Botaram fogo no Jardim Secreto, mas bombeiros apagaram as chamas

Do jeito que a coisa vai, parece que os incendiários do Pantanal e da Amazônia estão fazendo escola. Até mesmo em áreas urbanas. Pois não é que uma alma sebosa e sem noção botou fogo no Jardim Secreto, no Poço da Panela, Zona Norte do Recife… O Jardim Secreto, como vocês sabem – e já falei muito dele aqui – é simplesmente um exemplo bem sucedido de recuperação de área degradada, por iniciativa dos próprios moradores. O local fica à margem do Rio Capibaribe, no final da Rua Marquês de Tamandaré.

O terreno possui 3 mil metros quadrados, e antes era  inteiramente coberto de lixo, metralhas, tralhas, tudo que não prestava. Hoje, é uma área verde que serve de convívio para os moradores, com pomar, plantas ornamentais e canteiros em forma de mandalas, com hortaliças. Tem banquinhos de concreto (provenientes do primeiro transplante urbano do Recife), gramado, área para palco e em tempos sem pandemia sedia festas e feirinhas.

Jardim Secreto: Sementeira e viveiro de mudas felizmente não foram atingidos pelo incêndio criminoso.

Os próprios moradores cuidam das sementeiras e utilizam técnica de compostagem (aproveitamento de restos orgânicos) para produção de adubo. Ou seja, cultivam hortaliças para consumo da vizinhança com zero de agrotóxico o que é muito bom. Principalmente no Recife, onde o hábito do cultivo de horta urbana não é tão comum. No final de semana, quando os “jardineiros” chegaram ao local para mais um dia de trabalho braçal, encontraram vários focos de fogo.

E as chamas estavam altas. Foi preciso presença do bombeiro, para debelar o fogo. Os moradores e “jardineiros” não têm dúvidas que o fogo foi proposital, pois foram observados vários focos no interior dos bambuzais que ficam na margem do Capibaribe. Antes da chegada dos bombeiros, a comunidade se muniu de baldes e mangueira para tentar debelar o fogo, que só terminou mesmo com a chegada do socorro oficial. A população suspeita de dois rapazes que chegaram ao local de bicicleta, saindo logo em seguida. Mas os autores do incêndio ainda não foram identificados.

Leia também:
Jardim Secreto completa três anos: esforço coletivo, mudança e resultado
Jardim Secreto faz vaquinha para ajudar Caiara
Jardim Secreto: união, força e resultado
História do Jardim Secreto para crianças 
Sementes que brotam na Zona Norte
Mutirão dá início ao Jardim Secreto
Jardim Secreto faz um ano com festa
Primeiro transplante urbano do Recife é no Jardim Secreto
Mutirão dá início ao Jardim Secreto
Gentilezas urbanas do outro lado do rio
A felicidade coletiva do Jardim Secreto
Jardim Secreto faz festa no Poço
Luminárias de PET com Energia eólica
Jardim Secreto faz festa no Poço
Sessão Recife Nostalgia: os banhos noturnos de rio no Poço da Panela
Sessão Recife Nostalgia: Sítio Donino, e seu antigo casarão ameaçado
Sessão Recife Nostalgia: pastoril, Villa Lobos e piano no Sítio Donino

Texto: Letícia Lins  / #OxeRecife
Fotos: Redes Sociais / Jardim Secreto

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.