Anderson: Por trilhas “Eco Verdejantes”

O que vemos, quando caminhamos pelo Recife, são seus maiores rios e lagoas quase morrendo de tanta poluição. E também seus antigos riachos, hoje transformados em canais que viraram esgotos a céu aberto. É difícil acreditar, mas ainda há quem consiga tomar banho em rios de água limpa, durante trilhas que se realizam na Região Metropolitana. É o que garante Anderson Caetano da Silva, idealizador da Eco Verdejante, que leva grupos para passeios que sempre contam com o refresco de águas cristalinas.

Criada em 2014, a Eco Verdejante é um projeto de trilhas ecológicas, que faz a maior parte dos seus passeios na Apa Aldeia Beberibe, que abrange sete municípios pernambucanos. São três a cinco trilhas por mês, normalmente tendo como atrações “belas paisagens” e “banhos de rio”, entre os que Anderson garante que estão limpos. “Temos inúmeras nascentes, (inclusive as dos rios Beberibe e Paratibe), Riacho da Mina, Barragem do Botafogo”, diz.  Os passeios têm ocorrido até mesmo nesse período de pandemia, tomadas – claro – todas as precauções sanitárias.

A Eco Verdejante é, também, um projeto de ações socioambientais já reconhecido por instituições oficiais.  São várias iniciativas, inclusive as educativas para evitar que os trilheiros deixem descartes pelas matas. Há mobilizações para coleta de lixo deixado pelos outros. E quem delas participa, ainda ganha um incentivo.  “Os visitantes que realizam conosco ações socioambientais ou sociais, recebem 30% de desconto na compra de um ingresso para qualquer trilha ecológica”, conta Anderson. Já no ponto de saída do grupo, uma primeira ação. “Recebemos na concentração de cada trilha, pilhas e baterias para levarmos ao descarte correto, e também coletamos nas casas dos solicitantes”. Há, um programa chamado Adote seu copo, no qual o visitante adquire um copo de PVC com a logomarca da Trilha Eco Verdejante, como forma de evitar o uso de copos descartáveis que tanto poluem a natureza.  E ainda ganha um brinde.

Tem mais. “Entregamos um kit lanche com saquinho biodegradável, outra ideia inovadora, que traz benefício para o meio ambiente em comparação ao saquinho de plástico”, conta. O Cartão fidelidade da Eco Verdejante é um programa de incentivo contínuo oferecido aos participantes, quando o mesmo completa a quinta trilha, a sexta é gratuita, é um estimulo valioso.   O grupo também incentiva a carona solidária, entre os membros do próprio grupo e os trilheiros.

Enfim, a Eco Verdejante realiza mutirões de recolhimento de resíduos, plantio de mudas, reflorestamento, palestras, consultoria ambiental. Já ganhou o Prêmio Vasconcelos Sobrinho, concedido pela Agência Estadual  do Meio Ambiente, em 2019, ano que o #OxeRecife também foi reconhecido pela sua luta em defesa da natureza. A Eco Verdejante  tem certificações como a da Semana do Lixo Zero, Dia Mundial da Limpeza, Semana das Unidades de Conservação. E foi  Semifinalista do Trilhando a transformação: Desafio de inovações em turismo sustentável pela ONG ASHOKA. Não foi difícil para Anderson trilhar o caminho de aproximação com a natureza:

“Desde a adolescência que sou apaixonado pelo verde, meus melhores passeios foram dentro das matas, principalmente com banho de rio ou bica. Ao longo do tempo fui crescendo, e estudando para ter uma vida profissional, e nesse meio tempo percebi que os locais que foram importantes para o meu lazer, estavam sendo degradados e utilizados incorretamente pelas pessoas.  E foi a  partir dessa preocupação que surgiu a Eco Verdejante, um projeto de turismo consciente. No ano de 2014, comecei a mapear trilhas para mostrar a importância da conservação e também do lazer.

Ao dar início às trilhas, ele adicionou atores locais para contribuir com o comércio local, contratando transportes para locomover os visitantes, capacitando guias locais, e fazendo parceria com bares e barracas para fornecer café da manhã e almoço. “Os visitantes gostaram da junção da trilha com educação ambiental transmitida durante as caminhadas”, afirma. Caso você queira fazer alguma das muitas trilhas da Eco Verdejante e participar de projetos ambientais, anote aí os contatos: (81) 998436494 (WhatsApp) ou trihaecoverdejante@gmail.com.

Leia também:
Trilhas ecológicas estão de volta
Eco Verdejante: Trilhas pela mata com direito a banho de rio e belas paisagens
Trilhas voltam om força apesar da pandemia
Os agraciados com o Prêmio Vasconcelos Sobrinho
No Dia da Amazônia,trilha pela Mata Atlântica, no bairro da Várzea
Andarapé entre os sons da natureza
Andarapé entre o século 16 e o 21 
Andarapé vai ao Jardim Secreto, no Poço da Panela
Trem virou saudosa memória em Pernambuco
Arte monumental e natureza generosa
A “melhor conexão” é com a natureza
Atendendo a pedidos sobre Aparauá
Visite o “Legado das Águas” nas férias
Domingo tem trilhas pela natureza
Etapa terra, do Circuito Solidário Trail Runner
Correndo em trilhas, com atitude
Trilheiros: não deixam lixo nas matas
Conhecendo a Mata Atlântica
O estrago do bambu na Mata Atlântica
MeninXs na Rua vão pelo rio
O ar refrigerado da mata sob o sol

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Eco Verdejante / Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.