Parem de derrubar árvores (297)

Todos os dias, aparece mais uma. Ou melhor, menos uma. Ou, pior, menos duas. Em pouco mais  de um mês, a Rua Laurindo Coelho, em Casa Forte, já perdeu “somente” duas árvores frondosas, que davam conforto térmico à via, que é bastante movimentada, já que possui restaurante, cartório, agência de automóveis, escritórios  e edifícios.

Pelo que eu saiba, já são três árvores erradicadas naquela artéria, desde que o #OxeRecife passou a fazer o inventário das vítimas de arboricídio, por conta da motosserra insana. A vítima mais recente fica à altura do número 134, e o pó de serra ainda está espalhado pelo chão. Pelo diâmetro do tronco, era uma árvore já antiga e muito frondosa, segundo os moradores. Olhei a vítima da guilhotina e não vi grandes estragos internos no tronco, o que indica que sua estrutura não estava assim, tão comprometida.

Em pouco mais de um mês, a Rua Laurindo Coelho perdeu duas árvores adultas. Da primeira só restou o pó de serra.

Segundo frequentadores da Rua Laurindo Coelho, a erradicação foi feita por órgão oficial, no caso a Emlurb. Vamos ver se ela volta a brotar. Caso não aconteça, terá que ser destocada para que se plante uma outra na mesma calçada. Levará um longo tempo até que a planta bebê ou adolescente desempenhe o mesmo papel da que se foi.

Em 2017, o #OxeRecife  já indicava um corte radical no estacionamento do  Edifício Alameda 17, cuja portaria fica na Laurindo Coelho embora a frente do prédio dê para a Avenida Dezessete de Agosto. Por iniciativa do condomínio, a árvore retirada ganhou reposição, mas ainda está em crescimento. No dia 25 de janeiro, o #OxeRecife  denunciara uma vítima de arboricídio na mesma rua, bem pertinho do cartório do bairro. Nesta semana, voltei ao local, e o destocamento já havia sido realizado. Porém nada foi plantado no alegrete, que permanece ocupado apenas pelo pó de serra deixado pelo golpe de misericórdia. A vítima anterior foi alvo da postagem Parem de derrubar árvores (288), que você pode conferir nos links abaixo, relativos a Casa Forte, antes um bucólico bairro da Zona Norte do Recife.

Leia também
Parem de derrubar  árvores (56)
Parem de derrubar árvores (288)
Parem de derrubar árvores (292)
Parem de derrubar árvores (291)
Parem de derrubar árvores (29)
Parem de derrubar árvores (93)
Parem de derrubar árvores (99)
Parem de derrubar árvores (101)
Parem de derrubar árvores (113)
Parem de derrubar árvores (116)
Parem de derrubar  árvores (123)
Parem de derrubar árvores (152)
Parem de derrubar árvores (167)
Parem de derrubar árvores (168)
Parem de derrubar árvores (178)
Parem de derrubar árvores (183)
Parem de derrubar  árvores (195)
Parem de derrubar árvores (204)
Parem de derrubar árvores (222)
Parem de derrubar árvores (226)
Parem de derrubar árvores (245)

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.