Prefeito trabalha com plano B caso Ministério da Saúde não envie vacina

Pernambuco ainda está aguardando as diretrizes do Governo Federal para dar início à imunização contra o coronavírus. Já tem seringas, mas falta a vacina. Hoje o  prefeito João Campos  (PSB), assinou memorando, formalizando a intenção de compra de um milhão de doses da vacina contra a Covid-19 diretamente ao Instituto Butantan. Isto é, se o Governo Federal não viabilizar a distribuição do imunizante.  “O Recife tem a responsabilidade da aplicação da vacina e eu sempre disse que a cidade não ficaria para trás”, afirmou o socialista. Ele só não divulgou o custo da empreitada.

“Se o Ministério da Saúde não mandar a vacina, a gente vai  ter esse memorando para 1 milhão de doses para a nossa cidade”, assegurou, sem informar os valores da iniciativa. “Fizemos com o Butantan e já estamos em contato com outras instituições do Brasil e do mundo que podem fazer vendas diretas para o Recife e com isso a gente consegue viabilizar a vacina na cidade”. O Prefeito assegurou que vai  garantir que o Recife estará “pronto para fazer o recebimento do Ministério ou um plano próprio para a nossa cidade”.

O prefeito também assinou ofício ao Ministério da Saúde solicitando formalmente que dê prioridade aos professores no Plano Nacional de Vacinação, garantindo o retorno seguro das aulas. As informações foram divulgadas após reunião do Comitê  Municipal de Vacinação Contra a Covid-19. No encontro, também foram discutidos os detalhes técnicos da logística e preparação da rede municipal para a vacinação.  O prefeito garantiu que o Recife estará pronto para vacinar a população, assim que a vacina for disponibilizada. “Aqui a gente pôde fazer também a validação de um plano para a nossa cidade, da logística, da infraestrutura, da distribuição e a gente consegue a partir de hoje fazer a execução desse plano”, disse o prefeito.

Hoje, a Secretaria Estadual de Saúde informou que foram registrados 1.250 novos casos da Covid-19 em Pernambuco, cujo número oficial de infectados desde o início da pandemia chega a 229.701. Nas últimas 24 horas, foram confirmados em laboratório, 26 óbitos provocados pela pandemia. Agora, são 9.789 vidas perdidas no estado.

Na quinta-feira, o Comitê Estadual de Vacinação contra a Covid-19 fez uma primeira reunião para discutir o Plano de Vacinação. Na ocasião, o Secretário Estadual de Saúde, afirmou que o Estado possui seringas em quantidade, mas não foi divulgada previsão sobre a data do início da imunização no Estado, já que Pernambuco está aguardando a sinalização do governo federal. Embora ainda sem data certa, o governo estadual já dividiu a população em quatro grupos para as quatro etapas da vacinação. Nos links abaixo, você encontra mais informações sobre o assunto.

Leia também:
Pernambuco tem estoque de seringas mas… cadê a vacina?
Covid-19 mata o “véio” Genival Lacerda
Pandemia: Governo proibe festas e praias podem fechar de novo
Covid-19: Médicos intensivistas podem se inscrever
Feliz 2021 e que o “novo normal” volte ao “velho normal”
Casos de Covid batem recorde em Pernambuco
Pandemia: Sem fogos de artifício, virada do ano terá show de laser
Baile do Menino Deus: “Não houve nenhum caso de contágio”
Com a pandemia, Baile do Menino Deus vira cinema
Estamos passando por um momento difícil da pandemia
Governo diz que já chamou 8,1 mil profissionais para lutar contra a Covid
Em calamidade pública,Pernambuco cancela carnaval 
Covid-19 volta a subir. E muito
Pandemia cresce e Pernambuco tem 428 novos leitos públicos
Crise na saúde: #SomostodosCisam
Covid: números preocupam mas bares abusam na Zona Norte
Pernambuco está pronto para distribuir vacina contra Covid-19
Proibidas festas de Natal e reveillon
Pastoris virtuais começam no sábado
Proibidas festas de Natal e réveillon
Pilar: Projeto Ação prepara festa natalina
Dê presentes sociais nesse Natal
Lar do Nenen precisa de ajuda
Sem festa da Vitória Régia, Casa da Criança Marcelo Asfora precisa de você
Decoração natalina perdeu para outras capitais do Nordeste

Letícia Lins / #OxeRecife
Foto:  Rodolfo Loepert/ Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.