Prefeitura do Recife faz doação de sistema digital para organizar vacinação

No meio de tantas notícias ruins no Brasil (incluindo crise política e pandemia), pelo menos uma boa, que vem do Recife. Depois do sucesso da vacinação contra a Covid-19 no Recife – agendamento, sem filas e com tudo muito bem organizado – o Prefeito João Campos (PSB) anunciou que está doando para os 184 municípios pernambucanos todo o sistema desenvolvido pela Prefeitura para o cadastro, agendamento e atendimento nos centros de imunização. Também ofereceu gratuitamente o modelo para qualquer outro município brasileiro que mostrar interesse em usar o modelo.

Ele decidiu tomar a iniciativa ao constatar a existência de filas, desorganização e dificuldades de vacinação em várias cidades não só de Pernambuco como também em outros estados, inclusive no Rio de Janeiro, como ocorreu em Belfort Roxo e Duque de Caxias.  Nas duas cidades,  houve registro de filas quilométricas, inclusive sem distanciamento exigido pelos protocolos sanitários.  O Prefeito assegurou que quaisquer cidades – sejam capital ou do interior – também terão direito ao sistema gratuitamente. No Recife, todo o procedimento é digital, o que vem facilitando a rapidez de atendimento nos locais de vacinação.

“Desde o início da vacinação aqui no Recife, nós tomamos a decisão de fazer tudo de maneira digital: o cadastro, o agendamento e a validação de todas as informações quando a pessoa chega no centro de vacinação. Tudo isso é feito dentro de um sistema que foi desenvolvido pela nossa equipe aqui da prefeitura e agora a gente vai fazer a doação, através da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), do grupo Unidos pela Vacina, para qualquer município de Pernambuco ou do Brasil que desejar utilizar esse sistema”, anunciou João Campos. Tomei a primeira dose da vacina no Parque da Macaxeira (foto).

E foi show. Tudo como manda o figurino! Atendimento agendado, rápido, sem fila, organizado. Ou seja, dez. “O Recife foi a primeira capital do Nordeste e uma das primeiras do Brasil a iniciar a vacinação em diversos grupos prioritários, como aquele formado por idosos com 64 anos ou mais. Em um único dia, a capital pernambucana já alcançou a marca de 8,2 mil pessoas vacinadas, sem filas ou aglomerações. Até o momento, 198.445 pessoas foram vacinadas no Recife. Dessas, 62.874 receberam a segunda dose do imunizante e já concluíram o esquema vacinal”, lembra a Prefeitura.

Todo o processo é feito através da plataforma Conecta Recife. Os recifenses, liberados ou não para a vacinação, podem realizar o cadastro através do site  www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. Todas as pessoas cadastradas são notificadas quando o agendamento abrir para o grupo da qual elas fazem parte. Agendar é simples: basta escolher o local, data e horário da imunização e levar a documentação anexada no cadastro (documento oficial com foto e comprovante de residência no Recife) no dia do atendimento.  Já me vacinei (primeira dose) e sou testemunha que o sistema realmente funciona. E bem. Diferente de outras cidades da região metropolitana do Recife e até do Sul, onde houve fila, confusão e tempo perdido.

Leia também:
Recorde diário no número de óbitos
Covid: Pernambuco ultrapassa 12.000 mortes
Ocupação de leitos de UTI chega a 98 por cento
Quarentena é prorrogada
Pernambuco bate recorde de casos e seringas vão ao interior
Recife ganha mais dois postos de vacinação
Pernambuco ganha 208 mil doses e compra 4 milhões
Pernambuco bate outro recorde triste
No Recife, 90 por cento do público alvo acima de 70  já se vacinou
Vacinação contra a Covid-19 para quem tem 69
Cuidado com dose fantasma. Fique de olho na seringa na hora da vacinação
Vacinas seguem para o interior
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Governadores pressionam Pazuello por vacina. Paulo Câmara teme o caos
Vacina chega devagar. Vírus em alta velocidade. Agora é lockdown
Pernambuco todo em lockdown
Vacinas seguem para o interior
João Campos tenta agilizar compra de vacinas via Consórcio
Nova remessa de vacinas chega a Pernambuco
Vacinas que chegaram domingo seguiram para interior
Vacinas AtraZeneca/Oxford chega a Pernambuco
Vacinas seguem para regionais de saúde

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: PCR/ Acervo #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.