Novos leitos de UTI e filas na vacinação

Está difícil.  Com os números da Covid-19 em ascensão, o Governo de Pernambuco decidiu abrir mais 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva. A iniciativa deve ser concluída até o próximo dia 9 de abril. Com isso, segundo o Governador Paulo Câmara (PSB), o Estado deverá ter mais de 1.600 leitos de UTI, exclusivos para pacientes da pandemia.

O socialista fez o anúncio após reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, neste sábado (03.04). Com as novas vagas, o Estado deve ultrapassar a marca de 1.600 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19, em 16 municípios pernambucanos, em momento em que a ocupação sempre tem sido maior do que 90 por cento, tanto na rede privada quanto na pública. Nos últimos dias, tem aumentando o percentual de pacientes com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), a forma mais pesada da doença. Se antes esse percentual ficava entre cinco e sete por cento, nesse domingo atingiu 11 por cento.

Fila para esperar imunização no Recife levou vacinadores a pedido para que as pessoas se afastassem entre si.

Hoje, segundo o governo estadual, há leitos de UTI na Região Metropolitana, na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão. Os 50 funcionarão no Sertão (Maternidade Santa Maria, Araripina), Zona da Mata (Hospital João Murilo de Oliveira, Vitória de Santo Antão); Região Metropolitana (Hospital Miguel Arraes, Paulista). E ainda na Capital: (Centro de Educação de Saúde Comunitário, Cesac, no bairro do Prado, e Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, na Avenida Recife).

As 394 mil doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas na última quinta-feira (01.03) foram entregues às 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado na sexta-feira. Os imunizantes estão sendo utilizados pelos municípios para dar continuidade à vacinação de idosos com mais de 65 anos de idade em todo o Estado.

No Recife, ao contrário do que vem ocorrendo, no último sábado houve registro de filas, durante a imunização contra a Covid-19. No Parque da Macaxeira – na Zona Norte – os imunizadores precisaram organizar a espera, solicitando aos idosos que aguardavam a vez que ficassem mais distantes um dos outros. Também havia fila de carros com uns 30 aguardando a vez.  Nada, no entanto, que se compare aos tumultos observados em cidades da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro e em Pernambuco (como em Abreu e Lima).

A Secretaria Estadual de Saúde informou que foram registrados nesse domingo 635 novos casos da Covid-19 em Pernambuco.  Destes, onze por cento são da Srag, o mais alto percentual  da forma grave da doença registrado nos últimos 30 dias. Pernambuco tem 355.617 pessoas que foram infectadas desde o início da pandemia. Também foram confirmadas 28 mortes. Agora, o número de vidas perdidas para a pandemia no estado chega a 12.377. Em Pernambuco, 1.140.192 doses de imunizantes contra a Covid-19 foram aplicadas. Destas, 893.348 foram as primeiras doses.

Leia também:
Pandemia,lojas cheias, miséria e aumento de casos
Recorde diário no número de óbitos
Covid: Pernambuco ultrapassa 12.000 mortes
Ocupação de leitos de UTI chega a 98 por cento
Quarentena é prorrogada
Pernambuco bate recorde de casos e seringas vão ao interior
Recife ganha mais dois postos de vacinação
Pernambuco ganha 208 mil doses e compra 4 milhões
Pernambuco bate outro recorde triste
No Recife, 90 por cento do público alvo acima de 70  já se vacinou
Vacinação contra a Covid-19 para quem tem 69
Cuidado com dose fantasma. Fique de olho na seringa na hora da vacinação
Vacinas seguem para o interior
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Governadores pressionam Pazuello por vacina. Paulo Câmara teme o caos
Vacina chega devagar. Vírus em alta velocidade. Agora é lockdown
Pernambuco todo em lockdown
Vacinas seguem para o interior
João Campos tenta agilizar compra de vacinas via Consórcio
Nova remessa de vacinas chega a Pernambuco
Vacinas que chegaram domingo seguiram para interior
Vacinas AtraZeneca/Oxford chega a Pernambuco
Vacinas seguem para regionais de saúde

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.