Ocupação de leitos de UTI em Pernambuco chega a 98 por cento

Tristeza. Com mais de 300 mil pessoas mortas pela Covid-19 e uma fila de espera de leitos de UTI que chega a 6.370 pacientes no país, pelo menos, temos um fato a comemorar nessa sexta-feira, 26/3: a ButantaVac, que será a primeira vacina brasileira contra o coronavírus. Esperamos que o Governo Federal não atrapalhe, como tem feito quando se trata de avanço no estado comandado por desafeto político do Presidente Jair Bolsonaro. Não estamos em tempo de mesquinharias políticas e muito menos de atitudes menores e a gravidade da situação exige, no mínimo, a união de todos, pois a crise deixou sanitária, há muito, transformou-se em crise humanitária no Brasil.

Em Pernambuco, a situação também não está fácil. Os números não mostram tendência de queda e os leitos públicos de UTI destinados a pacientes de Covid-19 estão hoje com ocupação na ordem de 98 por cento. Na rede privada, a situação também não está fácil: 91 por cento de ocupação. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, hoje foram registrados 2.227 novos casos da infecção em Pernambuco, o que eleva para 341.249 o número de pessoas que foram infectadas desde o início da pandemia. Também foram confirmados 62 óbitos, somando-se 11.915 o total de vidas perdidas no estado.

Vacina é esperança contra a Covid-19. Só ela nos salva. Além,claro de seguir os protocolos sanitários.

Hoje, felizmente, houve mais um desembarque de 177.920 doses de vacinas contra a Covid-19. São 133.200 da Coronavac e 44.720 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, que deverão ser utilizadas apenas como primeira dose. Com isso, será possível avançar em todos os municípios pernambucanos na imunização de idosos acima de 65 anos de idade. Ainda bem. Pelo menos isso. Nesta semana, o Estado bateu bom recorde, nesses tempos de tantos recordes ruins. Fez 51.000 imunizações num único dia. “Então, quanto mais vacinas recebermos, mais condições nós teremos de aumentar a quantidade de pessoas protegidas contra essa doença”, afirma o governador Paulo Câmara (PSB).As doses recebidas pela manhã foram levadas para a central de armazenamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e entregues à superintendente de Imunização do Estado, Ana Catarina de Melo.

“Estamos recebendo esse lote para finalizar a vacinação dos idosos entre 70 e 74 anos de idade e avançar para a imunização do público a partir dos 65 anos, além de complementar a vacinação da população quilombola”, ressalta ela. A distribuição das vacinas para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado (Geres) começou a ser feita de imediato, repetindo a operação logística por via terrestre e aérea. E está sendo finalizada ainda hoje, deixando as vacinas à disposição das secretarias de saúde dos municípios. As doses da Coronavac serão destinadas aos idosos entre 65 e 74 anos. Já as da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz complementam o público de 65 a 69 anos e os povos e comunidades quilombolas tradicionais. Com mais essa remessa, sobe para 1.438.880 o número de doses de vacinas contra a Covid-19 já recebidas em Pernambuco. Desse total, 1.192.160 foram da Coronavac e 246.720 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz.

Hoje o Tribunal de Contas da União divulgou uma nota cobrando transparência no Plano de Vacinação, por parte dos municípios. É que a Resolução 122/2021 determina que os titulares do poder executivo (municipal e estadual) elaborem publicação e divulgação da operacionalização de vacinas:plano, quantitativo de recebidas, adquiridas, aplicadas, etc. Os prefeitos e governador devem fornecer, ainda Dados de todas as vacinações realizadas pelo Estado e pelos Municípios, indicando informações que vão do nome do vacinador ao CPF do vacinado.

Leia também:
Quarentena é prorrogada
Pernambuco bate recorde de casos e seringas vão ao interior
Recife ganha mais dois postos de vacinação
Pernambuco ganha 208 mil doses e compra 4 milhões
Pernambuco bate outro recorde triste
No Recife, 90 por cento do público alvo acima de 70  já se vacinou
Vacinação contra a Covid-19 para quem tem 69
Cuidado com dose fantasma. Fique de olho na seringa na hora da vacinação
Vacinas seguem para o interior
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Governadores pressionam Pazuello por vacina. Paulo Câmara teme o caos
Vacina chega devagar. Vírus em alta velocidade. Agora é lockdown
Pernambuco todo em lockdown
Vacinas seguem para o interior
João Campos tenta agilizar compra de vacinas via Consórcio
Nova remessa de vacinas chega a Pernambuco
Vacinas que chegaram domingo seguiram para interior
Vacinas AtraZeneca/Oxford chega a Pernambuco
Vacinas seguem para regionais de saúde

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: SEI / Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.