Proibidas festas de Natal e réveillon

Nem Natal nem o tradicional réveillon, em Boa Viagem , Zona Sul do Recife.  Nem festa nenhuma. A partir da terça-feira (8/12), está proibida a produção de shows, festas e similares, com ou sem cobrança de ingressos. E não importa o número de participantes. Festa… nem pensar. Por conta do aumento nos casos de Covid-19, estão proibidos eventos em espaços públicos ou privados, como condomínios, clubes, hotéis e estabelecimentos afins, com ou sem cobrança de ingresso. O decreto entra em vigor a partir de amanhã, quando será publicado no Diário Oficial do Estado.

Eventos tradicionais de rua no final de ano, como O Baile do Menino Deus serão virtuais, no Natal da pandemia. Mas casamentos, formaturas e eventos sociais semelhantes ainda estão permitidos, embora com a obrigação de cumprir todos os protocolos sociais. É que Pernambuco acaba de entrar na terceira semana seguida com aumento nos números da pandemia. Há alta nos indicadores de solicitações de UTI, casos de Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave), além de aumento nas taxas de ocupação dos leitos. Na semana 49, houve aumento de 5,6% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, suspeitos para a Covid-19 (na comparação com a semana 48) e de 18% em relação à Semana 47.

Nem mesmo apresentações de grupos culturais, como o reisado, estão permitidas neste final de ano. Aglomeração zero.

“Intensificamos a fiscalização no último fim de semana e constatamos o descumprimento dos protocolos em alguns bares, restaurantes e clubes que promoveram festas e shows. A fiscalização, a partir de hoje, será ainda mais intensa, para coibir as situações de descumprimento dos protocolos e também para conscientizar a população, explicou o secretário de Saúde, André Longo. No último final de semana, o Procon Estadual, em ação conjunta com a Polícia Militar, Bombeiros e Brigada Ambiental, vistoriou 16 estabelecimentos, chegando a interditar ou notificar sete deles. “Se continuarmos a ver a recorrência do descumprimento de protocolos, ações mais duras poderão ser adotadas nestes setores de lazer e entretenimento”, advertiu Longo. O secretário de Saúde lembrou ainda que, diante do aumento das taxas de ocupação, o Governo do Estado vem trabalhando para abrir novos leitos. “Em menos de um mês, já reativamos 150 leitos os últimos 20, inclusive, foram abertos nesta segunda-feira na Maternidade Brites de Albuquerque”, concluiu.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (07/12), 746 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 27 (3,6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 719 (96,4%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 191.161 casos confirmados da doença, sendo 28.303 graves e 162.858 leves. Também foram confirmados 22 óbitos, ocorridos entre os dias 06/11 e 06/12. Com isso, o Estado totaliza 9.170 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Leia  também:
Pandemia: Luz no breu da solidão
A “luz” na pandemia: Gisele Carvallo
O diário fotográfico do lockdown da pandemia
Nada como fotografar a natureza
Os novos “artistas” da pandemia
A arte de fazer arte na pandemia
Palafitas ganham Forró a partir de barco: “O rio vai pegar fogo”
Vou contar para vocês: Genaro dá aula de sanfona na pandemia
A capacidade de se reinventar
As roupinhas e máscaras coloridas da família de Francisca
Pró-Criança: Começa a campanha Colorindo a Esperança
Rafa Mattos: Plante amor e colha o bem
Casacor chega na Entraapulso
Projeto Janelas Casacor começa hoje
Recife, mangue e aldeõs guaiás
Jardim Secreto completa três anos: esforço coletivo, mudança e resultado
Trilhas voltam com força mesmo na pandemia
Eco Verdejante: Trilhas pelas matas com direito a banho de rio
Guerreiros do Passo “rendem” 5 mil foliões e ampliam trincheira do frevo
“Bora Preser

Texto e fotos : Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.