Parem de derrubar árvores (277)

O descalabro não vai mesmo ter fim. Por onde se anda, nesta cidade, tem uma árvore guilhotinada ou morta, sem que tenha havido a devida reposição. No último domingo, ao ir à praia de Boa Viagem, encontrei mais duas mortas. Uma foi guilhotinada, como é comum no Recife do arboricídio. A outra, ou mataram, ou deixaram morrer. Ou morreu naturalmente. O problema é que não há sinal de reposição nem em um local nem no outro. Está lá, a árvore parecendo um graveto na calçada.

Estava a caminho da praia, pela Rua Ernesto de Paula Santos, quando me defrontei com a cena acima, uma árvore adulta e assassinada. Ela foi guilhotinada no sábado, segundo me informaram alguns homens que trabalhavam no local, na pintura de uma casa onde deverá funcionar uma escola. Provavelmente a árvore que ficava entre o estacionamento e a calçada, foi eliminada para facilitar a entrada dos carros. O que, aliás, é muito comum no Recife.  E isso pode ser visto na Zona Norte e na Zona Sul.

Pela legislação municipal, os estacionamentos devem ter uma árvore de porte para cada espaço destinado a quatro carros. Mas a bagunça é essa aí que vocês estão vendo. Multa que é bom… nada.  Mas na  prática, dificilmente esse preceito  é seguido, e o que se vê são ruas cada vez mais áridas com número que só  faz crescer de ilhas de calor. Em Boa Viagem principalmente, qualquer árvore que for retirada faz falta, porque tirando a beira da praia, o resto virou selva de concreto, com quase nada de verde. 

Até porque Boa Viagem está entre os bairros mais verticalizados do Recife. Então, os órgãos municipais de meio ambiente deveriam estar mais atentos, porque no Recife mata árvores quem pode, e ninguém multa porque não quer. Aliás, a maior parte dos casos de arboricídio computados no #OxeRecife foram feitos mesmo por órgãos oficiais. Um horror.  E o pior é que os candidatos à Prefeitura falam em morros, em saneamento, em saúde, em geração de renda… Mas proposta convincente para acabar com essa  política  equivocada de arborização… ninguém diz nada.  Como se fosse normal a ação da motosserra insana e a prática oficial do arboricídio. Oi PT, oi PSB. Cadê?

Leia também:
Parem de derrubar árvores (269)
Emergência climática: Recife mais verde é balela
O Recife tem quantas árvores?
No dia da Árvore, o Recife ganha seis. Mas quantas a cidade já perdeu?
Parem de derrubar árvores (4)
Parem de derrubar árvores (16)
Parem de derrubar árvores (61)
Parem de derrubar árvores (63)
Parem de derrubar árvores (66)
Parem de derrubar  árvores (74)
Parem de derrubar árvores (79)
Parem de derrubar árvores (84)
Parem de derrubar árvores (90)
Parem de derrubar árvores (111)
Parem de derrubar árvores (118)
Parem de derrubar árvores (133)
Parem de derrubar árvores (180)
Parem de derrubar  árvores 184
Parem de derrubar árvores 190
Parem de derrubar árvores 213

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.