Pernambuco todo em lockdown

Começa novo lockdown no estado. O Governador Paulo Câmara (PSB) acaba de decretar que teremos que passar mais um período de quarentena. A partir de quinta-feira (18/03) só serão permitidas atividades essenciais em todos os 184 municípios pernambucanos. A previsão é que o lockdown se estenda até o próximo dia 28. A decisão foi tomada após análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19.

Os números de casos da Covid-19 estão em alta, e a taxa de ocupação de leitos de UTI  chegou a 95 por cento no sistema de saúde do estado. Parece uma medida drástica, mas é o jeito. Caso não haja isolamento social, o sistema de saúde pode entrar em colapso e os leitos disponíveis não serão suficientes para todos. Aliás, leitos só não. Profissionais de saúde também. Então, se resguardar é só o que nos resta, enquanto não há vacinas para todos.

Durante o período de quarentena, ficarão proibidos de funcionar os serviços de bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; óticas; salas de cinema e teatros; academias; salão de beleza e similares; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho; escolas e universidades (públicas e privadas); clubes sociais , esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas; praias, parques e praças; ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais. Igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet.

Permanecerão ativos os seguintes serviços considerados essenciais: supermercados; padarias; farmácias; postos de combustíveis; petshop; clínicas, ambulatórios e similares; bancos e lotéricas; transporte público; indústrias, atacado e termoelétricas; construção civil; material de construção; materiais e equipamentos de informática; lojas de materiais e equipamentos agrícolas, oficinas e assistências técnicas e lojas de veículos.

“Será difícil para o Estado inteiro, mas precisa ser o nosso movimento realmente coletivo, em que estaremos juntos e conscientes para vencer o vírus e trazer de volta paz, tranquilidade, esperança e ainda mais trabalho pelo futuro da nossa gente”, completou Paulo Câmara.

“Estamos em um novo pico da crise e de ameaça crescente. É preciso reverter essa tendência para proteger cada vida e vencer. Adotamos novas medidas sociais e econômicas buscando reduzir o impacto da pandemia, mesmo diante de uma crise que também atinge o governo”, destacou Paulo Câmara, ressaltando que uma decisão nesse sentido não é simples, mas não pode haver omissão de nenhuma das partes envolvidas. “Nenhum governo vai vencer essa doença sozinho. Só é possível superar a pandemia se cada pessoa, família, empresa, cada um de nós for agente de proteção, de cuidado, guerreiros e guerreiras da vida”, apelou.

Desde a semana passada que o governo estadual vinha dando sinais que poderia tomar mais medidas restritivas do que as que já estão em prática. Inclusive, o lockdown já vinha funcionando nos dois últimos  finais de semana. Infelizmente. Nas ruas, as pessoas realmente não estão levando a sério o uso de máscaras e é muito comum ver populares usando-as como babador (debaixo do pescoço) ou como diadema ou travessa (erguida sobre os cabelos). Aglomerações também foram vistas nos finais de semana, em bairros como Água Fria, Beberibe e Casa Amarela. Nas últimas 24 horas, foram registrados 921 novos casos da Covid-19 e confirmados 28 óbitos devido à infecção. Desde o início da pandemia, 318.449 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus. Destas, 11.411 perderam suas vidas.

Leia também:
Conselho Estadual de Saúde em Pernambuco quer novo lockdown
Cientistas contestam Bolsonaro: Avanços da Medicina não podem ser ignorados
Cientistas: Vidas são mais importantes do que cargos políticos
Pernambuco, onde o lockdown é quarentena
Exame RT-PCR tem resultado on line
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Covid-19: Pernambuco de novo sem praia, sem parque, sem clube social
Herói palhaço, lockdown, Recife vazio
Governador anuncia R$ 10 milhões para micro e pequenos empresários
Exame RT-PCR tem resultado on line
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Covid-19: Pernambuco de novo sem praia, sem parque, sem clube social

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.