Uma casa portuguesa, com certeza

O prédio tem quase um século, e foi construído em estilo eclético, mas de inspiração neoclássica. E é muito bonito tanto externa quanto internamente. Fica em Santo Antônio, no Centro, onde desde 1921 passou a ser a segunda sede do Gabinete Português de Leitura na capital pernambucana.  Desde a fundação do GPL, já se foram quase duzentos anos. Na próxima terça-feira (3/11), o GPL completa exatos 170 anos de serviços prestados não só à colônia portuguesa no Recife, mas também aos brasileiros que procuram a entidade até mesmo para pesquisas. Pois possui um acervo de nada menos de 50 mil livros, permanentemente à disposição do público, a grande maioria formada de estudantes brasileiros.

Muitas pessoas frequentam o Gabinete diariamente para pesquisar e estudar todas as obras que desejam, sendo este serviço oferecido gratuitamente. O espaço dispõe, ainda, de uma sala de estudos aberta ao público com capacidade para cerca de 50 pessoas. Climatizada e com internet wifi liberada, a biblioteca conta ainda com as edições diárias de jornais de Pernambuco e Portugal. O Gabinete Português de Leitura de Pernambuco promove a realização de solenidades, comemorações (foto abaixo), seminários, conferências, exposição de livros, fotografias, pinturas, cursos e projeções cinematográficas portuguesas.

Gabinete Português tem  imponência até na parte interna. Biblioteca tem 50 mil livros à disposição do público.

O seu primeiro endereço, a partir de 1850, foi na Rua da Cadeia Velha, atual Avenida Marquês de Olinda, no Bairro do Recife. Mas a partir de 1921,  foi instalado em sede própria e definitiva, em Santo Antônio, no coração do Recife.. O edifício de três andares, e começou a ser construído no início de 1909. Hoje oferece aos pernambucanos e à comunidade portuguesa intensas experiências de troca de conhecimento e de cultura, além de estreitar os laços de amizade entre Portugal e Brasil.

As comemorações dos 170 anos, no entanto, serão restritas a um pequeno de convidados, devido à pandemia. A cerimônia comemorativa ocorre a partir das 19h30 do próximo dia 3 de novembro, na sede da instituição. Devido ao momento de pandemia, o evento será restrito à diretoria  do GPL,  a conselheiros e algumas autoridades, seguindo todos os protocolos de segurança. Tudo será  transmitido ao vivo para o grande público, através do canal da instituição no YouTube (Gabinete Português de Leitura PE). Recentemente visitei o GPL em Salvador, que também funciona em prédio antigo e cujas instalações são tão bonitas quanto as do Recife.

Leia também:
Música portuguesa com certeza
Cadê as pedras portuguesas?
Branca Dias deve “retornar” a Portugal
Do século 16 ao 21, no mesmo cenário
Calabar ainda intriga: herói ou traidor?
Cemitério desafiou as leis do século 19
História: Os pioneiros cemitérios dos ingleses
Santo Antônio: Casamenteiro, soldado, tenente e vereador cassado
São José e Santo Antônio ganham livro: Viagem por quatro séculos de história
Antoninas sem cachês milionários
As relíquias da Rua do Imperador
Caminhadas domingueiras: mergulho no estilo neocolonial no Recife

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Henrique Araújo e Eduardo Cunha/ Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.