“Vou contar para vocês”: Gennaro dá aulas gratuitas de sanfona no Recife

Ele tem quase meio século de carreira. Foi integrante da segunda geração do Trio Nordestino e é hoje considerado uma das maiores referências como sanfoneiro e compositor de arrasta-pé no Brasil’. Conviveu com uma geração consagrada de mitos musicais, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Lindu. Memória viva do forró pé de serra, Gennaro foi homenageado com o título de cidadão pernambucano, em 2019, por seu trabalho de preservação e divulgação da cultura do Estado. Agora ele compartilha sua sabedoria com quem estiver interessado, em uma “viagem” por dentro do universo da sanfona e do forró, através do Projeto Vou Contar Para Vocês. Serão seis aulas-espetáculo, todas presenciais, porém seguindo os protocolos de segurança sanitária exigidos pela pandemia. E o que é melhor: tudo de graça.

Mestre Gennaro vai abordar a história da sanfona, do forró, do arrasta-pé e a relação com os sanfoneiros mais importantes do Brasil. Os encontros acontecerão nos dias 19, 20 e 21 de novembro e 10, 11 e 12 de dezembro, a partir das 19h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna, na Boa Vista, área central do Recife. Para participar, basta se dirigir à bilheteria do teatro uma hora antes do início de cada espetáculo e adquirir o ingresso gratuitamente. Todos deverão usar máscaras. O projeto é da Tangram Cultural, de Germana Pereira, com o incentivo do Governo de Pernambuco por meio do Funcultura.

As aulas-espetáculo são temáticas e envolvem a trajetória do Mestre Gennaro com a sanfona, apresentação das principais composições que influenciaram sua formação musical, a relação da sanfona com o Nordeste, com a paisagem sertaneja, com a seca e com as festas juninas, os diferentes tipos de sanfona e a versatilidade de sons que o instrumento produz, entre outros assuntos. Todos os encontros são gratuitos e contam com recursos de acessibilidade comunicacional, com intérpretes de libras e audiodescritores ao vivo. Vou Contar Pra Vocês também está promovendo uma oficina gratuita de sanfona 120 baixos no dia 14 de dezembro, das 9h às 17h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna. As vagas são limitadas e para participar é preciso ter uma sanfona 120 baixos e o mínimo de conhecimento sobre o instrumento. Interessados devem se inscrever gratuitamente até o dia 30 de novembro através do e-mail oficina120baixos@tangramcultural.com.

Trazida ao Brasil pelos imigrantes europeus e tocada em várias regiões do Brasil, foi nas mãos de Luiz Gonzaga que a sanfona ganhou características nordestinas e passou a fazer parte da cultura da região. “Por um momento achei que a sanfona ia se extinguir. Fico feliz por ela continuar se perpetuando na nossa cultura e me alegra poder contribuir para isso. Sou um sanfoneiro por natureza e vivo da sanfona. Por isso, convido todos que gostam da sanfona ou tem curiosidade sobre a nossa cultura, para participar desses encontros que foram preparados com muito carinho para vocês”, convida Gennaro.

Leia também:
Música no Palácio: frevo, baião, choro
Trio segue caminho de pais famosos 
Forró, o incansável maestro popular
O Pirata José de Alceu e Bia
Wesley Safadão vai ser a cara da Pitu
Dupla divina: Paulinho e Marisa Monte
Folia Geral movimenta Passa Disco
Tal pai, tal filho 
Morais Moreira em dose dupla
Todo sonho novo é madrugada
Pernambuco é meu canto bombou
Palestina do Recife
Domingo de maestro por um dia
A história de superação de um gênio 
Cais da Alfândega tem concertão
Frevo com Beethoven no Nóis Sofre
O reencontro do maestro com a Polícia

Violino no Nóis Sofre Mais Nóis Goza

Serviço
O quê: Aulas-espetáculos
Com quem: Sanfoneiro Genaro
Quanto: Gratuito, para participar, basta se dirigir à bilheteria do Teatro Arraial, uma hora antes do início de cada espetáculo., para pegar o ingresso
Quando: 19, 20 e 21 de novembro e 10, 11 e 12 de dezembro, a partir das 19h
Onde: Teatro Arraial Ariano Suassuna, localizado na Rua da Aurora, nº 457, no bairro da Boa Vista
Observação: É obrigatório o uso de máscara.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.