Vacina chega devagar, vírus em alta velocidade: Agora é lockdown em PE

A partir de amanhã, quinta-feira (18/03), todo o Estado entra em regime de lockdown. Estão sem permissão para funcionamento de bares e restaurantes, shopping centers, óticas, salas de teatro e cinema, comércio varejista (galerias, lojas do centro e de bairros), salões de beleza, escolas e universidades (particulares e privadas), competições e práticas esportivas em grupo (exceção para o futebol, porém sem público). Também está proibido o acesso a praias, parques e praças.

A medida vale para os 184 municípios pernambucanos. O Arquipélago de Fernando de Noronha, no entanto, não foi atingido pelo decreto do Governador Paulo Câmara (PSB), instituindo a quarentena no período que vai de 18 a 28 de março. Bares e restaurantes podem fornecer refeições no sistema delivery. Quanto aos shopping centers, estão permitidos o delivery e o drive-trhu.  A  quarentena visa conter  a disseminação do coronavírus, pois a infecção está em alta no Estado, não só em número de novos casos como de mortes. Os leitos de UTI destinados a pacientes da Covid-19  estão operando no limite máximo, com índice de ocupação que chega perto de cem por cento. Ou seja, uma situação de estrangulamento.

No lockdown de maio de 2020, só podia circular quem comprovasse a necessidade do serviço essenciall.

Como a vacinação não acontece com a velocidade com que o vírus se propaga, o jeito é parar mesmo. Ficar em casa. Sair só para o essencial, ou para se imunizar. Pegar um bom livro, assistir lives ou ver qual a melhor programação na Tv, seja em canais abertos ou naqueles por assinatura. Hoje, a Secretaria Estadual de Saúde computou  2.245 novos casos da Covid-19, dos quais cinco por cento são da Síndrome Respiratória Aguda Grave.  Agora, o Estado tem número oficial de 323.176 pessoas que foram infectadas desde o início da pandemia. Também foram confirmados 29 óbitos devido à Covid-19, elevando-se para 11.510 as vidas perdidas para a pandemia em Pernambuco.

Como desembarque de 198.600 doses, na noite de terça-feira, Pernambuco soma até o momento 1.052.960 doses recebidas. Mas de acordo com o Secretário Estadual de Saúde, André Longo, os imunizantes enviados até agora ao Estado ainda não foram suficientes para vacinar todo o público da faixa etária de 75 a 79 anos nem todos trabalhadores dos serviços de saúde.  No Recife, no entanto, a população de 70 anos já começou a ser imunizada. O Procurador Geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto de Freitas, informo que o Ministério Público está vigilante em todo o estado, para coibir qualquer tipo de desrespeito ao decreto governamental. E lembra que quem promover festas e aglomerações vai responder criminalmente por associação criminosa e por desrespeito ao artigo 268 do Código Penal (“infringir determinações do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”).  Lembrou que promotores, polícia, guardas municipais e outros órgãos – como o Procon – estarão atuando para evitar desrespeito  à quarentena.

Leia também:
Pernambuco todo em lockdown
Conselho Estadual de Saúde em Pernambuco quer novo lockdown
Cientistas contestam Bolsonaro: Avanços da Medicina não podem ser ignorados
Cientistas: Vidas são mais importantes do que cargos políticos
Pernambuco, onde o lockdown é quarentena
Exame RT-PCR tem resultado on line
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Covid-19: Pernambuco de novo sem praia, sem parque, sem clube social
Herói palhaço, lockdown, Recife vazio
Governador anuncia R$ 10 milhões para micro e pequenos empresários
Exame RT-PCR tem resultado on line
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Covid-19: Pernambuco de novo sem praia, sem parque, sem clube social
Pernambuco tem lockdown em cinco cidades
Herói,  palhaço e lockdown
Blitzes educativas e garis sem máscaras
Pernambuco, onde lockdown é “quarentena”
Parques e praças serão os locais mais procurados na pós-pandemia

Lojas fechadas, mas sem lockdown


Texto: Letícia Lins / #OxeRecife

Fotos: Aloísio Moreira (SEI) e Letícia Lins/ #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.