Preguiça em torre de alta tensão

Eles dormem tanto (até 14 horas por dia) e têm gestos tão lentos, que são chamados de preguiça. Ou melhor, bicho-preguiça. Apesar da vagareza dos seus gestos, o animal é um grande escalador. Um escalador tão bom quanto os macacos. Só que enquanto estes pulam de galho em galho, o bicho preguiça faz a mesma coisa sem pressa nenhuma. Mas que é hábil lá pelas alturas, ah, ele é.  Nesta semana, um indivíduo adulto  da espécie Bradypurus variegatus foi resgatado de uma torre de alta tensão da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

O resgate do animal mobilizou técnicos da Celpe e da Agência Estadual de Meio Ambiente (Cprh). Uma operação lá nas alturas, e que não foi a primeira do tipo com bicho dessa espécie. O incidente foi à margem da BR 232, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife.  Após ser retirado da torre de alta tensão, o animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestre de Pernambuco (Cetas Tangara), unidade da Cprh, onde recebeu cuidados dos veterinários.

Fez uma temenda de uma trela que mobilizou equipes da Celpe e Cprh, mas parece que ficou envergonhada….

A chefe do setor de Fiscalização da Fauna, Joice Brito, que participou da ação de resgate, explicou que o animal não recebeu descarga elétrica e também não sofreu queimaduras porque a Celpe havia desligado o sistema para realizar serviços de manutenção na rede. Ainda bem. Até porque o bicho-preguiça tem função importante natureza, ajudando a disseminar espécies vegetais nas florestas.

De acordo com o gestor do Cetas, Yuri Valença, o bicho preguiça chegou ao Cetas muito debilitado e com problemas respiratórios. “Ele não sofreu choque elétrico, mas tem problemas respiratórios sérios e já foi medicado pelos veterinários”, informou. Vamos torcer para que o bichinho se recupere e volte para as matas e a cometer outras traquinagens. Na foto, já recolhido, parece até que está com vergonha da trela e da trabalheira que deu…

Leia também:
O refúgio das preguiças perdidas
Jovens salvam preguiça achada em rio
Preguiça em alta tensão, no Cabo
Preguiça salva filhote de incêndio, mesmo queimada na boca, pelos e nariz
Preguiça, mãe heroína, perde bebê depois de proteger filho do fogo
As trelas das preguiças
Preguiça resgatada em Sítio dos Pintos
Preguiça resgatada em rodovia
Preguiça resgatada em telhado
Mais uma preguiça resgatada na rua
Mais uma preguiça achada em BR 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Cprh / Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.