Jardim Botânico do Recife reabre com Arena Arbo seu oitavo jardim temático

Com a pandemia, tem muita gente que decidiu fugir de locais com ar condicionado – como shopping centers, restaurantes, viagens aéreas  – e vem optando por programas ao ar livre. Entre eles, praias (preferencialmente no meio da semana), trilhas nas matas, passeios em parques e praças. Nesse contexto, o Jardim Botânico do Recife é uma boa escolha. Fechado desde 20 de março, o JBR  vai reabrir na sexta-feira (11/9), mas tomando todas as precauções para garantir segurança sanitária aos visitantes. E tem novidade a apresentar,mas só a partir do próximo dia 15, quando inaugura a Arena Arbo  e o seu oitavo jardim temático: o Jardim dos Biomas.

O JBR já possui sete outros jardins temáticos: palmeiras, bromélias, cactos, flores tropicais, plantas medicinais, orquidário, jardim sensorial.  Na verdade, o Jardim dos Biomas ficará no acesso à Arena Arbo, novo espaço destinado a palestras, encontros. Com iluminação e ventilação naturais e seguindo princípios de sustentabilidade, a Arena Arbo tem projeto arquitetônico integrado à natureza. No retorno às atividades, o JBR tomou medidas para garantir a segurança sanitária dos seus visitantes. Assim, a quantidade de pessoas a ocupar o espaço está limitada a 150, no horário de funcionamento de terça a domingo, das 9h às 15h. Ao atingir este limite máximo, os novos visitantes precisarão aguardar a saída de um grupo para ter acesso ao JBR. Também foram disponibilizados totens com álcool gel.

O controle no acesso será feito na recepção, onde haverá aferição de temperatura com termômetros a laser no ato de entrada. O uso de máscara cobrindo boca e nariz será obrigatório durante toda a visita, assim como o distanciamento mínimo recomendado de 1,5 metro. As caminhadas ambientais só poderão acontecer para grupos de até 8 pessoas do mesmo convívio e, nesta fase, permanecerá suspensa a realização de agendamento para ensaios fotográficos e filmagens. Também está suspensa a trilha sensorial, que permite às pessoas tocar nas plantas, texturas, formas e sentir aromas. Locais com algum tipo de confinamento, como o orquidário, não darão acesso ao público.

Já o espaço de convivência recebeu sinalização com as normas de distanciamento social entre os bancos. As atividades de educação ambiental estão temporariamente suspensas com o intuito de evitar aglomeração e manuseio em objetos, assim como as visitas guiadas devido a impossibilidade de respeitar o distanciamento necessário. Para circular no equipamento ambiental que abriga fragmentos remanescentes de Mata Atlântica é recomendável usar calças compridas, sapatos fechados e levar a própria garrafa de água.

Como vocês sabem, o JBR está incluído entre os cinco melhores do País, e passou por requalificação completa em 2013, recebendo 500 mil visitantes nos últimos cinco anos.  Entre os seus atrativos estão as trilhas ecológicas e os seus sete jardins temáticos acima citados. Tem, ainda,  centro de convivência, biblioteca, econúcleo, trilha acessível, banco de geoplasma, parque de geração de energia solar e uma casa de vegetação. O Jardim Botânico do Recife (JBR), fica no Km 7,5 da BR 232, no bairro do Curado.  A entrada é gratuita. Quem prefere manter o isolamento social, pode apelar para aplicativo para visita virtual. Ao baixar o app, será possível conhecer o local por meio de visita guiada por textos, áudios, mapa, localização e imagens.

Leia  também:
Isolamento: Jardim Botânico virtual
Olha! Recife tem programação verde
Jardim Botânico revela vida das aves
A caatinga no Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica 
Urgente: Chuva fecha Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica
Trilha ecológica para pais e filhos
Trilha cega com lápis semente
A caatinga no Jardim Botânico
A trilha cega e o rap da natureza
Feriadão: trilha cega e oficina de mudas e hortas
Ecoférias começam no Jardim Botânico
Cozinha sustentável no Jardim Botânico
Jardim Botânico amplia serviços

Aprenda a fazer adubo entre os sons da natureza

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.