Governadores pressionam Pazzuelo por vacina. Paulo Câmara teme o caos

No mesmo dia em que começaram novas restrições para barrar o avanço da Covid-19 em Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) esteve nessa terça-feira (8/12) em Brasília, onde participou de reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Parece incrível, mas o encontro não foi uma convocação do Ministério, mas sim uma solicitação do Fórum de Governadores do Brasil. O assunto: o Programa Nacional de Imunização contra a Covid-19, sobre o qual  há um montão de dúvidas nos Estados e os governadores temem que ocorra no governo federal, a mesma desorientação registrada no início da pandemia.

A apreensão se dá no momento em que em São Paulo, o Governador João Dória (PSDB) anuncia que a imunização será deflagrada no dia 25 de janeiro no seu estado e que não será só para as pessoas que residem em SP, mas para “qualquer brasileiro”. Começando, claro, pelos grupos de risco. O Ministro disse, no entanto, que não deve haver vacinação “paralela” e que a iniciativa tem que ser “nacional”, “uma só”, sem vacinação “paralela”. Pelas contas do Ministério da Saúde,  o Plano de Vacinação deve começar no final de fevereiro.

“Todos recordamos o que houve no Brasil no início, com a falta de coordenação nacional do enfrentamento ao coronavírus. Estados e municípios disputando no mercado nacional e internacional insumos, medicamentos e, sobretudo, os respiradores para equipar os hospitais. Isso não pode acontecer de novo com relação às vacinas”, avaliou Paulo Câmara, que -a exemplo dos demais – teme que ocorra com a vacinação as mesmas dificuldades registradas no começo da pandemia. Mas Pazuello garantiu que o Governo Federal já adquiriu os EPIs, seringas e contratou a logística de distribuição das doses para os 27 estados da federação. Será? Também assegurou que o Ministério tem protocolos de entendimento com todos os fabricantes em fase final de vacinas e que à medida que os medicamentos forem sendo certificados pela Anvisa, serão adquiridos para imunizar a população.

A previsão é que, no final de fevereiro, o Ministério da Saúde tenha recebido 30 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford e inicie a imunização da população pelos chamados grupos de risco. Ou seja, quase mês depois da data anunciada por Dória. Além de Paulo Câmara, participaram da reunião presencialmente os governadores Wellington Dias (Piauí), Ronaldo Caiado (Goiás), Helder Barbalho (Pará), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Gladson Cameli (Acre). Os demais governadores interagiram por videoconferência. Há muita ansiedade em Pernambuco, como em todo o Brasil, por informações precisas sobre o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, que ainda constitui uma grande interrogação para governadores e prefeitos.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (08/12), 1.236 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 44 (3,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.192 (96,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 192.397 casos confirmados da doença, sendo 28.347 graves e 164.050 leves. Também foram confirmados 16 óbitos, ocorridos entre os dias 13/10 e 07/12. Com isso, o Estado totaliza 9.186 mortes pela Covid-19.

Leia também
Proibidas festas de Natal e Réveillon
Pandemia: Luz no breu da solidão
A “luz” na pandemia: Gisele Carvallo
O diário fotográfico do lockdown da pandemia
Nada como fotografar a natureza
Os novos “artistas” da pandemia
A arte de fazer arte na pandemia
Palafitas ganham Forró a partir de barco: “O rio vai pegar fogo”
Vou contar para vocês: Genaro dá aula de sanfona na pandemia
A capacidade de se reinventar
As roupinhas e máscaras coloridas da família de Francisca
Pró-Criança: Começa a campanha Colorindo a Esperança
Rafa Mattos: Plante amor e colha o bem
Casacor chega na Entraapulso
Projeto Janelas Casacor começa hoje
Recife, mangue e aldeõs guaiás
Jardim Secreto completa três anos: esforço coletivo, mudança e resultado
Trilhas voltam com força mesmo na pandemia
Eco Verdejante: Trilhas pelas matas com direito a banho de rio
Guerreiros do Passo “rendem” 5 mil foliões e ampliam trincheira do frevo
“Bora Preser

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Aurélio  Pereira/ Ministério da Saúde

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.