Governo de Pernambuco tenta compra direta de vacina contra Covid-19

O Prefeito João Campos (PSB) já havia anunciando negociação direta, para aquisição de imunizantes contra a Covid-19 para a população do Recife. Neste domingo (28/02), o governador Paulo Câmara (PSB) informou que estará na terça-feira (02.03), em Brasília, para se reunir com a diretoria da farmacêutica União Química, produtora no Brasil da vacina Sputnik V.

O objetivo: negociar a aquisição direta do imunizante russo. A iniciativa é uma ação conjunta do Fórum de Governadores do Brasil. Eles cansaram das trapalhadas do Ministério da Saúde, no quesito imunizantes contra o coronavírus. O laboratório União Química protocolou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido para uso emergencial no Brasil de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V. A empresa também informou que o imunizante será produzido no Brasil nas fábricas de Brasília e Guarulhos.

Prefeito João Campos e Governador Paulo Câmara  discutem compra direta de vacinas. Semr Bozó.

A vacina tem origem russa e apresentou eficácia acima de 90% contra o novo coronavírus na última etapa de testes, segundo informações vindas daquele país. Na última terça-feira (23.02), o Supremo Tribunal Federal havia autorizado estados e municípios a adquirir vacinas contra o novo coronavírus, mesmo sem a certificação da Anvisa, no caso de as doses previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI) serem consideradas insuficientes.

No Recife, o Prefeito João Campos – que hoje esteve reunido com Câmara para discutir sobre iniciativas relacionadas à pandemia – informou que mais da metade da população com idade a partir de 75 anos já se cadastrou para tomar vacina contra a infecção provocada pelo coronavírus. Até o momento, no Recife foram aplicadas 91.595 doses, beneficiando 75.095  pessoas. Isso porque 16.485 já tiveram direito à segunda dose. Em Pernambuco, somam 399.563 as pessoas vacinadas.

Até a noite do domingo, Pernambuco havia registrado oficialmente 299.475 casos da Covid-19, 615 dos quais confirmados nas últimas 24 horas. Daqueles 299.475, nada menos de 32.473 se apresentaram como a forma mais grave da infecção (SRAG – Síndrome Respiratória Aguda). Também foram confirmados 22 óbitos provocados pela Covid-19, o que eleva para 10.996 as vidas perdidas para a pandemia, só em Pernambuco. Entre os óbitos do final de semana, as idades variam de 30 a 101 anos. Destes, 19 tinham doenças  pré-existentes.

Leia também:
Pernambuco tem medidas restritivas
Demanda por vacina sobrecarrega  e ConectaRecife e sistema sai do ar
Mais 82 mil doses da vacina chegam a Pernambuco
Pandemia: “Podemos tomar medidas mais duras nos próximos dias”
Pandemia:  governo proibe festas e praias podem fechar de novo
Estamos passando por um momento difícil da pandemia
Governo diz que já chamou 8,1 mil profissionais para lutar contra a Covid
Em calamidade pública,Pernambuco cancela carnaval 
Covid-19 volta a subir. E muito
Pandemia cresce e Pernambuco tem 428 novos leitos públicos
Crise na saúde: #SomostodosCisam
Covid: números preocupam mas bares abusam na Zona Norte
Pernambuco está pronto para distribuir vacina contra Covid-19
Proibidas festas de Natal e reveillon
Pastoris virtuais começam no sábado
Proibidas festas de Natal e réveillon
Pilar: Projeto Ação prepara festa natalina
Dê presentes sociais nesse Natal
Lar do Nenen precisa de ajuda
Sem festa da Vitória Régia, Casa da Criança Marcelo Asfora precisa de você
Decoração natalina perdeu para outras capitais do Nordeste

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: SEI e PCR / Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.