João Campos tenta agilizar compra de vacinas via consórcio de prefeitos

Já está na Câmara Municipal, Projeto de Lei do Executivo 05/2021, que autoriza a entrada do Recife no consórcio mobilizado pela Frente Nacional de Prefeitos para a compra direta aos laboratórios de doses de vacinas de Covid-19. Em sessão plenária nessa terça-feira (9/03), os vereadores já autorizaram a urgência na tramitação e dispensa de prazos nas comissões, para dar maior celeridade ao processo. Ainda bem. A comunidade está ansiosa, pois se for esperar pelas vacinas do Ministério da Saúde chegam devagar…. quase parando, em quantidades bem menores do que as necessárias. E a inércia (ou desinteresse) já virou até motivo de piada nas redes sociais, como vocês podem observar na foto abaixo.

O Prefeito João Campos (PSB),que tinha prometido comprar vacinas diretamente aos laboratórios, percebeu que só conseguiria adquirir os imunizantes em grupo. “Estamos nesta luta desde o início do ano, falando com os laboratórios, abrindo as negociações, mas infelizmente os laboratórios não demonstram interesse em poder fazer a venda direta. Então, através da Frente Nacional dos Prefeitos, nós estamos formando um consórcio com mais de mil municípios para poder comprar as vacinas”. Nesta semana, a população soube que foi reduzida em 40 por cento a estimativa de imunizantes que seriam distribuídas em março pelo Ministério da Saúde. A previsão inicial era de que o governo brasileiro teria 46 milhões de vacinas até o final do mês.

Na segunda, o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, apresentou novos números. Ele disse que espera receber entre 25 a 26 milhões de doses no período. Diante da lentidão e, para evitar o pior, governadores e prefeitos se organizam em consórcios, como forma de ampliar a vacinação em seus estados e cidades. Na segunda-feira, a ocupação dos leitos públicos de UTI chegou a 94 por cento na rede estadual e 88 por cento na rede privada. Sem vacina em quantidade, a situação tende a piorar.  Hoje a Secretaria Estadual de Saúde informou que nas últimas 24 horas, ocorreram 1.319 novos casos da Covid-19,em Pernambuco.

Agora, o número oficial de pernambucanos que foram infectados pela pandemia chega a 309.976 no estado, onde foram confirmados 17 óbitos na terça. Com isso, o número de vidas perdidas para a pandemia chega a 11.224 em PE. O prefeito assinou o protocolo de interesse em aderir ao consórcio com a Frente Nacional de Prefeitos no dia 1º de março. João Campos já anunciou que a intenção do Recife é, através do consórcio, adquirir 200 mil doses que servirão para dar celeridade na vacinação da população dos atuais grupos prioritários e também garantir a inclusão dos profissionais da educação na vacinação.  Não só no Recife, mas em todo o estado há agravamento da pandemia, e o Governo de Pernambuco impôs novas restrições e decretou lockdown por dois finais de semana. No Recife, até o momento, 114 mil pessoas já foram vacinadas, mas até agora 31.836 receberam a segunda dose.

Leia também:
Exame RT-PCR tem resultado on line
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Covid-19: Pernambuco de novo sem praia, sem parque, sem clube social
PE: Onde o lockdown é quarentena
Covid suspende cirurgias eletivas no interior de Pernambuco
Governo de Pernambuco tenta compra direta da vacina
Pernambuco tem medidas restritivas
Demanda por vacina sobrecarrega  e ConectaRecife e sistema sai do ar
Mais 82 mil doses da vacina chegam a Pernambuco
Pandemia: “Podemos tomar medidas mais duras nos próximos dias”
Pandemia:  governo proibe festas e praias podem fechar de novo
Estamos passando por um momento difícil da pandemia
Governo diz que já chamou 8,1 mil profissionais para lutar contra a Covid
Em calamidade pública,Pernambuco cancela carnaval 
Covid-19 volta a subir. E muito
Pandemia cresce e Pernambuco tem 428 novos leitos públicos
Crise na saúde: #SomostodosCisam
Covid: números preocupam mas bares abusam na Zona Norte
Pernambuco está pronto para distribuir vacina contra Covid-19
Proibidas festas de Natal e reveillon
Pastoris virtuais começam no sábado
Proibidas festas de Natal e réveillon
Pilar: Projeto Ação prepara festa natalina
Dê presentes sociais nesse Natal
Lar do Nenen precisa de ajuda
Sem festa da Vitória Régia, Casa da Criança Marcelo Asfora precisa de você
Decoração natalina perdeu para outras capitais do Nordeste

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos:  PCR e reprodução da Internet/ Redes sociais

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.