Aurora vai ganhar novas áreas verdes e pista de skate

É claro que ter mais um espaço de lazer é, sempre, muito salutar. Ao apagar das luzes da atual gestão municipal, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer anuncia que a Rua da Aurora ganhará um novo equipamento, voltado principalmente para os jovens: um parque de skate, que será construído na modalidade street e terá 735 metros quadrados, com padrão para receber competições de nível profissional do esporte.

Ele ficará na varanda 4 do Cais da Aurora. As obras estão na fase inicial e a previsão é que a entrega deste novo equipamento seja em março de 2021. De acordo com a Prefeitura, a intervenção integra “um projeto maior, que deve começar até o início de 2021”. E será executado pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), que irá requalificar o Cais da Aurora. A rua, uma das mais icônicas da cidade, deve ganhar ampliação da área verde, equipamentos lúdicos, deck em madeira com mirante para o rio e espaços de convivência.

Aliás, ampliação de área verde é necessária mesmo, pois é grande a quantidade de árvores erradicadas ao longo da Rua da Aurora, onde até o gramado desapareceu,  e precisa há tempo de reposição. Na foto superior, até há flores. Mas tratam-se de licença poética e plástica do fotógrafo Hans Von Manteuffel, que escolheu um ângulo a partir da Rua do Sol para fotografar o casario da Aurora.  “O Cais da Aurora é um importante atrativo turístico e também um espaço de lazer ao ar livre que é bastante frequentado tanto por recifenses quanto por visitantes de passagem pela cidade”, informa a Seturel. “Desde 2013, a valorização dos espaços públicos e a inserção de atividades físicas na rotina das pessoas têm sido uma das nossas prioridades, bem como a transformação da cidade e os seus atrativos turísticos”, diz secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

Prefeitura divulga como será pista de skate na Rua da Aurora e promete ampliar áreas verdes

Infelizmente, no entanto, o discurso do cuidado com os atrativos turísticos da cidade é um. Mas na prática,o que se vê é outra coisa. E o abandono a que está relegada quase toda a extensão da própria Aurora é apenas um exemplo disso. Há casos outros como o sucateamento do Parque de Esculturas Francisco Brennand, no Marco Zero do Recife, cujas peças gigantescas vêm sendo roubadas sem que o poder público tome providências adequadas. Ruas turísticas (como a própria Aurora, Rua do Sol, Imperador)  e até praças de importância histórica do centro (como a Dezessete e a Maciel Pinheiro) estão entregues às baratas. A Dezessete fica na frente do Cais do Imperador, um dos locais de interesse turístico no maltratado bairro de Santo Antônio.

A nova pista de skate tem investimento de R$ 500 mil, “resultado de uma ação mitigadora paga pela construtora Moura Dubeux”. A empresa contratada para executar o projeto é a Rio Ramp Design, do Rio de Janeiro, especializada em projetos de parques de skate.  Segundo a Prefeitura, há pistas também na Orla de Boa Viagem, onde o skatepark Marcelo Lyra tem 1.050 metros quadrados de área. Contempla as modalidades bow e street. Já no Parque Santana, a pista tem 1.655,49 metros quadrados e conta com um bowl, duas rampas de concreto e obstáculos em corrimão improvisado. A pista do Santana era a queridinha de crianças e idosos, por oferecer menos riscos inclusive para iniciantes. Mas foi totalmente destruída para a construção de uma nova, obra que se arrastou muito além do tempo de entrega previsto. Atualmente está funcionando.

Leia também:
Depois da destruição da antiga, nova pista de skate virou obra parada
Desperdício de dinheiro público e rebu no Parque Santana
Pista de skate no Santana só em 2019
“Destruir pista de skate é ignorância”
Nova pista de skate: Quem é contra e quem é a favor?
Parque Santana: polêmica sem fim
Apelo em vídeo e no MP: “Não deixem morrer a única pista de surf skate”
Aurora de Estrelas para moradores de rua da Aurora
Lembram do fícus da Rua da Aurora?
Fícus assassinado tem reposição
Cineasta luta pela sede da Aurora Filmes
Risco de travessia na Rua da Aurora
Urbe-se movimenta a urbe recife e Rua da Aurora
Aurora dos carnavais na Rua da Aurora
Quando a Aurora vira Aurore
Aurora Dia e Noite, uma lady
Parem de derrubar árvores (45)
Lembram do ficus da Aurora?
Ficus assassinado tem reposição
Parem de derrubar árvores (na Rua da Aurora)
Detonadas as margens do Capibaribe
Ginásio Pernambucano no Olha!Recife

Texto:  Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: PCR (maquete) e Hans Von Manteuffel (cortesia)

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.