Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas

Não dá mais para esperar. Cansados das trapalhadas federais no quesito vacinação contra a Covid-19, governadores e prefeitos decidiram tentar compra direta dos imunizantes. Para isso, formaram-se dois consórcios. Um de governadores e outro de Prefeitos. O Governador Paulo Câmara (PSB)passou a terça-feira em Brasília, tratando do assunto com seus colegas de outros estados. Os prefeitos também estão mobilizados. O Prefeito do Recife, João Campos (PSB) acaba de firmar parceria com municípios brasileiros para a criação de um consórcio junto à Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para aquisição direta de vacinas contra o novo coronavírus. O grupo reunirá cerca de 100 prefeituras, entre capitais e cidades de médio porte. A Prefeitura quer comprar, de início, 200 mil doses.

Mais que necessário. E correto. Sendo um consórcio, e com compras em grande escala, o preço do produto mais desejado dos anos 20 desse século 21 tende a ser menor. Ou pelo menos, se ganha o poder de barganhar. Em Pernambuco, o índice de ocupação de leitos de UTI devido ao coronavírus passou de 93 por cento esta semana, e o alerta acendeu a luz vermelha. Por esse motivo, partir de amanhã (quarta, 3/3) começam novas medidas restritivas. Na terça (2/3) foram registrados 1.330 novos casos da doença em Pernambuco, elevando-se para 301.334  o número oficial de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Também foram confirmados 23 óbitos provocados pela infecção. Agora o estado possui 11.030 vidas perdidas para a pandemia.

“Infelizmente, o Brasil vive um dos momentos mais desafiadores desde o início da pandemia. Nós temos assistido Brasil afora o crescimento do número de casos leves e graves da Covid-19, infelizmente, não tem sido diferente aqui no Recife. A ação mais efetiva que nós podemos fazer é uma vacinação com segurança e com velocidade para todos os recifenses”, afirmou o Prefeito, ao anunciar o engajamento no consórcio da FNP. O prefeito destacou como a opção pelo cadastramento e agendamento  “cem por cento digital”  contribuiu para que o Recife alcançasse a “vacinação de forma rápida e eficiente”.

Lembrou que Recife “foi uma das primeiras cidades do Brasil a começar a vacinação das pessoas com mais de 75 anos de idade”. Hoje há  “milhares de profissionais de saúde vacinados” e  “mais de 65% da população com mais de 75 anos de idade vacinada aqui no Recife”. Nesta terça-feira (2/3), ele informou que a gestão municipal da capital pernambucana vai solicitar pelo menos 200 mil doses de vacinas por meio do grupo. Com isso, a Prefeitura do Recife deve acelerar a imunização dos grupos que já estão sendo atendidos e também incluir os trabalhadores da educação nesta primeira fase do Plano Recife Vacina. Na capital, são 10 mil profissionais da educação que devem ser vacinados.

Leia também:
Covid-19: Pernambuco de novo sem praia, sem parque, sem clube social
PE: Onde o lockdown é quarentena
Covid suspende cirurgias eletivas no interior de Pernambuco
Governo de Pernambuco tenta compra direta da vacina
Pernambuco tem medidas restritivas
Demanda por vacina sobrecarrega  e ConectaRecife e sistema sai do ar
Mais 82 mil doses da vacina chegam a Pernambuco
Pandemia: “Podemos tomar medidas mais duras nos próximos dias”
Pandemia:  governo proibe festas e praias podem fechar de novo
Estamos passando por um momento difícil da pandemia
Governo diz que já chamou 8,1 mil profissionais para lutar contra a Covid
Em calamidade pública,Pernambuco cancela carnaval 
Covid-19 volta a subir. E muito
Pandemia cresce e Pernambuco tem 428 novos leitos públicos
Crise na saúde: #SomostodosCisam
Covid: números preocupam mas bares abusam na Zona Norte
Pernambuco está pronto para distribuir vacina contra Covid-19
Proibidas festas de Natal e reveillon
Pastoris virtuais começam no sábado
Proibidas festas de Natal e réveillon
Pilar: Projeto Ação prepara festa natalina
Dê presentes sociais nesse Natal
Lar do Nenen precisa de ajuda
Sem festa da Vitória Régia, Casa da Criança Marcelo Asfora precisa de você
Decoração natalina perdeu para outras capitais do Nordeste

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: PCR / Divulgação / Acervo #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.