Pandemia, lojas cheias, miséria na rua e recorde de novos casos da Covid-19

Parece que as pessoas não estão ligando para a pandemia. A julgar pela enchente, hoje, em padarias, supermercados, doçarias, casas de vinhos e da quantidade de automóveis abastecendo nos postos de gasolina, muita gente vai mesmo é viajar. Curtir o feriado. Mas a Covid-19 não dá mole não. Nessa quinta-feira, Pernambuco bateu mais um recorde no número de novos casos da doença: 2.987, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

O maior número de registros diários computados pela SES havia ocorrido no último dia 25 de março, quando foram notificados 2.786 novos casos da infecção. O número de óbitos também permanece elevado, com 74 vidas perdidas para a pandemia nos registros dessa quinta-feira. Ao todo, Pernambuco já teve 352.218 casos da Covid-19,com 21.249 óbitos. O Estado acaba de registrar o desembarque de 394 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 362 mil da Coronavac. A parte restante é da AstraZeneca/Oxford.

Novo lote de vacinas chegou hoje a Pernambuco. Idosos com 65 e servidores de segurança pública serão beneficiados.

O novo lote permitirá a aplicação da segunda dose aos idosos com mais de 65 anos em todo o Estado, além de iniciar a vacinação dos profissionais de segurança pública, a partir da inclusão dessa categoria entre os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização. O Governador Paulo Câmara (PSB) informou que na própria Sexta Feira Santa, as vacinas deverão chegar aos 184 municípios pernambucanos. Com a chegada do mais novo lote, o estado terá recebido 1.833.530 unidades de imunizantes. O quantitativo foi conferido pela equipe técnica do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), que ainda nesta sexta-feira (02.04) fará o envio às 12 Gerências Regionais de Saúde, onde as vacinas ficarão à disposição dos municípios.

Além de lotar hospitais, a pandemia tem aumentado a pobreza e a miséria. Nas ruas do Recife é fácil perceber o aumento da quantidade de pessoas sem teto ocupando calçadas e praças. Paulo Câmara informou que fez um acordo que vai permitir o fornecimento de refeições à população mais carente do Estado. “A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas fechou uma parceria com o Senac e o Armazém do Campo para distribuir mil refeições por dia para pessoas em situação de rua, em grave vulnerabilidade social”.

A ação é coordenada pela operação Pernambuco Pela Prevenção. Já teve início nesta quinta, e vai oferecer, ao todo, 10 mil refeições com balanceamento nutricional e segurança alimentar. Serão três dias de jantar e sete dias de almoço, incluindo prato quente, salada e guarnições. Todo o cardápio foi montado e planejado com antecedência. Os insumos foram comprados pelo Estado e também doados por parceiros, como a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) e Associação Avícola de Pernambuco (Avipe). Tudo foi entregue ao Senac, para o devido preparo.

Leia também:
Recorde diário no número de óbitos
Covid: Pernambuco ultrapassa 12.000 mortes
Ocupação de leitos de UTI chega a 98 por cento
Quarentena é prorrogada
Pernambuco bate recorde de casos e seringas vão ao interior
Recife ganha mais dois postos de vacinação
Pernambuco ganha 208 mil doses e compra 4 milhões
Pernambuco bate outro recorde triste
No Recife, 90 por cento do público alvo acima de 70  já se vacinou
Vacinação contra a Covid-19 para quem tem 69
Cuidado com dose fantasma. Fique de olho na seringa na hora da vacinação
Vacinas seguem para o interior
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Governadores pressionam Pazuello por vacina. Paulo Câmara teme o caos
Vacina chega devagar. Vírus em alta velocidade. Agora é lockdown
Pernambuco todo em lockdown
Vacinas seguem para o interior
João Campos tenta agilizar compra de vacinas via Consórcio
Nova remessa de vacinas chega a Pernambuco
Vacinas que chegaram domingo seguiram para interior
Vacinas AtraZeneca/Oxford chega a Pernambuco
Vacinas seguem para regionais de saúde

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Aluísio Moreira /SEI

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.