Bom Jesus ganhará primeiro shopping de empreendedorismo social do País

Muito linda, porém com um grande potencial ainda a ser explorado, a Rua do Bom Jesus vai entrar em 2021 com uma novidade: a Casa da Solidariedade, o que vem sendo chamado de primeiro “shopping  social” do Brasil. O empreendimento ocupará um prédio de dois mil metros quadrados, no número 237 da histórica via.  A previsão é que comece a funcionar no mês de março do próximo ano. Terá: biblioteca, espaço coworking, cafeteria, além de uma loja para comercialização de objetos de arte e peças artesanais produzidos pelas organizações beneficiadas. A Casa da Solidariedade ainda contará com uma alameda de serviços, entretenimento e alimentação.

O projeto de reforma do prédio prevê a abertura de um corredor de pedestres por dentro do imóvel, entre a rua do bom Jesus e a rua Domingos José Martins, ampliando os espaços de convivência e conexões do Bairro do Recife. A iniciativa resulta de parceria da Prefeitura do Recife, Porto Social (incubadora de empreendedorismo social do município), a ONG Novo Jeito, o Transforma Brasil, e Transforma Recife. Também há parceiros privados no projeto:  o escritório Romero Duarte & Arquitetos (que assina a reforma do prédio) e a Construtora Moura Dubeux (assumiu as obras). A parceria se estende a outras empresas como a Tintas Iquine e o grupo Neoenergia.

O prefeito Geraldo Julio(PSB) visitou o imóvel onde funcionará  o primeiro “shopping de empreendedorismo social” nesta semana, quando foram iniciados os trabalhos para a transformação do casarão cedido pela Prefeitura para o equipamento.  “Hoje, nós damos o pontapé para o nascimento do que estamos chamando, como conceito, do primeiro shopping social do país: a Casa da Solidariedade, a casa do empreendedorismo social que irá ajudar iniciativas sociais e novas ideias”, afirma o empreendedor social Fábio Silva.

“Esperamos que o ecossistema venha fortalecer a vocação da cidade, a vocação de uma cidade solidária, generosa e inovadora. Uma cidade que vê os problemas, mas que está muito focada na solução desses problemas”, afirma Silva. No Recife, os shopping centers privados, como Tacaruna, Plaza Casa Forte, RioMar e Shopping Recife têm iniciativas que vão da melhoria de moradias em comunidades carentes, campanhas para ajudar instituições sociais à cessão de espaços a quiosques para a venda de produtos solidários.

Leia também:
Mãe por todas: Escolha presente solidário no Plaza Shopping
Pilar: Projeto Ação prepara festa natalina
Dê presentes sociais nesse Natal
Lar do Nenen precisa de ajuda
Sem festa da Vitória Régia, Casa da Criança Marcelo Asfora precisa de você
Brechó: Casas para a Entra Apulso
Projeto Ação prepara Festa natalina
Palafitas vão ganhar live a partir de barco: “O rio vai pegar fogo”
Sem festa da Vitória Régia, Casa Marcelo Asfora precisa de você
Lar do Nenen precisa de ajuda
Ações sociais nos paraísos do consumo

 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR

 

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.