Covid: Pernambuco ultrapassa 12 mil mortes e abre mais leitos de UTI

Com o altíssimo índice de ocupação de leitos destinados a pacientes da Covid-19, o Governo de Pernambuco se viu obrigado a abrir mais 500 leitos públicos, no período de 28 dias. De acordo com o Governador Paulo Câmara (PSB), agora a rede estadual de saúde conta com mais de 1,5 mil unidades de UTI e quase 1,2 mil de enfermaria para pessoas infectadas pelo coronavírus. Ao todo, são 2.575 unidades na Região Metropolitana e no interior.

É o maior volume de leitos dedicados aos pacientes com essa doença já registrado desde o início da pandemia. Antes, o máximo de leitos disponíveis pela Central Estadual de Regulação Hospitalar foi anotado em 20 de junho, quando havia 2.541 vagas, sendo 972 de UTI. Ele voltou a pedir à população que reforce o distanciamento social e o uso de máscaras. “Duas ações ao alcance de cada um, para conseguirmos reduzir a aceleração da doença”, reforçou. Disse que com as medidas restritivas aplicadas ao longo de março, a expectativa é conseguir frear a circulação do vírus e atender melhor a população. Hoje foram entregues 20 leitos de UTI na cidade de Olinda.

Novos 20 leitos públicos de UTI estão na Maternidade Brites Albuquerque, em Olinda.

Pernambuco está em quarentena que deveria ser encerrada nesse final de semana, mas devido à explosão de casos de Covid-19 a iniciativa foi prorrogada até 2021. Para as autoridades sanitárias, Pernambuco vive o pior momento da pandemia, a exemplo do que ocorre no país como um todo. No Sertão pernambucano, o estrangulamento da rede pública de saúde levou os prefeitos de 21 municípios a decretarem lockdown, que é situação ainda mais restritiva do que a quarentena. No restante do Estado, por exemplo, padarias podem funcionar pois são consideradas “serviços essenciais”. Mas no Sertão, elas só podem entregar mercadorias. Tudo no delivery

Em Olinda, foi utilizado  projeto de estruturas modulares, inspirado nas experiências que deram bons resultados em Wuhan, cidade da China que foi o epicentro do surto do novo coronavírus.  Os novos leitos foram montados em Olinda em parceria com o Sistema Hapvida. “Essa estrutura tem uma grande virtude, que é a versatilidade na montagem. Ela serve tanto para leitos de enfermaria como para leitos de UTI. E, aqui em Pernambuco, foi definido um padrão de leitos de UTI. Uma outra grande virtude é a velocidade com que se consegue viabilizar o equipamento. Para essa estrutura, entre a chegada e a entrega de hoje, estamos falando em torno de 10 dias”, explicou o vice-presidente administrativo da Hapvida, André Melo.

Pernambuco ultrapassou hoje a marca de 12 mil mortos devido à Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 31 óbitos devido à infecção, o que elevou para 12.006 o total de vidas perdidas para a pandemia no estado. Também foram notificados 771 novos casos da doença, sendo que o estado possui, agora, um total de 344.177 pessoas que foram contaminadas desde o início da pandemia. Destas, 35.585 foram casos considerados graves.  Até o momento, 27.630 profissionais de saúde foram contaminados (na rede pública e na privada).  Até a tarde desse domingo, 932 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19. Destas, 771.391 só receberam até agora a primeira doze do imunizante.

Leia também
Ocupação de leitos de UTI chega a 98 por cento
Quarentena é prorrogada
Pernambuco bate recorde de casos e seringas vão ao interior
Recife ganha mais dois postos de vacinação
Pernambuco ganha 208 mil doses e compra 4 milhões
Pernambuco bate outro recorde triste
No Recife, 90 por cento do público alvo acima de 70  já se vacinou
Vacinação contra a Covid-19 para quem tem 69
Cuidado com dose fantasma. Fique de olho na seringa na hora da vacinação
Vacinas seguem para o interior
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Governadores pressionam Pazuello por vacina. Paulo Câmara teme o caos
Vacina chega devagar. Vírus em alta velocidade. Agora é lockdown
Pernambuco todo em lockdown
Vacinas seguem para o interior
João Campos tenta agilizar compra de vacinas via Consórcio
Nova remessa de vacinas chega a Pernambuco
Vacinas que chegaram domingo seguiram para interior
Vacinas AtraZeneca/Oxford chega a Pernambuco
Vacinas seguem para regionais de saúde

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Hélia Scheppa / Divulgação / SEI

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.