Depois de um dia de queda, número de infectados volta a subir em Pernambuco

Alegria de pobre dura pouco. Um dia após uma aparente queda no número de novos casos da Covid-19 em Pernambuco – ontem foram só 181 registros – a Secretaria Estadual de Saúde informou o registro de 1.016 nas últimas 24 horas. Com isso, o número de pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus chega a 137.869 nos 184 municípios pernambucanos desde o início da pandemia. Também foram confirmados 16 óbitos,  totalizando 7.914 vidas perdidas para a infecção. Mas, pelo menos, 119.554  pessoas estão recuperadas da doença, como é o caso de Manoel Rodrigues Santiago, 82 (foto).

O idoso foi o último paciente a ter alta no Hospital  Provisório Recife 3 (HPR3), que vem sendo desmontado no  Recife, onde apenas um permanece montado para receber pacientes da pandemia. Ele fica na Rua da Aurora, bairro de Santo Amaro, região central do Recife. A Ses informou que no Estado já foram realizadas mais de 400 mil testes, na verdade 403.807 procedimentos, entre exames de biologia molecular (RT-PCR) , sorologia e testes rápidos.

Com esse número, PE subiu para a quarta posição entre os estados brasileiros no número de exames realizados, conforme a Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Dos 1.016 casos confirmados hoje, 18 (três por cento) são da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Os 97 por cento restantes, portanto, não precisaram de internamento hospitalar. Dos 137.869 casos confirmados, 25.877 são graves e 111.992 são leves. Dos 119.554 que estão curados, 15.461 tiveram a Srag.

Porém , há registros de casos graves da Covid-19 em todos os municípios pernambucanos. Os 26 óbitos confirmados em laboratório nas últimas 24 horas, estão distribuídos em todas as regiões do Estado, incluindo a capital (4), onde a pandemia está em declínio, segundo as autoridades sanitárias. Houve óbitos, também, na Região Metropolitana (Moreno, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Araçoiaba); Zona da Mata (Barreiros); Agreste (Agrestina, Bom Conselho, Brejão, Brejo da Madre Deus, Caruaru, Jucati, Passira, Santa Cruz do Capibaribe, Surrubim, Bom Conselho); Sertão (Brejinho, Araripina, Arcoverde, Serra Talhada). Entre os profissionais de saúde, já somam 21.432 os casos confirmados da Covid-19 em Pernambuco.

Leia também:
Escolas permanecem fechadas
Com 95.005 casos da Covid-19, Estado adia retorno às aulas presenciais
Pernambuco tem134.619  infectados
Recife sem morte por Covid-19, praia cheia e regata cancelada
Prefeitura desativa leitos da Covid mas mortos chegam a 7 mil no estado

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.