Pastoris virtuais começam no sábado

Apesar de se autoproclamar de “capital da criatividade”, o Recife tem perdido feio para outras cidades, quando o assunto é o ciclo natalino. Se no ano passado – mesmo sem pandemia – a decoração e a iluminação da capital deixaram a desejar, em 2020, a situação é ainda pior, com ruas que nem de longe nos lembram o espírito da festa. Enquanto algumas cidades já ganharam  decoração natalina, esta só no domingo “encherá a Avenida Rio Branco e o Cais da Alfândega de luzes e cores para receber 2021”, segundo a Prefeitura.

É verdade que vivemos um momento tão grave, que ninguém está pensando em festa. Mas pelo menos uma decoração bonita e luminosa contribui para melhorar um pouco o astral da população, tão castigada pela pandemia em 2020. A crise sanitária contribuiu para que houvesse capricho e imaginação de sobra em outras capitais, como Fortaleza, que instituiu sua árvore de natal gigante confeccionada com redes (foto). Ou como Curitiba, que há mais de mês decorou a cidade à altura da data e manteve nas ruas as encenações natalinas. A diferença é que o percurso por ruas lindamente iluminadas e decoradas para o Natal, foi idealizado de uma forma que o cidadão “participe” da festa mantendo o distanciamento, podendo, por exemplo, permanecer nos carros.

Mas, pelo menos, a data não passará em branco no Recife. Será comemorada com apresentações virtuais. E a Frevioca cortará as ruas da cidade, conduzindo alguns pastoris. No Recife, a decoração de Natal será inaugurada no domingo,  mas já está brilhando em outras capitais, como Maceió e Salvador. Não  haverá cortejo  a pé de pastoris pelo centro. A tradição anual foi substituída por apresentações virtuais e desfiles na Frevioca. A Prefeitura informa que apresentações da época somarão  23, das quais 19 serão virtuais. As transmissões começam hoje (19/12), a partir do palco do recém reinaugurado Teatro do Parque.

Nesse sábado, apresentam-se seis  pastoris. Com início às 16h, a programação será transmitida no canal do Youtube da Prefeitura do Recife (youtube.com/prefrecife). Os internautas também poderão acompanhar as apresentações pelo Facebook da Prefeitura ou pelo Portal do Turismo (visit.recife.br). Quatro pastoris ganharão as ruas nas Freviocas, que vão virar Nataliocas  No aeroporto, mais dois pastoris receberão os visitantes que desembarcarem no Recife. No domingo(20), onze pastoris ganharão a internet. Mas ganharão as ruas da cidade a bordo da Fevioca, ops… Natalioca. O Ciclo Natalino se estende até a Queima da Lapinha, no próximo dia 6 de janeiro, desdobrando-se em celebrações que irão aglomerar somente bons presságios para 2021.

Nesse sábado, Pernambuco atingiu a marca oficial de 207.008 pessoas contaminadas pela Covid-19, 1.746 das quais infectadas nas últimas 24 horas. Também foram confirmados 35 óbitos, totalizando 9.414 as vidas perdidas para a pandemia no Estado.

Serviço:
O quê: Programação natalina no Recife
Quando: a partir desse sábado (19/12), 17h
Onde: Do palco do Teatro do Parque porém fechadoao público, com transmissão virtual
Como assistir:  A programação será transmitida no canal do Youtube da Prefeitura do Recife (youtube.com/prefrecife). Os internautas também poderão acompanhar as apresentações pelo Facebook da Prefeitura ou pelo Portal do Turismo (visit.recife.br).
Programação: Dia 19 – 
Bandinha Natalina Som Brasil, Guerreiros do Deveras, Pastoril Estrela Brilhante, Guerreiro do Balé Popular do Recife, Boi Bumbá – Matulão de Dança, Encontro dos Velhos. Dia 20 – Banda 90 Graus, Pastoril Jardim da Alegria, Guerreiros do Sol Nascente, Pastoril Giselly Andrade, Bandinha Natalina Veneno
Nataliocas – A popular Frevioca muda de nome e circula nos dias 19, 20 e 25 pelas ruas do Recife, devendo percorrer principais vias de todas as regiões político administrativas da cidade (RPAs). Doze pastoris foram convocados para o espetáculo itinerante.  Entre eles:  Pastoril Tia Mariza,  Pastoril Estrela de Belém, Pastoril UR3 Ibura,  Pastoril Estrela do Mar (dia 19). E ainda: Pastoril Tia Nininha, Pastoril Viver a Vida, Pastoril Angel de Brasília Teimosa, Pastoril Estrela Guia do Cabo (dia 20). Também: Pastoril Achyles, Pastoril Vovó Alzira, Pastoril Sonho de uma Adolescente, Pastoril Campinas Alegres(dia 25).
Baile do Menino Deus – Principal atração de final de ano no centro do Recife, onde é encenado há 17 anos no Marco Zero, O Baile do Menino Deus virou filme e chegará aos lares brasileiros via virtual, nos dias 23 e 26 de dezembro. O #OxeRecife  trará informações detalhadas em uma outra postagem, exclusiva sobre o Baile.

Leia  também:
Proibidas festas de Natal e réveillon
Pilar: Projeto Ação prepara festa natalina
Dê presentes sociais nesse Natal
Lar do Nenen precisa de ajuda
Sem festa da Vitória Régia, Casa da Criança Marcelo Asfora precisa de você
Decoração natalina perdeu para outras capitais do Nordeste
Dupla inseparável: Xaveco e Carmem
Grande encontro de véios de pastoril
Bandeira do Divino no Santa Isabel
Véio Mangaba vira palhaço insone
Período natalino mas com forrobodó
Chuveiros natalinos em Boa Viagem
Capibaribe tem remada das luzes
Natal é luz. Mas no Recife…
Olha! Recife: Natal no rio e no asfalto
Cantata natalina no Recife Antigo
“O Náutico está no sangue: os glóbulos são vermelhos e brancos”
Eu Amo o Natal: inscrições abertas
Ganhe um réveillon de graça com orquestra e tudo
Saiu o resultado do Eu Amo o Natal
Atenção, brincantes do Ciclo Natalino
Queima da Lapinha é domingo. Vamos?
Um Natal por um Recife mais feliz
Natal para sempre no Santana
Natal Cultural, Baile do Menino Deus e Natal para Sempre
Natal Cultural com Beatles e Cordel
As lembranças do Natal em fotos
Luzes da Cidade no Olha! Recife
Que tal dar artesanato de Natal?
Presentes de Natal baratinhos
Garotada que faz bonito no Natal
Feliz Natal, Recife
Pastoris fazem  a festa no Recife
Pastoril é sonho de infância e razão de viver de Dona Lourdes
Queima da Lapinha no Dia de Reis
Pastoril e frevo na Queima da Lapinha
Pastoris fazem cortejo
Véio Mangaba no Santa Isabel
Cantada com frevo de bloco na Várzea
Fábrica de brinquedos do Noel Festa de arromba na Vila 7
Roteiro natalino em BRT iluminado
Olha! Recife no BRT Cais do Sertão
É sempre tempo de reisado no Sertão

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros /Divulgação / PCR e Internet

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.