das inúmeras receitas e novos hábitos alimentares. O Brasil, pela sua constituição histórica, social e ecológica, integra um dos maiores sistemas alimentares do mundo”, destaca.

Comer com os olhos é uma expressão popular que enfatiza o valor e a comunicação pela imagem da comida, lembra o antropólogo. “Na verdade, comemos com o corpo inteiro. Primeiro, comemos com um sentimento ideológico, que está unido à cultura. Comemos também o som, o cheiro e as experiências sensórias da temperatura e da textura, e de outros fatores que culminam no paladar. O leitor, certamente terá o desejo de comer o livro”, diz . O lançamento de Comer com os olhos se soma às comemorações pelos 50 anos de Raul Lody como pensador da comida e da alimentação, definição que dá ao seu ofício. Ele é museólogo e especialista em arte africana. O livro é prefaciado pelo jornalista e presidente da Cepe, Ricardo Leitão.

Leia também
Raul Lody revisita Gilberto Freyre
Comida e tradição no Museu do Estado
Caixa de leitura está na rua
Leia de graça “A emparedada da Rua Nova”
Livro revela segredo da guerrilha
História: Revolução de 1930 e três homens que se chamavam João
Público tem acesso a 132 mil documentos deixados pelo Dom da  Paz
Os levantes dos camponeses e a triste memória da ditadura no Recife
Sessão Recife Nostalgia: Os banhos noturnos de rio no Poço da Panela
O ano de Cida Pedrosa: escritora premiada, feminista  e vereadora
Livro sobre Clarice Lispector: “O que escrevo continua”
“João Cabral não é um iluminado, mas um iluminador”
Pandemia não inibe produção de livros. Vem até um sobre o Zepellin
De Yaá a “Penélope Africana”
História de Janete Costa em livro
Mary Del Priori é a primeira atração de Circuito Cepe
O levante dos camponeses
Editoras contra elitização do livro
Aventura literária no Olha! Recife
Carlos Pena Filho: Desejos presos na APL
Carlos Pena Filho: trinta copos de chope
Litoral Sul ganha tenda literária
Sidney Rocha  preside Conselho da Cepe
O lado editor do escritor Sidney Rocha
Carlos Pena Filho: “são trinta copos de chope” e memórias no Museu do Estado
Joca e seus diálogos improváveis
Ditadura: a dificuldade dos escritores
Pensem, em 1964 já tinha fake news
Livro oportuno sobre a ditadura
Livro revela segredos da guerrilha 
Anco Márcio resgata a obra de Luiz Marinho
Tereza: uma mulher em três tempos
Miró estreia livro infantil
Clube da Leitura: livros com desconto
Compra de livros sem gastar tostão
Arruar mostra o Recife do passado
O dia que esqueci que sou repórter
Livro mostra os jardins históricos do Recife
O Recife pelas lentes de Fred Jordão
Carnaval: cinco séculos de história
Nação Xambá: 88 anos de resistência
Boa Viagem ao Brasil do século 17
O lado musical da Revolução de 1817
De Yaá a Penélope africana

Recife: pontes e “fontes de miséria”
Clube de leitura: livros com descontos

Serviço
Evento: Live de lançamento de Comer com os olhos, com Raul Lody, Jorge Sabino, Rogério Reis e Marcela Martins
Data: 6 de maio
Hora: 16h
Local: Canal da Cepe Editora no YouTube
Preço do livro: R$ 120 (impresso) e R$ 48 (e-book)
Onde comprar: Lojas físicas e site da Cepe (www.cepe.com.br/lojacepe/)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos:  Jorge Sabino / Divulgação / Cepe

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.