Pandemia: Sem fogos de artifício, virada de ano terá show de laser

Geralmente, poucos dias antes da virada do ano, a faixa de areia em frente ao Edifício Acaiaca (foto) é ocupada por um palco enorme, no qual bandas, orquestras e cantores se revezam no dia 31 de dezembro até o sol raiar no início do novo ano. Em 2020 será diferente. Por conta da pandemia, a colocação de mesas, comércio e shows estão proibidos na orla do Recife.

Tudo para evitar aglomeração e reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus. Também não haverá show pirotécnico, que geralmente  atrai milhares de pessoas à orla. Nem mesmo os quiosques e barraqueiros – que costumavam faturar na noite da virada – poderão funcionar como gostariam. Vão ter que fechar cedo. Mas as Secretarias de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) e a de Cultura prometem que a noite não passará em branco. É verdade que não haverá balsa com os explosivos nem fogos de artifício tradicionais.

Palco gigantesco já estaria armado para a virada do ano se não estivéssemos no meio de uma pandemia.

Mas as duas pastas garantem que haverá espetáculo de luzes e lasers, com alcance de até sete quilômetros, as zonas Norte, Sul e Oeste da cidade. Segundo a Prefeitura, serão 30 minutos de festejo. As luzes começam a se cruzar às 23h45m. “No primeiro segundo do ano de 2021, a iluminação será intensificada com cometas luminosos”.

A trilha sonora será garantida pela Rádio oficial Frei Caneca FM, executada na frequência 101.5 FM. No ar estarão tocando nomes potentes da música brasileira como Elza Soares, Otto e Dona Onete (cantora muito popular no Pará, e que nos últimos três anos ganhou projeção nacional. A festa da Virada de Ano com luzes substitui a tradicional queima de fogos na Orla de Boa Viagem e em outros pontos da cidade. “Tudo para incentivar a celebração dentro de casa, evitando a disseminação do novo coronavírus neste enfrentamento à pandemia”, afirma a titular da Seturel, Ana Paula Vilaça.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (30/12), 2.512 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 36 (1,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.476 (98,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 220.284 casos confirmados da doença, sendo 29.327 graves e 190.957 leves. Também foram confirmados 20 óbitos, ocorridos entre os dias 29/10 e 29/12. Com isso, o Estado totaliza 9.632 mortes pela Covid-19. 

Leia também:
Baile do Menino Deus: “Não houve um caso de contágio”
Com a pandemia, Baile do Menino Deus vira cinema
Proibidas festas de natal e réveillon
Pastoris virtuais começam nosábado
Estamos passando por um momento difícil da pandemia
Governo diz que já chamou 8,1 mil profissionais para lutar contra a Covid
Em calamidade pública,Pernambuco cancela carnaval 
Covid-19 volta a subir. E muito

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.