A voz do eleitor: “Uma cidade limpa, justa e muito bem cuidada”

O #OxeRecife prossegue na missão de ouvir o eleitor sobre “O Recife que eu quero” e “O que espero do próximo prefeito“. O Blog abriu espaço para que a população se manifeste sobre as demandas que  acha mais importante para a nossa cidade de mazelas tantas, como a desigualdade social, as habitações precárias, a falta de saneamento, a mobilidade estrangulada.

Hoje quem fala é Emanoel Correia, companheiro de grupos passeios a pé para explorar a cidade, sempre com máquina fotográfica a tiracolo. Emanoel é professor aposentado, morador do bairro de Jardim São Paulo, e integra grupos como o Preservar Pernambuco, Bora Preservar e Divulgando a Cultura.  Também frequenta muito os passeios do Projeto Olha! Recife, que estão suspensos devido à pandemia. Em postagens frequentes em suas redes sociais, faz relatos sobre o patrimônio histórico, arquitetônico e até imaterial do Recife. Dos relatos, quase diários, constam histórias dos templos, das praças, dos bairros e até de assombrações que movimentam o imaginário popular da cidade.

Veja o que o que diz Emanoel sobre o Recife e o que espera do próximo gestor:

O Recife que eu quero é uma cidade limpa, justa e muito bem cuidada. Onde o olhar da administração não seja direcionado apenas para os bairros privilegiados, mas onde todos tenham acesso aos seus serviços, de forma igualitária.  Uma cidade onde os governantes atendam a nossa população sem populismo barato e assistencialista, sempre buscando o melhor na aplicação das verbas públicas. Um Recife onde se valorize a cultura local e seus artistas e a nossa história rica em fatos, devendo ser levada para Pernambuco, Brasil e o mundo.

Quanto ao próximo Prefeito, espero tenacidade em tudo que faça, reunindo uma equipe técnica para ajudá-lo a gerir os problemas da cidade sem se preocupar com a reeleição, e não lotear cargos para governar, deixando o povo na mão de gente incompetente e mal intencionada.  Espero, ainda, que dê ênfase ao combate às palafitas, à limpeza da cidade, à iluminação e restauração de todo complexo turístico do centro do Recife. Todas essas atenções devem se estender aos bairros, para tornar a cidade apresentável ao visitante (gerando emprego e renda com turismo). Espero que mantenha uma política de manutenção permanente dos logradouros e dos pontos turísticos, não se limitando a  restaurar quando monumentos  já foram totalmente depredados. Espero que coloque a Guarda Municipal para tomar conta do patrimônio 24 horas por dia, ordene o comércio ambulante em toda cidade. E que investa pesado em Educação, Saúde e transporte de qualidade.

Leia também:
Chame, chame a… delegada: Mudança já, oligarquias e equívocos
A Voz do eleitor: Saneamento, educação, saúde, patrimônio protegido
A voz do eleitor: “Quero a volta do orçamento participativo”
A voz do eleitor: “Gestão inclusiva, justa e participativa”
A Voz do eleitor: Espero competência, honestidade, dignidade
Campanha política ignora pandemia

Eleições municipais, 2020: Pernambuco tem 1.140 fichas sujas
Você está feliz com o Recife?
O índice de felicidade urbana do Recife
Viva 2018, Recife
O Recife que queremos, em 2019
Recife, cidade parque em 2037
Aos 483, o Recife é lindo?
Recife se prepara para os 500 anos
Uma cidade boa para todo mundo

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Emanoel Correia / Acervo pessoal

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.