Covid-19: Pernambuco recebe 208 mil doses e compra 4 milhões via Consórcio

O governador Paulo Câmara anunciou, neste sábado (20.03), a compra de quatro milhões de doses da vacina Sputnik V. As doses foram adquiridas através de negociação direta do Consórcio Nordeste com o Fundo Soberano da Rússia. Preocupados com a lentidão do Ministério da Saúde na distribuição de vacinas  contra a Covid-19, os governadores formaram um consórcio para facilitar a compra em bloco dos imunizantes, cujos primeiros lotes devem chegar ao Brasil em  abril.

Neste sábado, desembarcaram em Pernambuco 208 mil doses, sendo 172 mil doses da Coronavac e outras 36 mil da AstraZeneca/Oxford. Com isso, o governador anunciou, em pronunciamento, o início da vacinação em idosos com idades entre 70 4 74 anos em todo o Estado.  Câmara afirmou que as novas vacinas trazem esperança, diante da crise causada pela pandemia, mas reforçou que não é momento para se abaixar a guarda. “Vamos continuar perseguindo qualquer oportunidade de aquisição direta de imunizantes para acelerar a vacinação dos pernambucanos e pernambucanas. Enquanto não chega a sua vez de vacinar, evite sair de casa. Se for necessário sair, use máscara o tempo todo”.

Até o momento, já foram aplicadas 679.348 doses contra o coronavírus em Pernambuco. Destas, 498.772 são primeiras doses. Em Pernambuco, os números da Covid-19 não mostram sinais de declínio. Hoje foram registrados 2.107 novos casos da infecção, dos quais 136 (seis por cento) são a forma grave da doença Agora, o número oficial de infectados chega a 329.633, dos quais 34.283 foram graves. Também foram confirmados 24 óbitos. Assim, somam 11.638 as vidas perdidas para a pandemia no Estado. Entre os profissionais de saúde, nada menos de 27.340 já foram contaminados pela Covid-19. A ocupação de leitos de UTI está perto de cem por cento.

Leia também:
No Recife, 90 por cento do público alvo acima de 70  já se vacinou
Vacinação contra a Covid-19 para quem tem 69
Cuidado com dose fantasma. Fique de olho na seringa na hora da vacinação
Vacinas seguem para o interior
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Governadores pressionam Pazuello por vacina. Paulo Câmara teme o caos
Vacina chega devagar. Vírus em alta velocidade. Agora é lockdown
Pernambuco todo em lockdown
Vacinas seguem para o interior
João Campos tenta agilizar compra de vacinas via Consórcio
Nova remessa de vacinas chega a Pernambuco
Vacinas que chegaram domingo seguiram para interior
Vacinas AtraZeneca/Oxford chega a Pernambuco
Vacinas seguem para regionais de saúde

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Heudes Régis / Divulgação / SEI

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.