Pernambuco: Quarentena é prorrogada e casos de Covid-19 batem recorde

Pernambuco bateu novo recorde, no número de novos casos da Covid-19, nessa quinta-feira (25/5) e o Governo do Estado decidiu prorrogar a quarentena até o dia 31 de março.  Ela seria encerrada no próximo dia 28. Durante todo o dia, circularam informações segundo as quais o estado entraria em lockdown, que é um sistema de isolamento mais rígido do que a quarentena. A Secretaria Estadual de Saúde registrou hoje (25/05), 2.786 pessoas infectadas, ultrapassando a quantidade do dia anterior (2.738) que foi a maior verificada no estado desde o início da pandemia, em março de 2020. Agora, chega a 339.022 o total de pessoas que foram infectadas pelo coronavírus. Também houve confirmação de 46 óbitos, devido à Covid-19, o que significa uma soma de 11.853 vidas perdidas para a pandemia. E a  partir de 1 de abril, o Estado entra em novo plano de convivência.  Atividades econômicas podem funcionar de 10h às 20h durante a semana, e de 9h às 17h aos sábados e domingos.

O Secretário Estadual de Saúde, André Longo, afirmou que o prolongamento da quarentena foi a forma encontrada para deter a expansão do coronavírus. Ele pediu o apoio da população. Lembrou que a semana passada foi a pior da pandemia em 2021, com crescimento de 19 por cento no número de casos da Covid-19. “Em quinze dias, esse crescimento foi de 40 por cento”, alertou. Longo disse que leitos de UTI vêm sendo abertos pelo Estado porém a ocupação cresce na mesma proporção. “Abrimos 400 em março e todos foram rapidamente ocupados”. Ele pediu que as pessoas fiscalizem as outras e constranjam aquelas que estão sem máscara nas ruas. “Sem máscara só em casa”. E acrescentou: “Precisamos atentar cada vez mais para o uso da máscara em todas as situações que tenhamos que sair de casa. Por favor, atendam aos apelos das autoridades sanitárias, e precisamos de comportamento mais adequado da sociedade”. E apelou: “Por favor, nos ajudem nesse processo, usando a máscara devidamente”.

Com prorrogação da quarentena, praias e parques permanecem fechados até o dia 31 de março no estado.

Hoje o governador Paulo Câmara informou que o estado está recebendo mais 177.920 doses de vacinas contra a coronavírus, o que permitirá que os municípios pernambucanos possam começar a vacinar as pessoas com idades a partir de 65 anos. Em Pernambuco, todo o estado está de quarentena, mas no Sertão, 20 municípios decretaram lockdown. O rigor é grande e só estão permitidos os serviços essenciais. Até as padarias tiveram que fechar e estão no regime de delivery. É que nos sertões do Pajeú e Moxotó, encontram-se com o sistema de saúde em colapso, devido à expansão da doença. Das 177.920 doses recebidas hoje, 133.200 são da Coronavac e 44.720 são da AstraZeneca/ Oxford.

A imunização vai ajudar a diminuir o número de internações e óbitos. Na última terça-feira, nosso Estado bateu o recorde de pessoas vacinadas num único dia. Foram 51 mil pernambucanos e pernambucanas imunizados. Isso só comprova que, com disponibilidade de vacinas, temos condições de ampliar, e muito, a quantidade de pessoas protegidas”, ressaltou Paulo Câmara. Com mais essa chegada, sobe para 1.438.880 o número de doses de vacinas contra a Covid-19 já recebidas em Pernambuco.  O Estado também vai poder vacinar 100% dos idosos com mais 70 anos com a primeira dose e ainda dar prosseguimento à vacinação dos quilombolas, a partir desta nova remessa.

Hoje, a Fundação  Osvaldo Cruz, Fiocruz Pernambuco, informou que após  sequenciamento genético, cinco amostras biológicas de pernambucanos confirmados para a Covid-19 apresentaram a variante P.1 da doença. “Nosso resultado corrobora que a variante P.1 é a que domina a pandemia em Pernambuco, conforme já havia sido apontado em comunicado técnico do Observatório Covid-19 da Fiocruz, afirma Gabriel Wallau, pesquisador da Fiocruz. A variante é tida como a mais contagiosa.

“Esse é um achado científico que já esperávamos, pela circulação da variante em diversos Estados e a constante circulação de pessoas no nosso território. É importante ter essa confirmação, mas nosso trabalho contra a Covid-19 continua sendo através do uso correto da máscara, da higienização das mãos e do distanciamento e isolamento social, além da vacinação. Nas últimas semanas, estamos vendo uma crescente de casos em todas as regiões do Estado e um aumento expressivo nas solicitações de leitos. Também estamos abrindo novas vagas hospitalares diariamente, mas precisamos do apoio de todos nessa luta pela vida. Só com o seguimento correto de todas as medidas sanitárias conseguiremos superar essa grave crise de saúde pública e evitar ainda mais mortes de entes queridos”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Leia também:
Pernambuco bate recorde de casos e seringas vão ao interior
Recife ganha mais dois postos de vacinação
Pernambuco ganha 208 mil doses e compra 4 milhões
Pernambuco bate outro recorde triste
No Recife, 90 por cento do público alvo acima de 70  já se vacinou
Vacinação contra a Covid-19 para quem tem 69
Cuidado com dose fantasma. Fique de olho na seringa na hora da vacinação
Vacinas seguem para o interior
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Governadores pressionam Pazuello por vacina. Paulo Câmara teme o caos
Vacina chega devagar. Vírus em alta velocidade. Agora é lockdown
Pernambuco todo em lockdown
Vacinas seguem para o interior
João Campos tenta agilizar compra de vacinas via Consórcio
Nova remessa de vacinas chega a Pernambuco
Vacinas que chegaram domingo seguiram para interior
Vacinas AtraZeneca/Oxford chega a Pernambuco
Vacinas seguem para regionais de saúde

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.