Pernambuco tem medidas restritivas em todo território a partir do sábado

Por conta da expansão da pandemia – com índice de ocupação de leitos hospitalares chegando a 90 por cento –  Pernambuco enfrenta medidas restritivas em todo o seu território, a partir do sábado (27/02), quando estará proibida qualquer atividade não essencial no horário das 22h às cinco da manhã. A decisão foi comunicada pelo próprio Governador Paulo Câmara (PSB), nessa sexta (26/02), em pronunciamento (foto).

Ele anunciou a iniciativa, no mesmo dia em que 63 municípios pernambucanos entraram em normas mais rígidas, para conter a disseminação da Covid-19.  Neles, até  foram suspensas cirurgias eletivas (não emergenciais), como forma de garantir leitos para pacientes infectados pelo novo coronavírus.  A  nova decisão “tem o objetivo de conter o novo avanço da doença, que pressiona o sistema de saúde estadual, registrando atualmente uma taxa de ocupação de UTI acima dos 90%”, informa o Palácio do Campo das Princesas. “Este é mais um momento decisivo na nossa luta contra a Covid. Já ficou claro que cada um precisa fazer a sua parte, usando máscara, higienizando as mãos e evitando aglomerações”, completou o governador.

Estado está contratando novos leitos na rede privada e suspendendo cirurgias eletivas no interior de Pernambuco.

Na última quarta-feira (24.02), o governador já havia divulgado ações restritivas para 63 municípios do interior. Nas Gerências Regionais de Saúde (Geres) II, IV e IX, com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, as atividades econômicas e sociais estão proibidas, entre 20h e 5h. Nos próximos dois finais de semana, as atividades estarão proibidas entre 17h e 5h, nessas regionais. A polícia e os órgãos de fiscalização estarão nas ruas para observar o cumprimento desse novo decreto.” Vamos monitorar os dados minuto a minuto neste fim de semana e, caso os índices permaneçam piorando, novas medidas restritivas podem ser anunciadas já no início da próxima semana”, afirmou Paulo Câmara.

Realmente estava havendo abusos em casas noturnas, restaurante e até festas clandestinas, onde foram constatadas agremiações e pessoas – principalmente jovens- sem máscara. Além das novas medidas, foi anunciada também a ampliação das equipes de logística, para diminuir ainda mais o prazo de entrega de vacinas assim que elas chegarem ao Recife. O governador informou também que vai avançar na oferta de vagas de UTI, com a entrada em operação, já neste fim de semana, de mais 30 leitos no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no Recife. Na quinta, o Secretário Estadual de Saúde, André Longo, informara que o estado vai contratar  490 leitos na rede privada, incluindo de UTI. De acordo com o governo estadual, hoje o estado conta com quase dois mil leitos dedicados aos pacientes infectados pelo vírus, sendo 998 de UTI, em 16 municípios. “É a segunda maior rede de leitos de terapia intensiva do País”.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou hoje 1.723 casos da Covid-19, sendo que 53 (3%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.670 (97%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 297.404 casos confirmados da doença, sendo 32.368 graves e 265.036 leves. Também foram confirmados 19 óbitos, ocorridos entre 16/12/2020 e 25/02/2021. Com isso, o Estado totaliza 10.945 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Leia também:
Demanda por vacina sobrecarrega  e ConectaRecife e sistema sai do ar
Mais 82 mil doses da vacina chegam a Pernambuco
Pandemia: “Podemos tomar medidas mais duras nos próximos dias”
Pandemia:  governo proibe festas e praias podem fechar de novo
Estamos passando por um momento difícil da pandemia
Governo diz que já chamou 8,1 mil profissionais para lutar contra a Covid
Em calamidade pública,Pernambuco cancela carnaval 
Covid-19 volta a subir. E muito
Pandemia cresce e Pernambuco tem 428 novos leitos públicos
Crise na saúde: #SomostodosCisam
Covid: números preocupam mas bares abusam na Zona Norte
Pernambuco está pronto para distribuir vacina contra Covid-19
Proibidas festas de Natal e reveillon
Pastoris virtuais começam no sábado
Proibidas festas de Natal e réveillon
Pilar: Projeto Ação prepara festa natalina
Dê presentes sociais nesse Natal
Lar do Nenen precisa de ajuda
Sem festa da Vitória Régia, Casa da Criança Marcelo Asfora precisa de você
Decoração natalina perdeu para outras capitais do Nordeste

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Aloísio Moreira / Divulgação / SEI e PCR

 

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.