A voz do eleitor: “Saneamento, mobilidade, educação, saúde, patrimônio protegido”

É  começar a campanha, e a imaginação dos candidatos fica solta. Prometem o paraíso. Tem político dizendo que vai acabar com as palafitas,  outro vai regularizar 50 mil  títulos de terra beneficiando moradores de morros e alagados, um terceiro transformará o lixo em argamassa para construir 70 mil unidades habitacionais, creches para 10 mil crianças… É promessa que não acaba mais.

O #OxeRecife, no entanto, vem ouvindo o cidadão comum. Para que se saiba o que este sonha para a sua cidade. E também o que espera do próximo Prefeito. As questões são apenas duas: “O Recife que eu quero” e “O que espero do próximo gestor”. Até a eleição, o Blog espera ter ouvido pessoas com diferentes níveis de educação, de todas as tendências políticas e também de todos os extratos sociais.

Quem fala hoje é Denaldo Coelho, engenheiro e servidor público, e também criador e coordenador dos grupos Bora Preservar e Preservar Pernambuco, ambos destinados a lutar pelo nosso patrimônio histórico e cultural. Ele é morador do bairro do Parnamirim, Zona Norte do Recife.

O Recife que eu quero é uma cidade com menos desigualdades, menos pessoas vivendo em condições de risco, com mais áreas saneadas, onde se respeite o meio ambiente, e com mobilidade que favoreça o transporte coletivo de qualidade, com mais ciclovias. E também um Recife com mais acesso da população à saúde e à educação. E um Recife mais verde e com menos concreto.

E espero que o próximo gestor governe mais para as pessoas, principalmente pensando na população mais carente, tentando reduzir o déficit habitacional, fazendo programa para proteger as encostas dos morros, invista mais em saneamento básico. E que pague melhor aos professores da rede municipal e dê ensino de qualidade. Um prefeito que aumente o programa de saúde da família, se preocupe mais com a arborização, que melhore as condições das calçadas e que invista na mobilidade da cidade, com mais ciclovias e hidrovias. Também gostaria que o Prefeito desenvolva convênios para despoluir o Rio Capibaribe, melhore a iluminação pública, e que se preocupe com a segurança das pessoas. Esperamos, ainda, que ele recupere e mantenha em bom estado o patrimônio histórico do Recife e desenvolva o turismo sustentável.

Leia também
A voz do eleitor: “Quero a volta do orçamento participativo”

A voz do eleitor: “Gestão inclusiva, justa e participativa”
A Voz do eleitor: Espero competência, honestidade, dignidade
Campanha política ignora pandemia

Eleições municipais, 2020: Pernambuco tem 1.140 fichas sujas
Você está feliz com o Recife?
O índice de felicidade urbana do Recife
Viva 2018, Recife
O Recife que queremos, em 2019
Recife, cidade parque em 2037
Aos 483, o Recife é lindo?
Recife se prepara para os 500 anos
Uma cidade boa para todo mundo

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Grinaldo Gadelha / Cortesia

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.