Parem de derrubar árvores (294)

No discurso, é todo mundo falando em mudanças climáticas, em mitigar os efeitos do aquecimento global, em participar de entidades internacionais, como o ICLEI, que congrega 1.750 governos locais e regionais, comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável.

Se depender do Recife, a coisa não está lá tão boa quanto se deseja. Por mais compromissos que se assine no papel, na prática é tudo tão diferente… É que todos os dias, sempre aparece mais uma vítima de arboricídio na cidade. E sem árvores, não há  como garantir conforto térmico. Em canto nenhum do mundo. Muito menos em uma cidade tropical como a nossa.

Esta, por exemplo, encontrei na minha caminhada matinal,  na esquina da Rua Padre Roma com a Sebastião Malta Arco-Verde, no bairro do Parnamirim, Zona Norte do Recife. Ficava no meio de uma pracinha, cujo gramado está em petição de miséria como, aliás, o gramado de todas as praças do Recife, desde a gestão passada.

À distância, pode-se pensar que a mancha escura é um oco no tronco da árvore. Não é. E por que foi derrubada? A Prefeitura deve saber, pois a poda, manutenção e erradicação de áreas públicas são de responsabilidade do município. Vamos ver se o atual prefeito cuida melhor das árvores, praças e jardins no Recife do arboricídio e da emergência climática.

Desde 2017, o #OxeRecife vem fazendo o inventário das vítimas de  arboricídio. Entra ano e sai ano, entra prefeito e sai prefeito, e o que a gente vê – sempre – é a guilhotina, a ação da motosserra insana. Infelizmente. Esta é apenas mais uma entre as tantas que a população do Recife assiste desaparecer, a cada dia.

Leia também:
O Recife tem quantas árvores?
Parem de derrubar árvores (5)
Parem de derrubar árvores (7)
Parem de derrubar árvores (20)
Parem de derrubar árvores (21)
Parem de derrubar árvores (47)
Parem de derrubar  árvores (59)
Parem de derrubar árvores (83)
Parem de derrubar árvores (94)
Parem de derrubar árvores (105)
Parem de derrubar árvores (110)
Parem de derrubar árvores (134)
Parem de derrubar árvores (164)
Parem de derrubar  árvores (177)
Parem de derrubar árvores (199)
Parem de derrubar árvores  (225)
Parem de derrubar árvores (273)

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.