“A reinvenção do Recife Cidade Parque”

Ainda sem ter se transformado em realidade e com prazo para ser entregue em 2037 – quando o Recife completa 500 anos – o Parque Capibaribe só tem duas etapas concluídas:  o Jardim do Baobá (nas Graças) e a Praça Otávio de Freitas (no Derby). O resto ainda é tudo por ser feito: 30 quilômetros de vias arborizadas ao lado do Rio, com faixas para bicicletas, pedestres e áreas de convivência. Quem viver, verá. Quem não chegar até  lá já pode se contentar com o livro  Parque Capibaribe: A Reinvenção do Recife Cidade Parque, e que acaba de render uma exposição itinerante que percorrerá quatro áreas da cidade, com direito a sorteio. Até o dia 28 de dezembro, a mostra terá passado pelo  parque Santana Ariano Suassuna (Santana), Praça Otávio de Freitas (Derby), Parque da Jaqueira (Jaqueira) e Jardim do Baobá (Graças).

Cenas cotidianas do Rio Capibaribe e sua gente integram exposição que percorrerá quatro locais da cidade.

O livro já foi foi lançado pela Prefeitura do Recife,  e mostra a origem e diretrizes da construção do Projeto Parque Capibaribe que, dizem as autoridades, transformará o Recife em uma cidade jardim. A publicação resulta de parceria com Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através de convênio com o INCITI – Pesquisa e Inovação para as Cidades. O conteúdo está disponível para download gratuito no site http://parquecapibaribe.org. Mas você pode ganhar uma edição física, se visitar a exposição sobre o livro e o parque, que percorrerá a cidade. Ela pode ser vista entre 10 e 28 de dezembro. No serviço, abaixo, você pode conferir locais e datas.

Exposição sobre o Recife cidade parque percorrerá quatro locais na cidade, com direito a prêmio via  Instagram.

Durante os dias da exposição, entre 10 e 28 de dezembro, todos que postarem fotos ou vídeos no Instagram mostrando paisagens, selfies ou detalhes do rio e margens do Capibaribe utilizando a hashtag #ParqueCapibaribe vão concorrer a dez exemplares físicos do livro “Parque Capibaribe: A Reinvenção do Recife Cidade Parque”. O sorteio será realizado no fim do mês, lembrando que para concorrer o usuário deve manter o perfil da rede social aberto no período.  Montada em uma instalação de metal e cabos de aço, fotos e textos vão contar um pouco destes primeiros anos do projeto em um registro de fauna, flora e paisagens do Rio Capibaribe, reforçando e reativando nossa relação com o rio que corta o Recife.

A Reinvenção do Recife Cidade Parque é um verdadeiro tratado sobre a visão de futuro e o impacto urbanístico que o Parque Capibaribe traz para a cidade ao promover, nas próximas duas décadas, o reencontro e a reestruturação do Recife ao redor das margens do rio. Em cerca de 30 fotos e alguns trechos retirados deste livro, a exposição introduz este conteúdo produzido por mais de 300 pesquisadores e grande número de colaboradores que idealizaram uma alternativa de futuro olhando para 2037, ano em que se comemora os 500 anos do Recife. A instalação estará disponível para visitação durante os horários normais de funcionamento do Parque da Jaqueira e Santana, além da Praça Otávio de Freitas e do Jardim do Baobá. A mostra fica do dia 10 a 13 de dezembro no Parque Santana, de 14 a 17 na Praça Otávio de Freitas, de 18 a 22 no Parque da Jaqueira e de 23 a 28 no Jardim do Baobá.

Leia também:
Alô, alô, PSB, o Rio Capibaribe existe:
Lixo oficial à margem do Capibaribe
Cadê o Parque Capibaribe? O rio merece mais respeito
Recife, cidade parque em 2037?
Aos 483, o Recife é lindo?
Recife se prepara para os 500 anos

Sessão Recife Nostalgia: “Quando a cidade era cem por cento saneada)
Lixo oficial à margem do Capibaribe, cidade entregue e prefeito impopular 
Metralhas à margem do Capibaribe foram colocadas pela Prefeitura. Pode?
Quanto mais tira mais lixo aparece
Dinheiro público vira ferrugem em PE
O leito de vidro do Rio Capibaribe
Emlurb limpa rio e tartaruga luta para sobreviver
Você está feliz com o Recife?
O índice de felicidade urbana do Recife
Viva 2018, Recife
O Recife que queremos, em 2019
Recife, cidade parque em 2037?
Recife, cidade parque em 2037
Aos 483, o Recife é lindo?
Uma cidade boa para todo mundo
Pobre Recife. Será que isso vai mudar?

SERVIÇO:
O quê: 
Exposição itinerante “Parque Capibaribe: A Reinvenção do Recife Cidade Parque”
Onde e quando: Parque Santana: 10 a 13 de dezembro; Praça Otávio de Freitas: 14 a 17 de dezembro
Parque da Jaqueira: 18 a 22 de dezembro, Jardim do Baobá: 23 a 28 de dezembro
Quanto: Gratuita
Site do Parque Capibaribe: http://parquecapibaribe.org/
Link para download do livro “Parque Capibaribe: A Reinvenção do Recife Cidade Parque”: https://bit.ly/recifecidadeparque
SORTEIO: Durante os dias da exposição, entre 10 e 28 de dezembro, todos que postarem fotos ou vídeos no Instagram mostrando paisagens, selfies ou detalhes do rio e margens do Capibaribe utilizando a hashtag #ParqueCapibaribe vão concorrer a dez exemplares físicos do livro “Parque Capibaribe: A Reinvenção do Recife Cidade Parque”. O sorteio será realizado no fim do mês, lembrando que para concorrer o usuário deve manter o perfil da rede social aberto no período.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: João Urbano, Rodrigo Édipo e Tárcio Fonseca/PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.