Casacor chega na Entra Apulso

Normalmente destinada a ambientes sofisticados – inclusive com ingressos que não são baratos – a mostra 2020 da Casacor vai ser diferente de tudo que passou. Ocorrerá em edição especial do Projeto Janelas, que espalhará contêineres com fachadas de vidro em treze pontos do Recife. E um dos locais escolhidos foi a Entra Apulso, comunidade carente, que é vizinha ao Shopping Center Recife, o mais tradicional templo de consumo da cidade. O shopping fica em Boa Viagem, Zona Sul da Capital.

Na comunidade, o projeto ganhará uma intervenção do artista pernambucano Derlon, conhecido pela sua arte urbana que tem clara inspiração na literatura de cordel. A pedido de Ione Costa, presidente do Instituto Shopping Recife, esta será a terceira presença do artista visual pela comunidade. Ali, ele já desenvolveu murais e realizou oficinas com crianças e adolescentes com apoio da instituição. “Sempre falamos do poder da arte como um importante transformador social”, diz Derlon, com conhecimento de causa. “Poder usar meu trabalho para dar novos sentidos à comunidade de Entra Apulso e aos seus moradores é uma alegria”, completa.

A presença da arte urbana, da grafitagem sempre contribui para transformar paisagens  em avenidas, viadutos, favelas, muros de terrenos abandonados. O ambiente que será exposto na Entra Apulso com trabalhos de Derlon ficará em um dos principais acessos à comunidade e terá projeto assinado por Luiza Nogueira.  A arquiteta se entregou à causa social e foi uma das grandes incentivadoras para que o projeto se tornasse fixo na comunidade.  O contêiner será a  sede permanente do grupo de Escoteiros da Entra Apulso. O escotismo surgiu na comunidade em 1986 a partir da fundação do 12º Grupo Escoteiro Abílio Gomes da Silva. Hoje, o movimento é liderado pelo 12º Grupo Escoteiro Cleonildo Paulo da Silva, que é composto por sete dirigentes, sete escotistas, dezoito lobinhos, dez escoteiros, quatro seniores, totalizando 48 membros.

Leia também:
Casacor preserva árvores nas Graças
O primeiro transplante urbano do Recife é no Jardim Secreto
Os ursos da pandemia
Eu amo ler movimenta shopping centers
Ganzá inspira praça premiada
Rafa Mattos: Plante amor, colha o bem

Caminhadas Domingueiras e Espaço R.U.A
Grafitagem na pista de skate da praia
A rua também é nossa
Arte urbana e economia criativa
Urbe-se movimenta a Urbe recifense
Grafitagem contra o vandalismo
Grafitagem inibe pichadores no Recife
Vamos de arte urbana no Olha! Recife
Grafite estimula o empreendedorismo
Colorido degradê na Ponte do Pina
Aurora de estrelas para moradores de rua da Aurora

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Instituto Shopping Recife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.