Parem de derrubar árvores (283)

Não tem jeito não. É a gente apontar uma boa ação, mas logo aparece outra para se lamentar no Recife do arboricídio. Realmente é uma tristeza, o que se vê em cada esquina da cidade. Por onde se anda, uma árvore guilhotinada, mutilada ou assassinada. Esta encontrei na manhã do domingo, quando passei pelo bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Os restos mortais estavam na esquina da Rua  Padre Lemos com a Senador Soares Meireles.

Sinceramente, esta é uma situação tão corriqueira no Recife que as pessoas nem notam mais as baixas. Viraram uma coisa normal. Mas para o #OxeRecife, o excesso da motosserra insana é fato muito grave. E aqui mesmo no #OxeRecife, o que não falta é reclamação de leitores quanto à arborização da cidade. Ou melhor, à falta de. E o problema ocorre nos bairros das zonas Norte, Sul, Leste, Oeste.  E também nos do Centro, principalmente em Santo Antônio e São José.

“Bom o destaque relativo às árvores. Não se vê mais nenhuma no Centro. Estão cortando tudo. Não tem quem aguente andar ali, naquele calor”, afirma Nair Gibson Lessa.

Nesta semana, quando dei destaque à reposição de árvores em alegretes de onde foram erradicadas nas Graças e em Casa Amarela), os leitores aplaudiram a iniciativa oficial. Mas em tom de crítica. “Raro de se ver hoje em dia…”, reconhece Theo Araújo. ”Seria maravilhoso se muitos soubessem o que é uma árvore”, ironiza Jailde Cavalcanti, outra leitora do #OxeRecife e que sempre posta comentários em nossas redes sociais. Mas temos que reconhecer, também, que a sociedade precisa fazer a sua parte. Vejam só o bom exemplo de uma moradora do bairro do Rosarinho e a indiferença dos vizinhos. A postura acomodada e passiva realmente precisa mudar.

Infelizmente raramente vejo as pessoas zelarem pelas árvores de suas calçadas. Na Rua Dr José Maria, eu reguei algumas que foram plantadas pela Prefeitura e elas prosperaram. Mas antes fui nos prédios pedir isso e ouvi que a Prefeitura é que devia fazer”, lamenta outra leitora, Lara Cristina.

É verdade que, pela lei, a manutenção, corte, poda, erradicação de árvores das calçadas, jardins e áreas públicas é de responsabilidade da Prefeitura. Mas… sinceramente, custa nada o morador da cidade zelar por elas? Regar é tão difícil assim? Se a prefeitura não irriga nem os jardins das praças, vai se preocupar em irrigar as 250 mil árvores que diz que existem na cidade? Não tem nem força de vontade nem logística para isso. Embora em gestões anteriores fosse comum se ver carros pipa regando os canteiros às margens do canal na Avenida Agamenon Magalhães e também praças e jardins.  Portanto, mirem-se no exemplo de Lara Cristina. Não espere pelo poder público e faça a sua faça parte. Regue, pelo menos, as plantas de sua calçada. Não custa nada e o ganho será grande.

Veja, nos links abaixo, outras perdas em Casa Amarela.

Leia também:
Parem de derrubar árvores (279)
Parem de derrubar árvores (278)
Parem de derrubar  árvores (271)
Parem de derrubar árvores (270)
Parem de derrubar árvores (8)
Parem de derrubar árvores (18)
Parem de derrubar árvores (30)
Parem de derrubar árvores (36)
Parem de derrubar árvores (49)
Parem de derrubar  árvores (52)
Parem de derrubar árvores (56)
Parem de derrubar árvores (85)
Parem de derrubar árvores (100)
Parem de derrubar árvores (103)
Parem de derrubar árvores (111)
Parem de derrubar árvores (42)
Parem de derrubar  árvores (116)
Parem de derrubar árvores (124)
Parem de derrubar árvores (126)
Parem de derrubar árvores (149)
Parem de derrubar árvores (144)
Parem de derrubar árvores (141)
Parem de derrubar árvores (139)
Parem de derrubar  árvores (166)
Parem de derrubar árvores (171)
Parem de derrubar árvores (187)
Parem de derrubar árvores (189)
Parem de derrubar árvores (191)
Parem de derrubar árvores (192)
Parem de derrubar árvores (205)
Parem de derrubar  árvores (219)
Parem de derrubar árvores (236)
Parem de derrubar árvores (240)

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.