Parem de derrubar árvores (275)

É  só publicar aqui no #OxeRecife informações sobre o arboricídio que toma conta das ruas do Recife, para que os leitores me enviem informações sobre outras degolas que ocorrem na nossa cidade. Dessa vez foram mais três árvores adultas eliminadas, todas na Rua Gonçalves Dias, no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife.

“Moro na Rua Gonçalves Dias, Campo Grande. Na semana passada, derrubaram uma. E nesta semana, outra. Agora, a que estava na frente de minha calçada está morta, cheia de cupins. A Emlurb não tem essa informação. Não vieram tirar o tronco, que está morto diante de minha casa”, conta Etiene Medeiros, em mensagem enviada ao espaço do leitor, no #OxeRecife.

Houve poda em Campo Grande, mas a motosserra insana eliminou três árvores. Leitora denuncia erradicação.

Estive na via para conferir a denúncia. Ocorreu realmente uma poda grande na Gonçalves Dias, pois havia pelo menos umas dez árvores com galhos espalhados pelo chão. Mas a motosserra insana não se limitou só às podas. Três árvores foram derrubadas. Estranhamente os tocos já foram retirados, o que não é comum. Pois, na maior parte das vezes, passam semanas, meses e até anos sem que os troncos degolados sejam removidos.

Em Campo Grande, eles já haviam sido retirados no final de semana, quando lá estive. Mas havia três alegretes com os restos mortais, muito pó de serra espalhado pelo chão. Uma árvore sacrificada ficava na esquina da Gonçalves Dias com a Professor Francisco Trindade. As duas outras, em frente aos números 201 e 231. Em nenhum dos alegretes vazios, havia sinal de novas mudas. Ou seja, reposição zero. Esse é o Recife do arboricídio e da motosserra insana. E com certeza, a reposição da perda verde – marca da atual gestão –  não ficou clara no discurso dos candidatos a Prefeito que muito menos falaram com precisão sobre a política de arborização que pretendem adotar para o Recife, cidade onde a cada dia aumentam as ilhas de calor. Nem no primeiro nem no segundo turno. Eu, hein….

Leia também:
O Recife tem quantas árvores?
No Dia da Árvore, o Recife ganha seis. Mas… quantas já perdeu?
Parem de derrubar árvores (163)
Parem de derrubar árvores (165)
#RecifeEmergênciaClimática
Parem de derrubar árvores (127)
Parem de derrubar árvores (177)

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.